O Governo de Mato Grosso do Sul publicou, nesta sexta-feira (9), uma alteração no decreto que declarou Situação de Emergência Ambiental no Estado em abril devido às condições climáticas adversas.
A mudança no decreto, publicada no Diário Oficial do Estado, inclui um novo artigo que permite à Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) realizar a construção de aceiros, que são faixas de terreno sem vegetação utilizadas como barreiras contra a propagação de incêndios, sem a necessidade de cumprir as formalidades exigidas de propriedades rurais.
Com a decretação da Emergência Ambiental, a construção de aceiros foi liberada, e o Centro Integrado de Controle Estadual (Cicoe) publicou um comunicado detalhando como essa atividade deveria ser informada e executada. No entanto, a nova alteração no decreto dispensa os órgãos públicos de seguir esse processo de comunicação para a execução dos aceiros.
"A alteração no decreto libera órgãos públicos de fazer esse comunicado para executar os aceiros", explicou Artur Falcette, secretário-executivo de Meio Ambiente da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).
O novo artigo adicionado ao Decreto "E" 25/2024 estabelece que aceiros devem ser abertos em faixas de terreno com, no mínimo, 50 metros de largura de cada lado da via, em áreas próximas a pontes, estradas e rodovias, conforme cronograma a ser estabelecido conjuntamente por várias entidades estaduais, incluindo a Semadesc, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, a Agesul e o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul.
Durante o período de Situação de Emergência Ambiental, que vai até outubro, está proibido qualquer tipo de queimada em todo o território estadual.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Bombeiros lutam há 5 dias contra incêndio no Parque Estadual das Nascentes do Taquari, em Costa Rica
Desde o início do ano até esta quarta-feira (4), os incêndios florestais já destruíram 18 mil hectares no município
Publicado em 04/09/2024 às 11h21 - Atualizado em 04/09/2024 às 11h33 - Por Renan Carrijo
Vídeo: Polícia Militar Ambiental de Costa Rica multa pecuarista em R$ 16 mil por queimar vegetação nativa em Alcinópolis
Pecuarista havia utilizado fogo para preparar o solo com a intenção de transformá-la em pastagem; ação foi flagrada após uma denúncia anônima
Publicado em 26/08/2024 às 16h17 - Atualizado em 26/08/2024 às 16h18 - Por Felipe Dias
Incêndios devastam Paranaíba e brigadistas ficaram feridos no combate ao fogo
Com quase 5 meses sem chuva, incêndios tomam conta de várias regiões rurais e ameaçam áreas urbanas do município. Bombeiros, empresários e voluntários lutam para conter as chamas que se espalham rapidamente
Publicado em 24/08/2024 às 10h01 - Atualizado em 24/08/2024 às 10h04 - Por Felipe Dias
Governo gaúcho envia reforço para combate aos incêndios em Mato Grosso do Sul
Onze bombeiros especializados e equipamentos serão enviados ao Pantanal para auxiliar no controle das chamas, em uma ação de solidariedade e integração entre os estados
Publicado em 23/08/2024 às 15h03 - Atualizado em 23/08/2024 às 15h07 - Por Felipe Dias