De acordo com o Relatório de Monitoramento das Condições das Lavouras da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), publicado nesta segunda-feira (29), as condições climáticas em Mato Grosso do Sul têm sido favoráveis para a colheita e maturação da fibra de algodão, especialmente na região Centro-Norte, que é a principal produtora do Estado.
O levantamento mais recente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Algodão (Ampasul) indica que, enquanto a colheita alcançou 73,6% da área plantada na semana passada, o índice já chegou a 76,3% nesta semana. A área total plantada nesta safra foi de 32.036 hectares.
A Ampasul confirma que as condições das lavouras são positivas e alinham-se com o relatório da Conab, facilitando a colheita e o transporte para as algodoeiras.
Adão Hoffmann, Diretor Executivo da Ampasul, destaca que a produtividade, anteriormente estimada em 320 sacas por hectare, poderá ser superada, dado o desempenho excepcional das lavouras mais tardias. O avanço na colheita e a qualidade das fibras são motivo de otimismo.
O laboratório avançado da Ampasul, responsável pela análise da pluma, revela que a qualidade das fibras recebidas supera as expectativas da safra anterior e do mercado consumidor. Além disso, a comercialização da pluma está em ritmo acelerado.
Em média, os produtores já venderam mais de 56% de sua produção, aproveitando a demanda do mercado e a oferta disponível da fibra. Esse avanço na comercialização reflete a robustez da safra e a capacidade de adaptação dos produtores às condições favoráveis.
O cenário atual aponta para uma safra promissora e bem-sucedida, com potencial para resultados ainda melhores do que os inicialmente previstos.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Novilhos precoces respondem por 40% dos abates de bovinos nas indústrias de MS
Resultados foram obtidos graças ao trabalho constante de evolução da pecuária sul-mato-grossense, na adoção de tecnologias por parte dos produtores e também a ajuda do Governo do Estado
Publicado em 24/09/2024 às 16h16 - Por Felipe Dias
Incêndios causaram prejuízo de R$ 1,2 bilhão ao agronegócio e devastam mais de 500 propriedades em MS
Pecuaristas, setor sucroenergético e silvicultura estão entre os mais afetados pelos incêndios no Pantanal, que já destruíram 12,7% do bioma, segundo a Famasul
Publicado em 19/09/2024 às 18h11 - Por Felipe Dias
Valor Bruto da Produção agropecuária em Mato Grosso do Sul soma quase R$ 60 bilhões no ano
Mato Grosso do Sul é o 6º maior produtor de grãos do Brasil, contribuindo com 7,83% da produção nacional
Publicado em 23/08/2024 às 15h35 - Atualizado em 23/08/2024 às 15h37 - Por Felipe Dias
Integração lavoura-pecuária impulsiona produção de carne em Mato Grosso do Sul
Devido ao sistema, apesar de redução de 17% no rebanho de gado de corte em 22 anos, a produção de carne no estado cresceu 9%
Publicado em 14/08/2024 às 19h37 - Atualizado em 14/08/2024 às 19h38 - Por Felipe Dias