A indústria de celulose Bracell deu um passo significativo para expandir suas operações em Mato Grosso do Sul ao solicitar o estudo de viabilidade para a instalação de uma nova fábrica no município de Água Clara.
O anúncio foi feito pelo secretário estadual Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), por meio de suas redes sociais na tarde desta sexta-feira (23).
Atualmente, a Bracell realiza atividades de cultivo de eucalipto em Água Clara sob o nome MS Florestal. Após negociações com o Governo do Estado, a empresa iniciou os estudos para a possível construção de uma unidade industrial de celulose na região.
“Essa nova indústria será localizada a aproximadamente 15 km de Água Clara e terá uma capacidade de produção de 2,8 milhões de toneladas. Para efeito de comparação, é muito semelhante à planta inaugurada em Ribas do Rio Pardo. Com a chegada da Bracell, Mato Grosso do Sul se consolida como um grande polo da celulose, atraindo uma empresa global de referência internacional”, afirmou o secretário Jaime Verruck.
O próximo passo após a assinatura do Termo de Referência será a obtenção dos licenciamentos necessários para a instalação e ativação da indústria, com a previsão de início para o próximo ano em Água Clara. Verruck destacou que "Mato Grosso do Sul está se desenvolvendo, gerando empregos e se tornando uma referência mundial na área de celulose."
A Bracell, parte do Grupo RGE (Royal Golden Eagle), iniciou suas operações no Brasil em 2003 com a aquisição da BSC (Bahia Specialty Cellulose) e da Copener Florestal, na Bahia. Em agosto de 2018, expandiu suas operações com a compra da Lwarcel Celulose, em São Paulo.
Além das unidades de produção no Brasil, a empresa possui escritórios na Ásia, Europa, Oriente Médio, África e Estados Unidos, segundo Campo Grande News.
Reconhecida como uma das líderes globais na produção de celulose solúvel especial, a Bracell adota práticas sustentáveis no cultivo de eucalipto e opera com fábricas de última geração. Nos dois estados onde atua, a empresa gera cerca de dez mil empregos, entre trabalhadores diretos e terceirizados, nas áreas industrial, florestal e de logística.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Novilhos precoces respondem por 40% dos abates de bovinos nas indústrias de MS
Resultados foram obtidos graças ao trabalho constante de evolução da pecuária sul-mato-grossense, na adoção de tecnologias por parte dos produtores e também a ajuda do Governo do Estado
Publicado em 24/09/2024 às 16h16 - Por Felipe Dias
Incêndios causaram prejuízo de R$ 1,2 bilhão ao agronegócio e devastam mais de 500 propriedades em MS
Pecuaristas, setor sucroenergético e silvicultura estão entre os mais afetados pelos incêndios no Pantanal, que já destruíram 12,7% do bioma, segundo a Famasul
Publicado em 19/09/2024 às 18h11 - Por Felipe Dias
Valor Bruto da Produção agropecuária em Mato Grosso do Sul soma quase R$ 60 bilhões no ano
Mato Grosso do Sul é o 6º maior produtor de grãos do Brasil, contribuindo com 7,83% da produção nacional
Publicado em 23/08/2024 às 15h35 - Atualizado em 23/08/2024 às 15h37 - Por Felipe Dias
Integração lavoura-pecuária impulsiona produção de carne em Mato Grosso do Sul
Devido ao sistema, apesar de redução de 17% no rebanho de gado de corte em 22 anos, a produção de carne no estado cresceu 9%
Publicado em 14/08/2024 às 19h37 - Atualizado em 14/08/2024 às 19h38 - Por Felipe Dias