Com oito focos ativos de incêndios florestais no Pantanal de Mato Grosso do Sul, o Corpo de Bombeiros segue atuando no rescaldo e monitoramento em diversas regiões, incluindo Miranda – próximo à área da Salobra até a BR-262 –, Serra do Amolar, Paiaguás, Passo do Lontra – na Estrada Parque –, Forte Coimbra, e Posto da Manga, além de dois pontos na divisa com o Mato Grosso.
“Os focos reacenderam, por isso o combate continua. Ontem, em Miranda, as equipes realizaram rescaldo. Estava garoando, mas ainda havia troncos em brasa”, relatou a tenente-coronel Tatiane Inoue, diretora de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros.
Os bombeiros concentraram esforços na margem direita da BR-262, no sentido Miranda-Corumbá, onde identificaram dois pontos de possível reinício das chamas, um deles a 100 metros da ponte, do lado direito, descendo o rio.
Uma árvore próxima a uma área não queimada precisou ser cortada em pedaços e seus troncos foram lançados no rio, pois havia grande quantidade de matéria seca próxima ao ponto de calor. Na área onde o fogo havia cruzado o rio, foram encontrados diversos pontos potenciais de reativação do incêndio.
Apesar das chuvas que atingiram o Pantanal nos últimos quatro dias, elevando a temperatura média para 22°C, com rajadas de vento de até 25 km/h e umidade relativa do ar entre 30% e 70%, os focos de calor ainda não foram completamente extintos. As condições climáticas ajudaram no controle das chamas, mas o trabalho de rescaldo continua, focando na eliminação de brasas que possam provocar novos incêndios.
Com a queda da temperatura e o aumento da umidade trazidas pelas chuvas, as equipes de bombeiros intensificaram as ações de combate conforme um novo planejamento estratégico, visando proteger a fauna, a flora, e as vidas e propriedades das comunidades locais.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Bombeiros lutam há 5 dias contra incêndio no Parque Estadual das Nascentes do Taquari, em Costa Rica
Desde o início do ano até esta quarta-feira (4), os incêndios florestais já destruíram 18 mil hectares no município
Publicado em 04/09/2024 às 11h21 - Atualizado em 04/09/2024 às 11h33 - Por Renan Carrijo
Vídeo: Polícia Militar Ambiental de Costa Rica multa pecuarista em R$ 16 mil por queimar vegetação nativa em Alcinópolis
Pecuarista havia utilizado fogo para preparar o solo com a intenção de transformá-la em pastagem; ação foi flagrada após uma denúncia anônima
Publicado em 26/08/2024 às 16h17 - Atualizado em 26/08/2024 às 16h18 - Por Felipe Dias
Incêndios devastam Paranaíba e brigadistas ficaram feridos no combate ao fogo
Com quase 5 meses sem chuva, incêndios tomam conta de várias regiões rurais e ameaçam áreas urbanas do município. Bombeiros, empresários e voluntários lutam para conter as chamas que se espalham rapidamente
Publicado em 24/08/2024 às 10h01 - Atualizado em 24/08/2024 às 10h04 - Por Felipe Dias
Governo gaúcho envia reforço para combate aos incêndios em Mato Grosso do Sul
Onze bombeiros especializados e equipamentos serão enviados ao Pantanal para auxiliar no controle das chamas, em uma ação de solidariedade e integração entre os estados
Publicado em 23/08/2024 às 15h03 - Atualizado em 23/08/2024 às 15h07 - Por Felipe Dias