O MIS (Museu da Imagem e do Som), vinculado à FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), apresenta a exposição historiográfica "100 Anos da Grande Dama da Viola", em homenagem ao centenário de Helena Meirelles. Com curadoria do fotógrafo Bolivar Porto, a mostra reúne fotografias e recortes de jornais que retratam a trajetória da violeira nascida em Bataguassu. A mostra permanece até 15 de setembro no MIS.
Bolivar Porto foi convidado para organizar a exposição pela coordenadora da Concha Acústica Helena Meirelles, Wanda Brito.
“Quando a Wanda me procurou, prontamente aceitei o desafio. Como não foi possível trazer o acervo original de Helena para Campo Grande, decidimos criar peças com base nas muitas fotografias e referências que encontramos durante a pesquisa. A exposição apresenta imagens, caricaturas, textos e registros de premiações que revelam até onde Helena Meirelles chegou em termos de reconhecimento público. É uma pequena, mas significativa, exposição historiográfica que conta a história de uma das maiores referências da música caipira brasileira", explica Porto.
A exposição no MIS integra uma série de eventos em comemoração aos cem anos de Helena Meirelles. A programação começou com uma sessão solene na Assembleia Legislativa, na terça-feira (13), onde musicistas sul-mato-grossenses foram homenageadas com comendas de honra.
Nesta quinta-feira (15), na Concha Acústica Helena Meirelles, em Campo Grande, o público pôde assistir a uma apresentação do Quarteto Instrumental Prelúdio, sob a batuta do Maestro Eduardo Martinelli, e à participação especial da violeira Elizeth Gonçalves, de Corumbá.
Além disso, foi inaugurado o projeto "Centenário Helena Meirelles – A Lenda da Viola", do artista visual Kelton Medeiros, que recebeu apoio do FIC-MS (Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul). As comemorações terminam nesta sexta-feira (16), ainda na Concha Acústica, com o III Festival da Canção das Escolas Estaduais (SED – MS) – Prêmio Helena Meirelles 100 Anos, às 16 horas.
Helena Meirelles
Nascida em Bataguassu, na época distrito de Nova Andradina, Helena Pereira Meirelles cresceu rodeada de peões, comitivas e violeiros. Fascinada pelas violas caipiras, aprendeu a tocar às escondidas, pois sua família não permitia. Aos poucos, ficou conhecida entre os boiadeiros da região.
Casou-se aos 17 anos por imposição dos pais, abandonando o marido pouco tempo depois para juntar-se a um paraguaio que tocava violão e violino. Após outra separação, decidiu tocar viola em bares e farras, deixando os filhos com pais adotivos, até encontrar seu terceiro marido, com quem viveu por mais de 35 anos.
Depois de desaparecer por mais de 30 anos, foi encontrada doente por uma irmã, que a levou para São Paulo, onde foi “descoberta pela mídia” através de uma matéria elogiosa na revista norte-americana “Guitar Player”. Apresentou-se em um teatro pela primeira vez aos 67 anos e gravou discos em seguida.
Em 1993, foi escolhida pela Guitar Player como uma das “100 mais” por sua atuação nas violas de 6, 8, 10 e 12 cordas. Sua música é reconhecida em Mato Grosso do Sul como uma expressão das raízes e da cultura regional. Helena faleceu aos 81 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória decorrente de pneumonia crônica.
Fonte: MS Todo Dia com Agência MS
Você também pode gostar de ler
Caixa começa hoje a pagar Bolsa Família de fevereiro
Pagamento em localidades de oito estados será unificado
Publicado em 12/02/2026 às 08:26 - Atualizado em 12/02/2026 às 08:57 - Por Day Silva
STF reúne Lula e cúpula do Congresso na abertura dos trabalhos de 2026
Sessão está prevista para começar às 14h
Publicado em 02/02/2026 às 09:45 - Por Day Silva
Fim do exame de baliza no pátio do Detran marca mudança no processo de habilitação
Segundo a gerente de Exames do Detran-MS, Lina Zeinab, as mudanças têm caráter provisório, até que o manual nacional seja publicado
Publicado em 27/01/2026 às 09:05 - Atualizado em 27/01/2026 às 09:33 - Por Day Silva
Detran-MS publica portaria reduzindo valores dos exames da CNH do Brasil
Com a nova Portaria, o valor do Exame de Aptidão Física e Mental foi fixado em R$ 75
Publicado em 21/01/2026 às 12:24 - Atualizado em 21/01/2026 às 12:42 - Por Day Silva
Mais de 8,6 milhões deixam a pobreza e Brasil atinge melhor nível desde 2012, aponta IBGE
1,9 milhão também saiu da extrema pobreza em 2024. Dados foram divulgados pela Síntese de Indicadores Sociais, nesta quarta-feira (3).
Publicado em 03/12/2025 às 16:17 - Atualizado em 03/12/2025 às 16:37 - Por Redação MS Todo Dia
Conselho de Ética arquiva pedido de cassação contra Eduardo Bolsonaro
Relator defendeu imunidade parlamentar e atuação no exterior; PT promete recorrer após decisão de 11 votos a 7
Publicado em 22/10/2025 às 18:25 - Atualizado em 22/10/2025 às 18:26 - Por Felipe Dias
STF condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão por trama golpista, decisão inédita na história do país
Julgamento ficou em 4 votos a 1 para o ex-presidente, e outros 7 réus também foram condenados; último dia foi marcado por manifesto de ministros contra Fux
Publicado em 11/09/2025 às 18:32 - Atualizado em 11/09/2025 às 18:36 - Por Felipe Dias
Mauro Cid é condenado a 2 anos em regime aberto, com benefício por delação premiada
Tenente-coronel pedia perdão judicial; ministros entenderam que anulação de pena seria inconstitucional
Publicado em 11/09/2025 às 18:24 - Atualizado em 11/09/2025 às 18:25 - Por Felipe Dias
Moraes vota por condenação de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe de Estado
Ministro do STF considerou ex-presidente e sete auxiliares culpados por integrar trama golpista; julgamento segue na Primeira Turma
Publicado em 09/09/2025 às 15:53 - Atualizado em 09/09/2025 às 16:56 - Por Felipe Dias
STF determina reforço no policiamento na casa de Bolsonaro por risco de fuga
Ministro Alexandre de Moraes decide monitoramento em tempo integral após pedido da PGR; ex-presidente cumpre prisão domiciliar em Brasília
Publicado em 26/08/2025 às 18:31 - Atualizado em 26/08/2025 às 18:33 - Por Felipe Dias