Os candidatos à primeira habilitação ou de cursos como reciclagem para condutores infratores, atualização para CNH e cursos especializados, poderão consultar online a prova teórica, o gabarito do exame, e pedir revisão das questões que porventura vierem a discordar.
A nova ferramenta foi lançada pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul).
A ferramenta, desenvolvida pela Gerência de Cursos e Capacitação (Gecap), Gerência de Exames de Habilitação (Gexa) e Diretoria de Tecnologia da Informação (Dirti), amplia a transparência do processo e traz mais agilidade nas devolutivas ao cidadão.
O Diretor-Presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, avalia que essa é mais uma ferramenta de desburocratização. "Seguimos avançando para que o cidadão tenha acesso aos nossos serviços de maneira simples. Essa entrega é fruto de um trabalho integrado das equipes de educação, habilitação e tecnologia da informação por um Detran mais perto e mais eficiente".
Se antes o antes, o candidato realizava o exame teórico-técnico e só ficava sabendo se foi aprovado ou não, agora tudo poderá ser feito online, processo que vai facilitar não apenas para o candidato, mas também o trabalho dos servidores.
“Essa mudança de procedimento permitirá ao candidato acesso não só ao resultado, mas também, às questões da prova realizada por ele e o respectivo gabarito. Com essas informações, o candidato saberá exatamente quais foram os seus acertos ou erros, tendo a opção de solicitar recurso, devendo fundamentá-lo por questões”, explica Emerson Tiogo, Gerente de Capacitação do Detran-MS.
A transparência dos processos também será ampliada. No formato anterior, o candidato, sem acesso à prova, preenchia um requerimento e precisava ir até a agência mais próxima para protocolar o pedido. Esse procedimento será substituído com a agilidade do novo sistema. No ano passado, foram protocolados 95 requerimentos. Já em 2024, foram 26 requerimentos até o mês de julho.
A Gerência de Cursos e Capacitação associa essa redução às melhorias implementadas. “Nós fizemos uma revisão de todo o banco de questões para verificar inconsistência, erros linguísticos que pudessem ocasionar dupla interpretação, e isso reduziu muito o quantitativo de pedidos de revisão”, afirma Emerson.
A correção eletrônica do cartão de respostas será processada pela Gerência de Exames, que tem o compromisso de divulgar o resultado no prazo de 2 dias úteis para exames realizados na capital, e de 4 dias úteis para os exames realizados nos municípios do interior do Estado. O prazo para devolutiva dos recursos é de 15 dias úteis a contar da data de seu recebimento. Nos municípios onde tem prova escrita, o candidato poderá levar a prova.
Todas essas alterações estão disponíveis na Portaria "N" Detran-MS n° 175 publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (13). A publicação “Dispõe sobre o procedimento para aplicação e realização do exame teórico-técnico para obtenção, renovação e reciclagem da CNH – Carteira Nacional de Habilitação, cursos especializados e dá outras providências”.
A nova ferramenta estará disponível a partir desta quarta-feira (14) no Portal de Serviços Meu Detran. Para acessar é necessário estar logado com CPF e senha. No menu "Habilitação", basta procurar Gabarito Prova/Exame Teórico.
Você também pode gostar de ler
PF indicia Jair Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro por articulação de sanções nos EUA
Ex-presidente e deputado são investigados por tentar influenciar governo Trump contra ministros do STF; PGR avalia se apresentará denúncia formal
Publicado em 20/08/2025 às 18:31 - Atualizado em 20/08/2025 às 18:33 - Por Felipe Dias
STF marca para setembro julgamento de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe
Primeira Turma da Corte vai analisar ação penal contra oito réus, incluindo ex-ministros e militares, acusados de tentar reverter resultado eleitoral
Publicado em 15/08/2025 às 17:36 - Atualizado em 15/08/2025 às 17:37 - Por Felipe Dias
Efeito Felca: Especialistas alertam que crianças não podem ser produto das redes
Influencer exposto perfis com milhões de seguidores nas redes sociais que divulgam imagens de menores de 18 anos com pouca roupa, dançando músicas sensuais ou falando de sexo
Publicado em 13/08/2025 às 09:02 - Atualizado em 13/08/2025 às 13:51 - Por Roberta Cáceres
Após manifestações, Bolsonaro é colocado em prisão domiciliar por ordem de Alexandre de Moraes
Ministro do STF cita uso das redes sociais dos filhos como descumprimento de medidas cautelares e impõe uso de tornozeleira eletrônica ao ex-presidente
Publicado em 04/08/2025 às 17:30 - Atualizado em 04/08/2025 às 17:31 - Por Felipe Dias
STF retoma depoimentos sobre tentativa de golpe e ouve ex-comandante da Aeronáutica
A audiência deve começar às 11h30 e será conduzida pelo ministro Alexandre de Moraes
Publicado em 21/05/2025 às 12:18 - Atualizado em 21/05/2025 às 12:37 - Por Ana Beatriz Schaedler
INSS notifica aposentados e pensionistas sobre descontos indevidos a partir desta terça-feira
Os aposentados e pensionistas notificados terão até esta quarta-feira (14) para informar se autorizaram ou não os descontos em seus benefícios.
Publicado em 13/05/2025 às 12:09 - Atualizado em 13/05/2025 às 12:17 - Por Ana Beatriz Schaedler