O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul e o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) da Polícia Civil realizam, nesta quarta-feira (31), operação contra esquema de desvio de dinheiro público em Campo Grande e Camapuã. Ao todo, seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos.
Denominada Operação Oscurità, a ação é conduzida pela 29ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social de Campo Grande, com apoio do Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção) e da Polícia Civil.
A investigação foi iniciada diante da descoberta de um esquema criado para desvio do dinheiro público repassado pelo Governo do Estado à Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Campo Grande.
Segundo o Ministério Público, o dinheiro era desviado de convênios firmados para o atendimento de pacientes ostomizados, ou seja, pessoas que precisaram passar por uma intervenção cirúrgica para fazer no corpo uma abertura que permitisse a saída de fezes ou urina, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação.
Desde 2021, foi apurado que o ex-coordenador do Centro Especializado em Reabilitação da Apae direcionava as compras realizadas pela entidade, com dinheiro público, para empresas fictícias criadas por ele mesmo. As empresas eram criadas em nome de uma terceira pessoa e foram usadas para desviar em benefício próprio mais de R$ 8 milhões.
A investigação contou com a colaboração da Apae de Campo Grande e seu setor de compliance. Segundo também levantou a Associação, após o afastamento do investigado, foi registrada uma substancial redução nos custos das compras de produtos antes realizadas pelo ex-coordenador.
O ex-coordenador também foi denunciado pelo crime de corrupção passiva, cuja denúncia foi recebida pelo Poder Judiciário em 28 de junho deste ano.
O termo Oscurità, do italiano, significa obscuridade, adotado diante da pretensão do investigado de obter cidadania italiana e mudar-se, pedido formalizado após os desvios milionários que vitimaram o Estado e a Apae de Campo Grande.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Homem mata vítima com pisões na cabeça e enterra corpo em terreno de Iguatemi
Suspeito foi preso por homicídio e ocultação de cadáver horas após o crime; caso aconteceu na manhã de domingo (29)
Publicado em 30/06/2025 às 09:02 - Atualizado em 30/06/2025 às 09:07 - Por Maria Paula
Dupla é presa por tráfico de drogas durante evento de motocross em Paraíso das Águas
Polícia Civil, com apoio da PM, flagrou suspeitos com porções de cocaína e maconha após denúncia anônima
Publicado em 30/06/2025 às 08:41 - Atualizado em 30/06/2025 às 08:46 - Por Maria Paula
Acidente na MS-223: Fiat capota e cai em barranco próximo ao Rio Cascavel, em Costa Rica
O condutor reside em Figueirão e sofreu ferimento na mão e foi levado a fundação hospitalar pelo Corpo de Bombeiros
Publicado em 28/06/2025 às 16:51 - Atualizado em 28/06/2025 às 17:22 - Por Renan Carrijo
Filho com esquizofrenia mata pai a facadas durante surto em Campo Grande
Crime aconteceu na noite de quinta-feira (26); vítima foi atacada enquanto dormia e não resistiu
Publicado em 27/06/2025 às 07:43 - Atualizado em 27/06/2025 às 07:47 - Por Maria Paula
Polícia acha cocaína atrás do sofá e prende trio ligado a execuções em MS
Também foram apreendidos um revólver calibre .357 com numeração raspada, uma pistola calibre .40, 20 munições, dois veículos e R$ 8,5 mil.
Publicado em 27/06/2025 às 07:03 - Atualizado em 27/06/2025 às 07:32 - Por Maria Paula
SIG da Polícia Civil prende motorista armado em Paraíso das Águas; fiança é paga por patrão
Revólver e 18 munições foram apreendidos; preso foi solto após pagamento de fiança pelo empregador e vai responder por crime com pena de até 3 anos
Publicado em 26/06/2025 às 10:29 - Atualizado em 26/06/2025 às 11:33 - Por Maria Paula
Acusado de estelionato é preso em Costa Rica após mandado expedido por Goiás
Jovem de 20 anos foi localizado na Rua Hipólito Pereira Ramos; é o 55º mandado cumprido pela PM em 2025
Publicado em 26/06/2025 às 10:06 - Atualizado em 26/06/2025 às 10:20 - Por Maria Paula