Entre os dias 26 e 30 de agosto, a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Coordenadoria-Geral de Perícia, participará da mobilização nacional de identificação de pessoas desaparecidas. Durante esse período, serão realizadas coletas de DNA de familiares de desaparecidos nas 15 sedes regionais do Estado, incluindo Costa Rica.
A campanha visa facilitar a identificação de pessoas desaparecidas por meio da análise de perfis genéticos, cruzando os dados com os Bancos de Perfis Genéticos local e nacional.
As amostras serão coletadas gratuitamente, e é preferível que dois familiares de primeiro grau do desaparecido participem da coleta para aumentar as chances de identificação.
A campanha em Costa Rica também atenderá registros de desaparecimento de cidades vizinhas, como Chapadão do Sul, Paraíso das Águas, Camapuã, Figueirão e Alcinópolis.
Além do DNA, objetos de uso pessoal que possam conter material genético do desaparecido, como escovas de dente ou amostras de cordão umbilical, podem ser levados no momento da coleta.
Os resultados das análises serão continuamente comparados com perfis de pessoas desconhecidas, vivas ou mortas, cadastradas nos bancos genéticos, até que seja possível uma identificação.
Os familiares que desejarem participar da campanha devem comparecer ao ponto de coleta com um documento de identificação e, se possível, o Boletim de Ocorrência do desaparecimento.
Essa é uma oportunidade importante para famílias da região que ainda buscam por respostas, com o apoio da ciência e da tecnologia no processo de localização e identificação de seus entes queridos.
Ponto de coleta em Costa Rica:
- Local: Unidade Regional de Perícias e Identificação de Costa Rica
- Endereço: Rua Domingos Augusto Coelho, 511, Centro
- Horário de atendimento: 8h às 11h e das 13h às 17h (segunda a sexta-feira)
- Telefone: (67) 3247-2170 / 3247-2783 | Informações adicionais: (67) 3247-1416
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Colisão entre duas motos deixa três feridos em frente ao Centro de Eventos Ramez Tebet, em Costa Rica
Acidente ocorreu no fim da tarde deste sábado; entre as vítimas está uma gestante de 20 semanas
Publicado em 14/02/2026 às 20:14 - Atualizado em 14/02/2026 às 20:26 - Por Renan Carrijo
Condenado por tráfico morre após confronto com o Bope em Sonora
Homem de 42 anos teria apontado revólver para policiais durante abordagem e foi baleado no tórax
Publicado em 14/02/2026 às 10:48 - Atualizado em 14/02/2026 às 10:49 - Por Day Silva
Explosão de pneu de caminhão-tanque deixa dois feridos em posto fiscal na BR-163, em Sonora
Vítimas foram resgatadas pela Polícia Militar após forte estrondo; veículo transportava carga inflamável e houve princípio de incêndio
Publicado em 14/02/2026 às 09:08 - Atualizado em 14/02/2026 às 09:14 - Por Day Silva
Três foragidos são presos em menos de 24 horas em Costa Rica e Chapadão do Sul
Mandados por pensão alimentícia, feminicídio e homicídio foram cumpridos
Publicado em 13/02/2026 às 09:52 - Atualizado em 13/02/2026 às 10:18 - Por Day Silva
Falsa advogada aplica golpe e mulher perde quase R$ 10 mil em São Gabriel do Oeste
Vítima de 59 anos enviou foto do cartão e inseriu dados bancários após promessa de restituição de quase R$ 20 mil
Publicado em 13/02/2026 às 08:17 - Atualizado em 13/02/2026 às 08:50 - Por Day Silva
Carnaval seguro: PM de MS reforça orientações e intensifica policiamento em todo o Estado
Com equipes em todos os municípios, corporação orienta sobre consumo de álcool, cuidados com crianças, objetos pessoais e reforça que importunação sexual é crime
Publicado em 12/02/2026 às 17:21 - Por Day Silva
Conhecido por furtos, homem é preso após levar garrafa de uísque de comércio na região central de Coxim
Suspeito, de 43 anos, foi localizado com a bebida ainda lacrada minutos após o crime, em Campo Grande
Publicado em 12/02/2026 às 14:22 - Atualizado em 12/02/2026 às 14:30 - Por Day Silva