A 1ª caminhada do 45, realizada no sábado (7), em Figueirão reuniu centenas de pessoas para acompanhar as propostas do prefeito e candidato à reeleição Juvenal Consolaro e seu vice, Jorge Enfermeiro. Foi mais do que um evento político; foi uma demonstração de apoio e confiança da comunidade nas propostas de desenvolvimento e melhorias apresentadas pela coligação Figueirão no Rumo Certo para o município.
"Foi emocionante ver tantas pessoas aderindo à nossa campanha", disse Juvenal. "O apoio e o sorriso no rosto de cada um de vocês nos fazem ver que estamos no rumo certo e a manifestação popular nos faz acreditar em dias melhores para a nossa região."
Juvenal Consolaro tem uma série de propostas para o desenvolvimento de Figueirão. Entre as principais estão:
Habitação: Construção de 250 novas casas populares no município.
Infraestrutura: Pavimentação asfáltica, implantação de esgoto, substituição da iluminação pública por lâmpadas de LED e realização de passeios e calçadas em algumas regiões da cidade.
Saúde: Ampliação do atendimento médico e construção de novas unidades. Uma das metas é garantir a manutenção e a aquisição de ambulâncias para atender rapidamente os doentes indicados pelos médicos, facilitando o deslocamento para hospitais ou centros de saúde mais avançados.
Juvenal Consolaro também planeja construir um prédio próprio para a Equipe Saúde da Família (ESF), que incluirá um programa de Saúde Bucal, oferecendo mais serviços especializados à comunidade.
Caminhada do 45
Biografia do Prefeito Juvenal Consolaro
Nascido em Araçatuba, São Paulo, em 13 de abril de 1952, Juvenal Consolaro é filho de pai paulista e mãe italiana, que imigrou após a Segunda Guerra Mundial. Juvenal seguiu uma formação sólida, tendo sido seminarista por oito anos, e estudado em diversas cidades do interior paulista. É formado em Letras e Técnico Agrícola.
Em 1974, Juvenal se estabeleceu em Figueirão, onde construiu uma notável carreira como professor do ensino fundamental e médio, atividade que desempenhou até 2007. Além de sua atuação na educação, foi juiz de paz e uma figura central no Movimento de Emancipação Política de Figueirão.
Na política, Juvenal foi vice-prefeito de Camapuã de 1989 a 1992 e, mais tarde, foi eleito prefeito de Figueirão para o mandato de 2021-2024. Entre seus hobbies, o prefeito é um grande entusiasta da Botânica e da Genética, e também contribuiu ativamente para a comunidade como Presidente da Comissão da Igreja e Secretário do Clube Espora de Prata.
Biografia do Vice-prefeito Jorge Enfermeiro
Natural de Adamantina, São Paulo, Jorge Roberto Mortari, o Jorge Enfermeiro, é formado em técnico de Contabilidade e em Enfermagem. Casado com Renata Resende e pai de dois filhos, Jorge chegou a Figueirão em 2004, quando o município ainda era um distrito de Camapuã, onde assumiu o cargo de enfermeiro responsável pelo ESF.
Desde a fundação do município, em 2005, Jorge esteve à frente da implantação das unidades e programas de saúde municipais. Efetivado como enfermeiro em 2006, ele também ocupou o cargo de Secretário de Saúde em duas ocasiões, de 2008 a 2009 e de 2011 a 2015. Em 2020, foi eleito vice-prefeito de Figueirão e atualmente ocupa também o cargo de Secretário Municipal de Saúde.
Fonte: MS Todo Dia
Fotos: Assessoria
Você também pode gostar de ler
Vereadores de Figueirão visitam gabinete de Junior Mochi e solicitam materiais esportivos para o município
Deputado estadual garantiu que pedido já foi enviado à Fundesporte - orgão responsável por fomentar o esporte no Estado
Publicado em 09/04/2026 às 07:24 - Atualizado em 09/04/2026 às 07:26 - Por Gabi Ferreira
Deputado Gerson Claro destaca impacto de obras em Nioaque durante agenda dos 177 anos do município
A agenda contou com o descerramento do totem da obra de implantação e pavimentação da rodovia MS-347
Publicado em 08/04/2026 às 18:18 - Atualizado em 08/04/2026 às 18:20 - Por Day Silva
Senadora Soraya assume comando do PSB em MS e mira eleições de 2026
A decisão foi definida em reunião realizada nesta terça-feira (07)
Publicado em 07/04/2026 às 17:22 - Atualizado em 07/04/2026 às 19:03 - Por Day Silva
Eleitor tem um mês para regularizar pendências e ficar apto a votar
Basta ir ao cartório eleitoral ou acessar serviço eletrônico do TSE
Publicado em 06/04/2026 às 10:32 - Atualizado em 06/04/2026 às 10:37 - Por Gabi Ferreira
Senadora Soraya Thronicke se filia ao PSB após articulação de última hora liderada por Lula e Alckmin
A articulação foi conduzida nos bastidores pelo chefe de gabinete Hélio Martins, com apoio do prefeito de Recife, João Campos, e interlocução com a deputada federal Tabata Amaral
Publicado em 03/04/2026 às 20:52 - Atualizado em 03/04/2026 às 20:58 - Por Renan Carrijo
Câmara de Chapadão do Sul pede laboratório municipal e homenageia atletas de Kung Fu e handebol
Sessão de segunda-feira (6) também inclui pedidos de informações sobre contratos, sugestões para melhorias em bairros e aplausos a atletas que levaram nome da cidade a competições
Publicado em 01/04/2026 às 18:11 - Por Day Silva
Deputada Mara Caseiro se filia ao PL e anuncia pré-candidatura a deputada federal em 2026
Parlamentar afirmou que mudança “não é apenas troca de partido”, mas um posicionamento político e ideológico alinhado à sigla liderada por Reinaldo Azambuja em MS
Publicado em 01/04/2026 às 17:08 - Atualizado em 01/04/2026 às 17:37 - Por Day Silva
Deputado Gerson Claro pede reforço no efetivo das polícias Militar e Civil em Ponta Porã
Presidente da Assembleia Legislativa encaminhou indicação à Sejusp e cita sobrecarga de trabalho e aumento da demanda por policiamento na fronteira com o Paraguai
Publicado em 01/04/2026 às 13:40 - Atualizado em 01/04/2026 às 13:41 - Por Day Silva