Durante uma audiência na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, na terça-feira (10), a Agência Nacional de Transportes (ANTT) se manifestou contra a possibilidade de aumento da tarifa de importação de pneus de 16% para 35%. José Aires Amaral Filho, superintendente de Serviços de Transporte Rodoviário da ANTT, alertou que a medida pode levar ao sucateamento do setor.
Quando a gente olha a realidade da categoria, vemos que eles vêm sofrendo com o aumento dos custos dos insumos. O principal fator da greve em 2018 foi insumos, o óleo diesel”, disse Amaral.
Segundo a ANTT, 94% dos 747 mil transportadores registrados no Brasil possuem até três veículos. Para esses transportadores, seria inviável repassar o aumento dos preços dos pneus ao custo do frete, especialmente os autônomos, que já operam com margens apertadas.
Impacto no setor
Everaldo Bastos, representante da Federação dos Caminhoneiros Autônomos de Cargas em Geral do Estado de São Paulo (Fetrabens), ressaltou a importância da manutenção dos preços competitivos devido à concorrência dos pneus importados.
“Aumentar o custo para o caminhoneiro é pedir uma nova greve. Os caminhoneiros pararam por causa de 20 centavos no óleo diesel e nossos associados já estão pressionando para não haver aumento dos pneus”, disse.
A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) defende o aumento da tarifa de importação, alegando prejuízos devido ao crescimento das importações nos últimos anos. Estima-se que, se aprovada, a medida poderia elevar os preços dos pneus de transporte e passeio entre 20% e 25%.
Um estudo da Guimarães Consultoria prevê um impacto significativo no setor de transporte rodoviário, com elevação de gastos em 6%. O levantamento também aponta uma redução de 8% na compra de pneus de passeio e 3,2% nos de carga, o que pode comprometer a segurança no transporte.
Ricardo Alípio, diretor da Associação Brasileira dos Distribuidores e Importadores de Pneus (Abidip), destacou os potenciais prejuízos econômicos. “O aumento do imposto de importação para pneus de passeio e de carga resultará em impactos econômicos negativos significativos. Pressão inflacionária, aumento nos custos de transporte e efeitos adversos na economia como um todo são preocupações legítimas que justificam uma contestação ao pleito apresentado”.
Sindicatos estaduais também participaram da reunião, expressando preocupações similares. Janderson Maçanero, da Associação de Caminhoneiros de Santa Catarina, argumentou que cada centavo adicionado ao custo dos pneus eleva a taxa de transporte em todo o país, onerando caminhoneiros e impactando a economia nacional.
Rabih Nasser, advogado de vários importadores, criticou a proposta de aumento. "O Brasil tem hoje uma das mais altas alíquotas do mundo. Não faz sentido mais um aumento”, argumentou.
A Abidip também contestou as alegações de concorrência desleal feitas pelos produtores nacionais, sugerindo que multinacionais de pneus têm superfaturado os preços de matérias-primas para remeter lucros ao exterior. Segundo a entidade, práticas similares foram observadas na Goodyear e Bridgestone, com lucros significativos sendo transferidos para suas matrizes.
A discussão sobre o aumento da tarifa de importação de pneus continua, com forte oposição por parte da ANTT e entidades ligadas aos caminhoneiros e importadores, que temem pelos impactos econômicos e operacionais que a medida pode trazer ao setor de transportes e à economia brasileira.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Assessoria
Você também pode gostar de ler
União Brasil e PP oficializam superfederação; Tereza Cristina assume comando com Rose Modesto como vice em MS
Evento em Brasília marcou instalação oficial da União Progressista, considerada ‘superfederação’ nacional
Publicado em 20/08/2025 às 15:38 - Atualizado em 20/08/2025 às 15:39 - Por Felipe Dias
Governador Eduardo Riedel deixa PSDB e se filia ao Progressistas
Movimento em Brasília reforça presença do PP em Mato Grosso do Sul e marca crise tucana
Publicado em 19/08/2025 às 16:29 - Atualizado em 19/08/2025 às 16:30 - Por Felipe Dias
Em Brasília, Alexia e Fio do Povo solicitam a Tereza Cristina obras, maquinário e infraestrutura para Paraíso das Águas
O principal foco da visita foi a solicitação de uma emenda para custear quatro projetos considerados de "grande relevância para o desenvolvimento da cidade
Publicado em 08/08/2025 às 10:50 - Atualizado em 08/08/2025 às 10:53 - Por Roberta Cáceres
Vídeo: Deputada Camila Jara empurra Nikolas Ferreira e cena viraliza nas redes
Parlamentares protagonizam cena de tumulto após obstrução da pauta; parlamentar mineiro acusa a colega de agressão, que nega ter deliberadamente derrubado o adversário.
Publicado em 07/08/2025 às 09:10 - Atualizado em 07/08/2025 às 11:22 - Por Roberta Cáceres
Contingenciamento de gastos: Governador e secretários assinam decreto para manter investimentos, sem aumentar impostos
Medida, assinada por todos os secretários e válida para todo o Estado, busca garantir a capacidade de investimento público e atrair capital privado.
Publicado em 07/08/2025 às 09:19 - Por Roberta Cáceres
Governo Trump critica prisão domiciliar de Bolsonaro e ameaça sanções
Em nota oficial, o Departamento de Estado americano condenou a decisão de Alexandre de Moraes, do STF, e afirmou que irá “responsabilizar” quem colaborar com o ministro.
Publicado em 05/08/2025 às 12:03 - Atualizado em 05/08/2025 às 13:44 - Por Roberta Cáceres
STF resiste a pressão de Moraes por carta de apoio após sanções dos EUA
Jornal revela tentativas frustradas de demonstração de unidade em meio a cris internacional
Publicado em 01/08/2025 às 12:01 - Atualizado em 01/08/2025 às 12:12 - Por Roberta Cáceres
Carla Zambelli é presa em Roma e aguarda decisão da Justiça italiana sobre extradição
Deputada do PL foi localizada em apartamento na capital italiana após ordem do governo brasileiro; extradição pode ser decidida em até 48 horas
Publicado em 29/07/2025 às 16:50 - Atualizado em 29/07/2025 às 16:51 - Por Felipe Dias
Ministro Marco Aurélio Mello critica STF e Alexandre de Moraes por "medidas autoritárias" contra Bolsonaro
Em entrevista à CNN Brasil, ministro aposentado do STF questiona cerceamento de liberdade de expressão e competência do tribunal para julgar ex-presidente
Publicado em 23/07/2025 às 08:45 - Atualizado em 23/07/2025 às 08:47 - Por Roberta Cáceres
STF determina tornozeleira eletrônica a Bolsonaro, e PF cumpre mandado na casa do ex-presidente
Ex-chefe do Executivo passa a ser monitorado 24 horas; operação da Polícia Federal inclui buscas no escritório do PL em Brasília
Publicado em 18/07/2025 às 07:37 - Atualizado em 19/07/2025 às 00:36 - Por Maria Paula