Anúncio sobre retorno do horário de verão é adiado para esta quarta-feira

Ministro de Minas e Energia espera complementos do estudo do ONS para decidir sobre a política de economia de energia

Imagem de compartilhamento para o artigo Anúncio sobre retorno do horário de verão é adiado para esta quarta-feira da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O anúncio oficial do governo federal sobre a possível retomada do horário de verão, que estava previsto para esta terça-feira (15), foi adiado para quarta-feira (16). A informação foi confirmada por veículos de imprensa, incluindo o portal Terra.

O horário de verão consiste em adiantar os relógios em uma hora durante um determinado período do ano, uma prática que sempre gerou opiniões divergentes entre os brasileiros. A medida foi implementada com o objetivo de promover a economia de energia.

De acordo com a publicação, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, aguarda complementos ao estudo do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) sobre a viabilidade de reintroduzir a política ainda neste ano.

O ministro destacou que o horário de verão tem sua maior importância entre 15 de outubro e 30 de novembro, prolongando-se até 15 de dezembro, embora sua relevância diminua ao longo do tempo.

Dados do governo federal indicam que o Cemadem (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) registrou que o Brasil enfrenta a pior crise hídrica dos últimos 73 anos, desde que começou a medir a questão pluviométrica em 1950.

No último dia 9, o ONS apresentou projeções para o período de outubro de 2024 a março de 2025, apontando incertezas quanto ao início e às condições do período úmido, embora alguns modelos indiquem um aumento nas chuvas a partir da segunda quinzena deste mês.

O horário de verão foi abolido em abril de 2019 pelo governo de Jair Bolsonaro.

Fonte: MS Todo Dia

Você também pode gostar de ler