A Prefeitura Municipal de Figueirão está impulsionando o desenvolvimento habitacional no município com o Loteamento Estrela D’Alva, composto por 73 lotes doados pela prefeitura. Dentro deste loteamento, serão construídas 40 unidades habitacionais através do programa Minha Casa, Minha Vida, coordenado pela Agência de Habitação Popular do Estado de Mato Grosso do Sul (AGEHAB) e financiado pelo Fundo de Desenvolvimento Social do Ministério das Cidades.
Equipe de Engenheiro e Arquiteto foram ao Cartório de Registro de Camapuã para se reunir com a construtora responsável pelas obras, levando todos os documentos necessários para registrarem o projeto. Além do prefeito e do vice,e stiveram presentes o secretário de Infraestrutura, Serviços Públicos e Meio Ambiente Cleiton Cosme, o engenheiro ambiental do município Aquino Pereira e o diretor de projetos Jean Malaquias.
Até o momento, durante seu mandato, Juvenal Consolaro já entregou cerca de 10 moradias em Figueirão. Agora, com este novo loteamento, mais 40 serão construídas, totalizando 50 novas casas à população do município.
Para quem busca o sonho da casa própria, Juvenal Consolaro destacou a importância de manter o cadastro atualizado junto à AGEHAB, já que a Caixa Econômica Federal utiliza esse sistema informatizado para selecionar beneficiários de programas habitacionais, como o Minha Casa, Minha Vida.
“Para ter acesso à moradia popular, a pessoa deve estar inscrito junto ao sistema da AGEHAB. Esse sistema, ele é um sistema informatizado, então é preciso manter o cadastro atualizado, pois é por lá que a Caixa Econômica extrai as informações para qualquer programa habitacional, seja esse para Minha Casa Minha Vida, seja para algum programa estadual”, afirma.
Segundo Lázaro de Souza, proprietário da Central Empresas, empresa responsável pela construção, as obras devem começar entre os dias 15 e 20 de outubro, dependendo da finalização da documentação necessária.
Lázaro explicou que a Caixa Econômica Federal está colaborando para garantir a entrega das casas em até 16 meses, mas a construtora está trabalhando para concluir as obras em 12 meses, antes do período de chuvas. As casas, que serão construídas em terrenos de 250 metros quadrados (10 x 25 metros), terão dois quartos em sua planta básica.
"A ideia a princípio é conversar com as famílias para a gente edificar toda a documentação, porque não pode subir nada para Brasília se a documentação não tiver certo. E a ideia de nós iniciarmos vai ser no dia 15 a 20 de outubro ou antes, porque só estamos dependendo da documentação subir para a gente já ter o aporte da Caixa para poder já iniciar", conta.
Como participar do sorteio?
As inscrições para o sorteio das moradias estão sendo realizadas na Secretaria Municipal de Assistência Social. Para participar, os interessados devem estar inscritos no CadÚnico e apresentar documentos como certidão de nascimento ou casamento, RG, CPF, comprovante de renda e título de eleitor registrado no município.
O programa é voltado principalmente para beneficiários de programas sociais, pessoas com deficiência, portadores de doenças crônicas e beneficiários do BPC Loas.
Fonte: MS Todo Dia
Fotos: Jornal Ms Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Operação “La Mano de Dios”: PF investiga esquema liderado por chefe de repartição pública na Alfândega de Ponta Porã
Servidora em Função de Chefia e terceirizados são alvos de busca por suspeita de peculato e desvio de mercadorias da Receita Federal
Publicado em 12/12/2025 às 11:46 - Atualizado em 12/12/2025 às 11:47 - Por Roberta Cáceres
Soraya Thronicke encerra 2025 com prestação de contas e destaca investimentos em todos os 79 municípios de MS
A senadora também relembrou o início de sua trajetória política e reforçou seu compromisso municipalista.
Publicado em 10/12/2025 às 18:20 - Atualizado em 10/12/2025 às 18:50 - Por Redação MS Todo Dia
Pesquisa aponta Reinaldo Azambuja na liderança pelo Senado e empate entre quatro pré-candidatos na segunda vaga
Ex-governador lidera isoladamente, mas está tecnicamente empatado com Capitão Contar e Nelsinho Trad. Simone Tebet também entra no cenário de indefinição
Publicado em 10/12/2025 às 10:36 - Atualizado em 10/12/2025 às 11:36 - Por Roberta Cáceres
Saúde de Alcinópolis recebe R$ 400 mil de Tereza Cristina e prefeito Weliton Guimarães agradece apoio
Recurso destinado pela Senadora reforça investimentos no setor de Saúde de Alcinópolis.
Publicado em 09/12/2025 às 18:42 - Atualizado em 09/12/2025 às 19:06 - Por Redação MS Todo Dia
Prefeito Weliton Guimarães agradece emenda de R$ 495 mil destinada por Beto Pereira à Educação de Alcinópolis
Recurso já pago será usado em diversas frentes da Educação. Uma delas é a reforma e ampliação da Escola Municipal Alcino Carneiro.
Publicado em 09/12/2025 às 18:01 - Atualizado em 09/12/2025 às 18:28 - Por Redação MS Todo Dia
Gerson Claro reforça repúdio a feminicídios e cobra união no combate à violência
Presidente da ALEMS manifesta apoio à deputada Gleice Jane e destaca compromisso da Casa com ações de enfrentamento à violência contra mulheres.
Publicado em 09/12/2025 às 17:42 - Atualizado em 09/12/2025 às 17:56 - Por Redação MS Todo Dia
MP investiga prefeito de Porto Murtinho por suspeita de uso indevido de veículo oficial para fins particular
Promotor abre inquérito para averiguar a utilização de frota municipal para fins particulares; Caso ganha força após denúncias anteriores do deputado Zeca do PT sobre uso em festa
Publicado em 09/12/2025 às 10:45 - Atualizado em 09/12/2025 às 14:26 - Por Roberta Cáceres
Deputada Gleice Jane sofre ameaça de morte e caso será investigado como ameaça e violência política de gênero
Parlamentar do PT-MS recebeu mensagens intimidadoras no WhatsApp e denuncia ataque direto da extrema direita contra a participação feminina na política
Publicado em 08/12/2025 às 10:51 - Atualizado em 08/12/2025 às 10:53 - Por Roberta Cáceres
Gerson Claro participa de partida solidária que arrecada presentes de Natal
Jogo festivo entre ALEMS e Câmara Municipal celebrou os 44 anos das Moreninhas, em Campo Grande, e reforçou a integração entre os Poderes.
Publicado em 05/12/2025 às 18:05 - Atualizado em 05/12/2025 às 19:26 - Por Redação MS Todo Dia
Assembleia Legislativa aprova doação de área de 8 hectares para novo Distrito Industrial de Coxim
O deputado estadual Junior Mochi comemorou a aprovação, destacando o impacto da medida para o futuro da cidade
Publicado em 05/12/2025 às 11:07 - Atualizado em 05/12/2025 às 11:08 - Por Roberta Cáceres