Conforme divulgado pelo Ministério das Comunicações, cerca de 28 municípios de Mato Grosso do Sul poderão receber o sinal da internet 5G. Com essa expansão, o Estado passará a ter cober licenciamento para ativação das estações de internet 5G tura de 100% do serviço.
As operadoras que adquiriram os lotes na faixa de 3,5 GHz podem, a partir da próxima segunda-feira (5), solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento para ativação das estações de internet 5G. No entanto, a solicitação de liberação à Anatel não implica na instalação imediata das redes nas regiões contempladas. A implementação do serviço ficará a cargo da organização de cada prestadora.
“A implantação do 5G está avançando a passos largos e estamos nos esforçando ao máximo para conseguir antecipar os prazos previstos no leilão. O sinal já está disponível em todas as capitais e a nossa missão é levá-lo até as pequenas cidades, para que toda a população brasileira usufrua dos benefícios desse serviço”, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
Segundo o Ministério das Comunicações, no país serão atendidos 4.808 municípios com a faixa de 3,5 GHz disponível para utilização por estações do 5G standalone, beneficiando aproximadamente 197 milhões de brasileiros.
Por meio da Anatel, é possível verificar os municípios em que o serviço 5G está liberado. No Estado, 51 municípios já estão com a tecnologia ativa. Mato Grosso do Sul conta com quatro operadoras oferecendo serviço nos 79 municípios, com um total de 1.360 estações.
Lista dos novos municípios com cobertura 5G:
- Alcinópolis
- Amambai
- Anaurilândia
- Aparecida do Taboado
- Aral Moreira
- Bandeirantes
- Bataguassu
- Batayporã
- Camapuã
- Cassilândia
- Coronel Sapucaia
- Costa Rica
- Coxim
- Eldorado
- Figueirão
- Iguatemi
- Japorã
- Maracaju
- Mundo Novo
- Paranhos
- Pedro Gomes
- Rio Negro
- Santa Rita do Pardo
- São Gabriel do Oeste
- Sete Quedas
- Sidrolândia
- Tacuru
- Taquarussu
Campo Grande, uma das capitais selecionadas para receber a tecnologia “5G puro”, ativou a funcionalidade em setembro de 2022.
Fonte: MS Todo Dia com Correio do Estado
Você também pode gostar de ler
Vídeo: Autor de vandalismo é preso em flagrante após destruir luminárias e agredir companheira em Costa Rica
Homem foi localizado horas após os crimes e também responderá por violência doméstica
Publicado em 24/04/2026 às 10:31 - Atualizado em 24/04/2026 às 10:35 - Por Gabi Ferreira
Mulher é encaminhada à delegacia após perturbação e ofensas em Costa Rica
Caso foi registrado no Centro da cidade na noite desta quarta-feira
Publicado em 23/04/2026 às 14:15 - Atualizado em 23/04/2026 às 14:22 - Por Murilo Mendes
Decor Colors é inaugurada em Costa Rica e leva inovação em pintura e acabamento para a região Norte e Bolsão
Empresa chega ao município com proposta de oferecer soluções modernas e especializadas para quem busca qualidade em pintura e acabamento
Publicado em 22/04/2026 às 09:53 - Atualizado em 22/04/2026 às 09:54 - Por Gabi Ferreira
Homem se joga da ponte do Rio Sucuriú após discussão com a esposa em Costa Rica
Casal, de Rondonópolis (MT), está há cerca de dois meses na cidade; vítima foi resgatada pelos Bombeiros e levada à Fundação Hospitalar
Publicado em 20/04/2026 às 18:20 - Atualizado em 20/04/2026 às 19:06 - Por Murilo Mendes
Golpe por ligação no WhatsApp termina em empréstimo de R$ 18,2 mil em Costa Rica
Vítima relata que criminoso se passou por funcionário do Mercado Pago e tentou induzir compartilhamento de tela
Publicado em 14/04/2026 às 17:33 - Atualizado em 14/04/2026 às 19:44 - Por Day Silva
Costa Rica está entre cidades com maior incidência de dengue em MS, aponta boletim
Município ocupa a 2ª posição no ranking estadual, com alta taxa proporcional de casos
Publicado em 13/04/2026 às 10:04 - Atualizado em 13/04/2026 às 10:21 - Por Gabi Ferreira
Costa Rica e Chapadão do Sul devem ter sábado de calor e chance de pancadas de chuva
Segundo o Inmet, tempo abafado e instável também atinge Figueirão, Alcinópolis, Cassilândia, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Sonora e Camapuã
Publicado em 11/04/2026 às 06:43 - Atualizado em 11/04/2026 às 06:47 - Por Day Silva
Celulares apreendidos em Operação “Carga Oculta” ajudarão identificar suspeitos de furtar cargas agrícolas em Costa Rica
Ação conjunta entre forças de segurança de Mato Grosso do Sul e Goiás mirou quadrilha especializada em fraudes e desvio de cargas agrícolas
Publicado em 10/04/2026 às 17:57 - Atualizado em 10/04/2026 às 18:29 - Por Day Silva