A Prefeitura Municipal de Figueirão está impulsionando o desenvolvimento habitacional no município com o Loteamento Estrela D’Alva, composto por 73 lotes doados pela prefeitura. Dentro deste loteamento, serão construídas 40 unidades habitacionais através do programa Minha Casa, Minha Vida, coordenado pela Agência de Habitação Popular do Estado de Mato Grosso do Sul (AGEHAB) e financiado pelo Fundo de Desenvolvimento Social do Ministério das Cidades.
Equipe de Engenheiro e Arquiteto foram ao Cartório de Registro de Camapuã para se reunir com a construtora responsável pelas obras, levando todos os documentos necessários para registrarem o projeto. Além do prefeito e do vice,e stiveram presentes o secretário de Infraestrutura, Serviços Públicos e Meio Ambiente Cleiton Cosme, o engenheiro ambiental do município Aquino Pereira e o diretor de projetos Jean Malaquias.
Até o momento, durante seu mandato, Juvenal Consolaro já entregou cerca de 10 moradias em Figueirão. Agora, com este novo loteamento, mais 40 serão construídas, totalizando 50 novas casas à população do município.
Para quem busca o sonho da casa própria, Juvenal Consolaro destacou a importância de manter o cadastro atualizado junto à AGEHAB, já que a Caixa Econômica Federal utiliza esse sistema informatizado para selecionar beneficiários de programas habitacionais, como o Minha Casa, Minha Vida.
“Para ter acesso à moradia popular, a pessoa deve estar inscrito junto ao sistema da AGEHAB. Esse sistema, ele é um sistema informatizado, então é preciso manter o cadastro atualizado, pois é por lá que a Caixa Econômica extrai as informações para qualquer programa habitacional, seja esse para Minha Casa Minha Vida, seja para algum programa estadual”, afirma.
Segundo Lázaro de Souza, proprietário da Central Empresas, empresa responsável pela construção, as obras devem começar entre os dias 15 e 20 de outubro, dependendo da finalização da documentação necessária.
Lázaro explicou que a Caixa Econômica Federal está colaborando para garantir a entrega das casas em até 16 meses, mas a construtora está trabalhando para concluir as obras em 12 meses, antes do período de chuvas. As casas, que serão construídas em terrenos de 250 metros quadrados (10 x 25 metros), terão dois quartos em sua planta básica.
"A ideia a princípio é conversar com as famílias para a gente edificar toda a documentação, porque não pode subir nada para Brasília se a documentação não tiver certo. E a ideia de nós iniciarmos vai ser no dia 15 a 20 de outubro ou antes, porque só estamos dependendo da documentação subir para a gente já ter o aporte da Caixa para poder já iniciar", conta.
Como participar do sorteio?
As inscrições para o sorteio das moradias estão sendo realizadas na Secretaria Municipal de Assistência Social. Para participar, os interessados devem estar inscritos no CadÚnico e apresentar documentos como certidão de nascimento ou casamento, RG, CPF, comprovante de renda e título de eleitor registrado no município.
O programa é voltado principalmente para beneficiários de programas sociais, pessoas com deficiência, portadores de doenças crônicas e beneficiários do BPC Loas.
Fonte: MS Todo Dia
Fotos: Jornal Ms Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Atendendo pedido de vereadores, Mara Caseiro solicita van para transporte de atletas de Figueirão
A solicitação foi formulada pelos vereadores Ronis da Silva Moreira, Kelly Karine Bernardes Alves e Vagney Moreira Fernandes
Publicado em 02/10/2025 às 08:45 - Atualizado em 02/10/2025 às 09:00 - Por Roberta Cáceres
Assessor Parlamentar I, Roberto Paes é nomeado para representar Costa Rica no gabinete de Márcio Fernandes
Com vasta experiência no serviço público, Roberto reforça a articulação política e será a voz do deputado em Costa Rica.
Publicado em 28/09/2025 às 22:56 - Atualizado em 29/09/2025 às 23:05 - Por Renan Carrijo
Em reconhecimento ao incentivo no desenvolvimento, Gerson Claro é homenageado com o título de Cidadão Aparecidense
Honraria concedida pela Câmara Municipal de Aparecida do Taboado consolida o vínculo do presidente da Assembleia Legislativa com o município e reforça seu compromisso
Publicado em 25/09/2025 às 10:03 - Atualizado em 25/09/2025 às 11:00 - Por Roberta Cáceres
Câmara de Rio Brilhante gasta quase o triplo da Prefeitura com diárias
Levantamento revela que gastos com viagens e cursos superam R$ 804 mil, levantando suspeitas sobre complementação salarial
Publicado em 23/09/2025 às 08:26 - Atualizado em 23/09/2025 às 08:28 - Por Roberta Cáceres
STJ define limites para uso de redes sociais por prefeitos, veja o que pode e não pode
Decisão da Corte reforça que comunicação oficial deve informar a população, não promover autoridades
Publicado em 22/09/2025 às 11:53 - Atualizado em 22/09/2025 às 11:56 - Por Roberta Cáceres
Proposta que pode reduzir penas de condenados no 8 de janeiro ganha força no Congresso; Bolsonaro pode ser beneficiado
A medida, que seria uma alternativa à anistia, entra em pauta e coloca em questão se o benefício pode alcançar o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros líderes
Publicado em 19/09/2025 às 10:29 - Atualizado em 19/09/2025 às 10:38 - Por Roberta Cáceres
STJ alerta: Uso de redes pessoais por prefeitos para divulgar obras pode configurar improbidade administrativa
Consolida o entendimento de que o uso de perfis privados para a autopromoção de gestores viola o princípio da impessoalidade na administração pública, com riscos de condenação.
Publicado em 19/09/2025 às 10:02 - Atualizado em 19/09/2025 às 10:09 - Por Roberta Cáceres
De forma harmoniosa, Prefeitura de Chapadão do Sul anuncia Altair Antonio Trentin como novo Secretaria de Obras
Prefeito Walter Schlatter explicou que a mudança foi feita de forma harmoniosa. "Quero fazer questão de agradecer o Tola pelo trabalho nestes quase 9 meses"
Publicado em 19/09/2025 às 08:39 - Atualizado em 19/09/2025 às 08:44 - Por Roberta Cáceres