O governador Eduardo Riedel foi escolhido pelo Fórum Nacional de Governadores para ser o representante titular dos entes federativos na Comissão Especial.
A ação vai tratar das ações que envolvem o marco temporal para demarcação de terras indígenas.
A criação da comissão foi determinada pelo STF (Supremo Tribunal Federal).
"Responsabilidade muito grande em representar os 27 governadores do país nesta comissão que vai discutir uma questão tão imprescindível para garantir segurança jurídica e a paz no campo. Mato Grosso do Sul tem um papel importante nessa discussão por ter a terceira maior população indígena do Brasil e, também, por ser uma potência de relevância internacional na agropecuária e na preservação ambiental", destaca Riedel.
O ministro Gilmar Mendes, do STF, é relator das ações protocolocadas na Corte Suprema sobre o tema. Em abril o ministro negou pedido para suspender a deliberação do Congresso que validou o marco temporal e determinou que a questão deverá ser discutida previamente durante audiências de conciliação. As reuniões estão previstas para seguir até 18 de dezembro.
Gilmar marcou para 5 de agosto o início dos trabalhos da comissão de conciliação e também fixou a quantidade de representantes que o Congresso e entidades que atuam na proteção dos indígenas terão na comissão. A Apib (Articulação dos Povos Indígenas) terá seis representantes.
A Câmara dos Deputados e o Senado terão três membros cada um. O Governo Federal terá quatro representantes, que deverão ser indicados pela AGU (Advocacia-Geral da União), pelos ministérios da Justiça e Segurança Pública e dos Povos Indígenas, além da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas).
MS terá mais um representante: Ana Ali
Os estados terão dois membros para compor a Comissão Especial, que serão indicados pelo Fórum de Governadores e pelo Conpeg (Colégio Nacional de Procuradores de Estado). Já os municípios deverão indicar um membro, a partir de consenso entre a CNM (Confederação Nacional dos Municípios) e a FNP (Frente Nacional dos Prefeitos).
Pela Conpeg a escolhida foi a procuradora-geral do Estado de Mato Grosso do Sul, Ana Carolina Ali Garcia, responsável por representar as procuradorias-gerais de todos os estados e de Mato Grosso do Sul nos trabalhos no âmbito da Comissão Especial.
Pela tese do marco temporal, os indígenas somente têm direito às terras que estavam em sua posse no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, ou que estavam em disputa judicial na época.
Em dezembro do ano passado, o Congresso Nacional derrubou o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto de lei, o validando. Contudo, em setembro do ano passado, antes da decisão dos parlamentares, o Supremo decidiu contra o marco. A decisão da Corte foi levada em conta pela equipe jurídica do Palácio do Planalto para justificar o veto presidencial.
Fonte: MS Todo Dia com Agência MS
Você também pode gostar de ler
Weliton Guimarães e Waldemar Pezão reúnem lideranças no primeiro comício e apresentam propostas para Alcinópolis
Evento será realizado na próxima terça-feira (10), no Jardim Bom Sucesso e contará com presença de importantes lideranças
Publicado em 05/09/2024 às 12h36 - Atualizado em 05/09/2024 às 12h46 - Por Renan Carrijo
Prefeito Juvenal Consolaro garante nova UBS para Figueirão; confira a planta da unidade
A nova UBS de Figueirão contará com uma série de inovações estruturais e funcionais. O projeto inclui sala de amamentação e sala lilás
Publicado em 05/09/2024 às 10h32 - Atualizado em 05/09/2024 às 10h41 - Por Renan Carrijo
Governador Eduardo Riedel apoia Dr. Juliano como prefeito de Nioaque: Ele está preparado!
Em vídeo, governador expressa apoio ao candidato, destacando seu comprometimento com a comunidade e projetos para a saúde
Publicado em 05/09/2024 às 09h21 - Atualizado em 05/09/2024 às 10h23 - Por Renan Carrijo
MS Discute Inovações com Inteligência Artificial no 80º Encontro Nacional dos Detrans
A iniciativa reuniu, de 2 a 4 de setembro em Brasília (DF), dirigentes de todo Brasil para troca de experiências
Publicado em 05/09/2024 às 08h34 - Atualizado em 05/09/2024 às 09h01 - Por Dani Lima
Juvenal Consolaro promete 250 novas casas e expansão de saúde de qualidade em Figueirão
Durante o encontro, o prefeito destacou a importância da gestão responsável do dinheiro público, afirmando que sua administração tem se empenhado em melhorar a qualidade de vida da população
Publicado em 04/09/2024 às 09h32 - Atualizado em 04/09/2024 às 09h50 - Por Renan Carrijo
Jocelito Krug quer ampliar sistema de monitoramento por câmeras de segurança em Chapadão do Sul
Jocelito também propõe a implementação de um Programa de Prevenção à Violência nas Escolas, voltado para a conscientização e prevenção do bullying e da violência entre os jovens
Publicado em 03/09/2024 às 12h24 - Atualizado em 03/09/2024 às 17h35 - Por Renan Carrijo