A região rural de Costa Rica, especialmente Baúzinho e Capela, foi duramente atingida por incêndios de grandes proporções nesta sexta-feira (23), em mais um desastre ambiental que assola o município.
O fogo, impulsionado pelo tempo seco e ventos fortes, devastou áreas de pastagens, plantações de cana e propriedades rurais, deixando os moradores locais em estado de alerta e enfrentando o caos com pouca ou nenhuma ajuda das autoridades.
O ex-prefeito de Costa Rica, Waldeli dos Santos Rosa, relatou os desafios enfrentados pelos produtores e voluntários que atuaram no combate às chamas. Segundo ele, o incêndio se alastrou por duas frentes, chegando muito próximo de áreas habitadas.
“O fogo invadiu as regiões nossas ali, conhecida como Sede Azul, a ponte da Baús, e veio de duas frentes, uma antes da ponte e outra após a ponte do Baús”, explicou.
Mais de 40 pessoas, entre voluntários e funcionários do Grupo Paraná, uniram forças para tentar controlar o incêndio. Apesar dos esforços, mais de 2 mil hectares de terras, incluindo áreas de plantio e cana-de-açúcar, foram consumidos pelo fogo.
“Deus colocou a mão. O fogo chegou a 2 metros das residências, mas não tivemos casas queimadas, porém um curral foi destruído”, disse Waldeli. Ele ainda reforçou que, embora não tenha sido possível estimar o valor total dos prejuízos, a maior perda foi de terras produtivas. "Graças a Deus, não tivemos vítimas humanas."
No entanto, o ex-prefeito foi enfático ao denunciar a falta de apoio do poder público municipal. “Foi um fogo sem controle e que não houve participação do Corpo de Bombeiros ou do município. Tudo foi combatido por voluntários de Costa Rica”, criticou Waldeli.
Waldeli apontou que os moradores se viram obrigados a soltar o gado nas estradas para salvar os animais. Ele destacou, porém, o apoio do Grupo Tático Operacional (GTO), que ajudou a interditar a rodovia para garantir a segurança e recolher o gado.
Propriedades destruídas e medo constante, afirmam proprietários
Isaías Jackson, pecuarista e proprietário do pesque-pague Recanto do Peixe, na região da Capela, também sofreu com a força destruidora das chamas.
"Queimou tudo, canavial de ambos os lados da rodovia, o fogo até atingiu caminhões de algodão e os destruiu", relatou. Segundo Isaías, o fogo já dura quase uma semana, descendo de Chapadão do Céu, e continua sem controle.
Ele denunciou a falta de apoio no combate aos incêndios. "Não tem bombeiros suficientes. Eles só combatem na cidade. Quem está se virando são os proprietários rurais, mas o fogo é muito alto e o vento é forte demais", desabafou.
Isaías estima que, apenas em sua região, mais de mil hectares já foram queimados. “Subindo a serra, na entrada de Chapadão do Céu, são mais de 3 mil hectares destruídos”, afirmou.
O fogo ameaçou diversas propriedades, incluindo a de Isaías, que conseguiu salvar sua fazenda, mas viu construções vizinhas serem consumidas pelas chamas.
“O fogo quase atingiu a minha propriedade, mas conseguimos abater o foco na entrada. Alguns vizinhos não tiveram a mesma sorte, perderam currais e outras construções.”
Falta de estrutura e respostas oficiais
A falta de resposta das autoridades locais e estaduais, somada à insuficiente estrutura de combate ao fogo, agravou ainda mais a situação. A atuação dos bombeiros tem se concentrado nas áreas urbanas, enquanto as zonas rurais dependem quase exclusivamente de esforços privados e voluntários.
A Usina Atvos, segundo Waldeli, ofereceu apoio com equipamentos, já que grande parte das áreas atingidas são de plantio de cana-de-açúcar.
A crise desencadeada pelos incêndios expõe a vulnerabilidade das áreas rurais de Costa Rica em situações de emergência e a necessidade urgente de maior investimento em prevenção e combate a incêndios. Enquanto o fogo continua a ameaçar propriedades e vidas, os moradores seguem lutando por conta própria para salvar o que resta.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Carreta Show Room Gazin chega a Costa Rica e abre ao público nesta quarta com camas e colchões com preços exclusivos
Gazin traz camas Super King, King e Box, colchões de alta tecnologia, cabeceiras modernas e travesseiros anatômicos. Tudo com preços promocionais, descontos e pagamento em até 15x
Publicado em 21/10/2025 às 16:39 - Atualizado em 21/10/2025 às 16:40 - Por Felipe Dias
Banca Fronte e Prefeitura de Costa Rica convocam candidatos para Prova de Aptidão Física do concurso público
Etapa será realizada no dia 30 de novembro, no Estádio Laertão; edital também abre prazo para pedidos de adaptação de candidatos com deficiência
Publicado em 21/10/2025 às 14:39 - Atualizado em 21/10/2025 às 14:40 - Por Felipe Dias
Parceria entre Prefeitura, Senar e Sindicato Rural oferece curso gratuito de bordado em ponto cruz em Costa Rica
Capacitação de 32 horas acontece de 21 a 24 de outubro e visa o desenvolvimento de habilidades manuais e a geração de renda familiar
Publicado em 21/10/2025 às 12:32 - Atualizado em 21/10/2025 às 14:23 - Por Roberta Cáceres
Mutirão de limpeza contra a dengue chega à região central de Costa Rica
Ação da Prefeitura ocorre até o 24 de outubro e abrange dez bairros; População deve descartar materiais inservíveis apenas nas datas programadas
Publicado em 21/10/2025 às 08:56 - Atualizado em 21/10/2025 às 09:41 - Por Roberta Cáceres
Homem morto atropelado após traumatismo craniano em Costa Rica é identificado
Homem morreu após ser atingido por carro cujo motorista fugiu sem prestar socorro; polícia já identificou o modelo do veículo
Publicado em 20/10/2025 às 17:36 - Atualizado em 20/10/2025 às 18:27 - Por Felipe Dias
Clínica Divertidamente celebra o Mês das Crianças reforçando o tratamento multidisciplinar em Costa Rica
Festa especial ressalta o compromisso da clínica com o desenvolvimento emocional das crianças
Publicado em 20/10/2025 às 11:55 - Atualizado em 20/10/2025 às 14:09 - Por Roberta Cáceres
Casa do Trabalhador de Costa Rica oferece 53 vagas deemprego em diversos setores nesta segunda
Oportunidades abrangem comércio, indústria, serviços e agropecuária; ensino médio completo é exigência na maioria dos postos
Publicado em 20/10/2025 às 10:53 - Atualizado em 20/10/2025 às 11:02 - Por Roberta Cáceres
Feira Central lança campanha Show de Prêmios e anuncia novos investimentos nas feiras de Costa Rica
Evento teve sorteio de brindes, show musical e presença de autoridades; município também lançou o 1º Festival de Música das Feiras nos Bairros
Publicado em 18/10/2025 às 10:36 - Atualizado em 18/10/2025 às 11:05 - Por Felipe Dias
Costa Rica realiza Dia D de Multivacinação neste sábado para atualizar vacinas de crianças e adolescentes
Ação acontece nas ESFs Central, São Francisco e Vale do Amanhecer, das 8h às 16h, com todas as vacinas do calendário nacional disponíveis
Publicado em 17/10/2025 às 18:26 - Atualizado em 17/10/2025 às 18:27 - Por Felipe Dias