A partir desta terça-feira (1º), os consumidores de energia elétrica enfrentarão um aumento significativo na conta de luz, com a ativação da bandeira tarifária vermelha no patamar 2, o nível mais alto do sistema tarifário da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A medida eleva o custo para R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora consumidos, em comparação aos R$ 4,463 cobrados anteriormente, segundo a Agência Brasil.
O anúncio foi feito na última sexta-feira (27) pela Aneel, que justificou a decisão em função do risco hidrológico, com os níveis dos reservatórios abaixo do esperado, e a alta no preço da energia no mercado. Esse aumento reflete o custo da energia que foi produzida, mas não contratada previamente.
O sistema de bandeiras tarifárias, implantado em 2015, visa informar de maneira transparente os custos da geração de energia aos consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
Ele é composto por três cores: verde, amarelo e vermelho, sendo a bandeira vermelha dividida em dois patamares. A bandeira verde, que estava em vigor durante boa parte do ano, indica que não há cobrança adicional na tarifa.
Em setembro, o país passou a operar sob a bandeira vermelha patamar 1, agora substituída pelo patamar 2, que implica o maior custo para os consumidores.
A Aneel destaca que o sistema de bandeiras tarifárias incentiva os usuários a adaptar seu consumo de energia, possibilitando uma redução no valor final da conta de luz.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Cidade Empreendedora atende municípios da região Norte com ações para fortalecer pequenos negócios e gestão pública
Costa Rica, Chapadão do Sul, Camapuã, Cassilândia, São Gabriel do Oeste, Sonora, Inocência, Rio Verde e Pedro Gomes estão entre as cidades contempladas no novo ciclo do programa
Publicado em 12/07/2025 às 09:01 - Atualizado em 12/07/2025 às 09:04 - Por Felipe Dias
Deputado Junior Mochi pede viatura para DAM e bicicletas elétricas para agentes em Coxim
Indicações foram apresentadas na Assembleia e visam melhorar o atendimento à mulher e a mobilidade de agentes de saúde.
Publicado em 11/07/2025 às 10:44 - Atualizado em 11/07/2025 às 10:48 - Por Maria Paula
Famílias do Bolsa Família participam de reunião obrigatória na próxima terça em Costa Rica
Encontro será no dia 15, às 15h, no Vale do Amanhecer, com participação de vários bairros da cidade.
Publicado em 11/07/2025 às 10:23 - Atualizado em 11/07/2025 às 10:30 - Por Maria Paula
Adolescente de 13 anos morre após bater moto em árvore na zona rural de Iguatemi
Gabriel Barrios Pereira não resistiu aos ferimentos e morreu no Hospital da Vida, em Dourados.
Publicado em 11/07/2025 às 09:45 - Atualizado em 11/07/2025 às 10:04 - Por Maria Paula
Homem é preso após agredir mulher e fugir com bebê de 1 ano em Ponta Porã
Vítima teve duas costelas fraturadas e recebeu atendimento no hospital; criança foi resgatada pela polícia.
Publicado em 11/07/2025 às 09:26 - Atualizado em 11/07/2025 às 09:28 - Por Maria Paula
Colheita do milho atinge 10,2% em MS e avança lentamente por causa da umidade e falta de caminhões
Chapadão do Sul tem início mais tardio por causa do atraso no plantio da soja; pico da colheita será em julho.
Publicado em 11/07/2025 às 08:34 - Atualizado em 11/07/2025 às 08:45 - Por Maria Paula
MP apura incêndio que queimou 162 hectares e atingiu cinco propriedades em Coxim
Promotoria investiga uso irregular de fogo durante período de proibição e busca reparação ambiental.
Publicado em 11/07/2025 às 08:10 - Atualizado em 11/07/2025 às 08:16 - Por Maria Paula
Hospital de Sonora recebe cadeiras de rodas e macas reforçadas doadas pela Maçonaria
Equipamentos vão melhorar o atendimento a pacientes com mobilidade reduzida e maior peso corporal.
Publicado em 11/07/2025 às 07:43 - Atualizado em 11/07/2025 às 07:52 - Por Maria Paula