Costa Rica participa de mobilização nacional para identificação de pessoas desaparecidas com coleta de DNA de familiares

Campanha visa facilitar a identificação de pessoas desaparecidas por meio da análise de perfis genéticos, cruzando os dados com os Bancos de Perfis Genéticos local e nacional

Imagem de compartilhamento para o artigo Costa Rica participa de mobilização nacional para identificação de pessoas desaparecidas com coleta de DNA de familiares da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Entre os dias 26 e 30 de agosto, a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Coordenadoria-Geral de Perícia, participará da mobilização nacional de identificação de pessoas desaparecidas. Durante esse período, serão realizadas coletas de DNA de familiares de desaparecidos nas 15 sedes regionais do Estado, incluindo Costa Rica.

A campanha visa facilitar a identificação de pessoas desaparecidas por meio da análise de perfis genéticos, cruzando os dados com os Bancos de Perfis Genéticos local e nacional.

As amostras serão coletadas gratuitamente, e é preferível que dois familiares de primeiro grau do desaparecido participem da coleta para aumentar as chances de identificação.

A campanha em Costa Rica também atenderá registros de desaparecimento de cidades vizinhas, como Chapadão do Sul, Paraíso das Águas, Camapuã, Figueirão e Alcinópolis.

Além do DNA, objetos de uso pessoal que possam conter material genético do desaparecido, como escovas de dente ou amostras de cordão umbilical, podem ser levados no momento da coleta.

Os resultados das análises serão continuamente comparados com perfis de pessoas desconhecidas, vivas ou mortas, cadastradas nos bancos genéticos, até que seja possível uma identificação.

Os familiares que desejarem participar da campanha devem comparecer ao ponto de coleta com um documento de identificação e, se possível, o Boletim de Ocorrência do desaparecimento.

Essa é uma oportunidade importante para famílias da região que ainda buscam por respostas, com o apoio da ciência e da tecnologia no processo de localização e identificação de seus entes queridos.

Ponto de coleta em Costa Rica:

- Local: Unidade Regional de Perícias e Identificação de Costa Rica
- Endereço: Rua Domingos Augusto Coelho, 511, Centro
- Horário de atendimento: 8h às 11h e das 13h às 17h (segunda a sexta-feira)
- Telefone: (67) 3247-2170 / 3247-2783 | Informações adicionais: (67) 3247-1416

Fonte: MS Todo Dia

Você também pode gostar de ler