Irmãos de Costa Rica conquistam 1º e 3º lugar no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu Centro-Oeste

Os dois foram destaques no evento, que contou com a participação de atletas de todo o Centro-Oeste

Imagem de compartilhamento para o artigo Irmãos de Costa Rica conquistam 1º e 3º lugar no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu Centro-Oeste da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Neste domingo (17), os irmãos Saymon Melo Oliveira, de 12 anos, e Théo Henrique Melo Oliveira, de 8 anos, de Costa Rica, foram destaques no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu Centro-Oeste 2024. Os dois conquistaram o 1º e o 3º lugar, respectivamente, nas categorias que disputaram.

Organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Desportivo (CBJJD) e a Federação Sul-Mato-Grossense de Jiu-Jitsu (FSMJJ), o campeonato reuniu atletas de diversas idades e estados em Campo Grande. O evento contou com competições em categorias que vão do mirim ao master, incluindo a modalidade NOGI.

Saymon, competindo na categoria infanto I para atletas de 12 a 13 anos, peso 55 kg, conquistou o título de campeão, ficando em 1º lugar. Já Théo Henrique, competindo na categoria infantil I para atletas de 8 a 9 anos, peso 36 kg, alcançou o 3º lugar.

Imagem WhatsApp Image 2024-08-19 at 14.17.08

Em entrevista, o pai dos jovens, Rodrigues Oliveira da Silva, compartilhou a jornada da família no esporte. Segundo ele, a conquista dos filhos é fruto de muita dedicação, treinando quase todos os dias.

“Nós treinamos na equipe 67 Pantanal Association, na unidade que fica no bairro Mata do Jacinto, em Campo Grande, com a orientação do mestre, faixa preta, Moaness Yuri Stefanes Leal Pereira e do mestre, faixa roxa, Alexandre Rosa. São treinos intensos todos os dias da semana. Apesar de estarmos morando aqui, sempre visitamos e treinamos com a equipe de Costa Rica, nossa cidade natal, que amamos e da qual não abrimos mão.”

Rodrigues explicou que a mudança para Campo Grande foi motivada pelos estudos da esposa, que está finalizando o doutorado. “Neste tempo, meus filhos se encontraram no esporte”, declarou.

Imagem WhatsApp Image 2024-08-19 at 14.11.06

Sobre a rotina de treinamentos, Rodrigues detalha que é uma verdadeira maratona. “Os dois treinam intensamente, seis dias por semana. Na segunda, treinam com nossa equipe aqui em Campo Grande, e na terça, andamos cerca de 48 km para treinar na matriz, onde há mais atletas infantis. O foco é adquirir mais conhecimento e experiência.”

Rodrigues revelou que, antes de descobrirem o Jiu-Jitsu, ele havia incentivado Saymon a praticar Judô, mas sem sucesso. Em 2023, um colega de trabalho de Rodrigues, que hoje é o mestre de jiu-jitsu da família, os convidou para uma aula experimental e foi então que toda a família descobriu a arte marcial.

“Começamos a treinar juntos no dia 24 de abril de 2023, e desde então, não paramos mais. O Saymon tem um sonho de se tornar um jogador de futebol, mas também está apaixonado pelo Jiu-Jitsu. Ele fala que, se não conseguir ser jogador de futebol, vai ser um atleta profissional de Jiu-Jitsu.”

Imagem WhatsApp Image 2024-08-19 at 14.13.51

Agora, a família se prepara para um novo desafio. “Vamos começar a preparação para uma competição internacional em Ponta Porã, em setembro. Nosso objetivo é que os dois se tornem campeões dessa vez. Estamos orgulhosos, pois nos dedicamos para acompanhar e apoiar nossos filhos em todos os treinos. É muito gratificante ver o esforço deles sendo recompensado.”

Para Rodrigues e sua esposa, Wanessa, o orgulho e a emoção são imensos. “Esperamos que os dois continuem focados, se esforçando, e faremos de tudo para que continuem firmes e fortes no esporte”, finaliza.

Fonte: MS Todo Dia

Você também pode gostar de ler