Um incêndio de grandes proporções tomou conta de uma área rural próxima à cidade de Figueirão, nesta quinta-feira (22), causando destruição e mobilizando diversas autoridades locais.
O fogo, que teve início por volta das 11h na região da Furna e rapidamente se espalhou pela Serra de Figueirão, chegou a destruir uma residência em uma propriedade rural e já consumiu cerca de 500 hectares. As chamas avançaram até uma distância de apenas 2 km da cidade, e a fumaça densa e o clarão podem ser vistos de longe.
A situação crítica chamou a atenção das lideranças municipais, incluindo o prefeito Juvenal Consolaro, o vice-prefeito Jorge Enfermeiro e dos secretários Cleiton Cosme, da Secretaria de Obras, e Thiego Martins, da Secretaria dos Pequenos produtores, que estão no local oferecendo todo o suporte necessário.
"O fogo queimou bastante", comentou Thiego Martins, que acompanha de perto os esforços para controlar as chamas. Brigadistas de Alcinópolis também se uniram às equipes de Figueirão para ajudar no combate ao incêndio.
O secretário dos Pequenos Produtores também relatou as dificuldades enfrentadas. "Ainda estamos em combate. O incêndio é de grandes proporções, e a área é de difícil acesso, mas conseguimos apagar três pontos críticos".
Ele destacou ainda que, embora seja difícil calcular com precisão a área afetada, acredita que já tenha queimado mais de 500 hectares.
As equipes da Secretaria de Obras, da Secretaria dos Pequenos Produtores e produtores rurais locais estão trabalhando incansavelmente para controlar a situação. A Prefeitura de Figueirão também contribuiu com diversos recursos, incluindo patrolas, pá carregadeira, grades e uma equipe terceirizada da Ivalurb, além de todo o maquinário pesado disponível.
"Em todo caso de incêndio, a prefeitura está atuando junto à população, prestando todo apoio e socorro necessário. Sempre juntamos todo mundo para dar suporte ao proprietário rural e morador atingido", comentou o prefeito Juvenal Consolaro, que também acompanha de perto o combate aos focos, reforçando o comprometimento da administração municipal com a comunidade.
A situação ainda está sendo monitorada, e as equipes seguem trabalhando para controlar o fogo e evitar que as chamas avancem para outras áreas.
Fonte: MS Todo Dia
Fogo consome 500hectares em Figueirao
Você também pode gostar de ler
Casa da Memória recebe autoridades em ação da campanha Maio Laranja em Figueirão
Ação reforça proteção à infância e conscientização contra abuso infantil em Figueirão
Publicado em 21/05/2026 às 16:11 - Atualizado em 21/05/2026 às 16:23 - Por Day Silva
Figueirão inaugura Sala Lilás e prefeito Juvenal Consolaro pede apoio do Estado para prédio próprio da Polícia Civil
Chefe do Executivo municipal defende fortalecimento da segurança pública e afirma que município precisa ampliar estrutura para atender crescimento populacional
Publicado em 21/05/2026 às 14:05 - Atualizado em 21/05/2026 às 14:08 - Por Day Silva
Figueirão reforça acolhimento de mulheres vítimas de violência com inauguração da Sala Lilás
Espaço vai oferecer atendimento reservado, escuta protegida, medidas protetivas e suporte especializado para mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica
Publicado em 20/05/2026 às 17:41 - Atualizado em 20/05/2026 às 17:56 - Por Murilo Mendes
Prefeitura leva atendimentos médicos e odontológicos à Comunidade Quilombola Santa Tereza em Figueirão
Ação da Secretaria de Saúde acontece nesta quarta-feira com consultas, fisioterapia e entrega de medicamentos
Publicado em 19/05/2026 às 18:21 - Atualizado em 19/05/2026 às 18:43 - Por Murilo Mendes
CRAS promove reunião com famílias do Bolsa Família para ampliar combate à violência contra crianças em Figueirão
Encontro abordou campanha Maio Laranja, apresentou novo gestor do Cadastro Único e homenageou mães participantes
Publicado em 19/05/2026 às 13:34 - Atualizado em 19/05/2026 às 13:53 - Por Murilo Mendes
Prefeitura de Figueirão convida população para inauguração da Sala Lilás da Polícia Civil
Espaço será inaugurado nesta quarta-feira (20) e reforça atendimento especializado às mulheres vítimas de violência
Publicado em 19/05/2026 às 10:54 - Atualizado em 19/05/2026 às 11:07 - Por Gabi Ferreira
Prefeitura de Figueirão decreta luto oficial pela morte de Dora, técnica em enfermagem da rede municipal
Unidade de Saúde Arindo Rodrigues da Silva teve atendimentos suspensos após falecimento de Maria Auxiliadora Pereira da Silva, conhecida como Dora
Publicado em 18/05/2026 às 17:03 - Atualizado em 18/05/2026 às 17:07 - Por Murilo Mendes
Farmácia Básica Municipal passa a atender em novo endereço em Figueirão
Unidade agora funciona na Avenida Moisés Araújo Galvão, com atendimento das 7h às 19h em espaço mais amplo e moderno
Publicado em 18/05/2026 às 15:05 - Atualizado em 18/05/2026 às 15:07 - Por Murilo Mendes
Câmara de Figueirão aprova lei por unanimidade contra nomeação de condenados por violência doméstica e crimes sexuais
Por unanimidade, vereadores aprovam veto a condenados em cargos comissionados
Publicado em 15/05/2026 às 20:48 - Atualizado em 17/05/2026 às 10:55 - Por Renan Carrijo
Prefeito Juvenal Consolaro participa de reunião no TCE para levar inovação à saúde pública de Figueirão
Encontro no TCE-MS discutiu plataforma nacional que promete modernizar gestão de medicamentos judicializados nos municípios
Publicado em 15/05/2026 às 14:29 - Atualizado em 15/05/2026 às 14:34 - Por Murilo Mendes