Nesta quinta-feira (24), a juíza Flávia Simone Cavalcante, da 2ª Vara da Comarca de Cassilândia, concedeu liminar favorável a Peter Saimon Alves Borges, suspendendo os efeitos do Decreto Legislativo que havia cassado seu mandato de vereador. Com a decisão, Peter terá seu mandato restabelecido até que seja proferida a sentença de mérito no processo.
O vereador entrou com um Mandado de Segurança contra o Presidente da Câmara Municipal de Cassilândia, alegando que a cassação de seu mandato foi ilegal. Peter havia sido condenado criminalmente no passado, mas cumpriu integralmente a pena, e a extinção da punibilidade foi declarada em 12 de março de 2024.
No entanto, a Câmara Municipal recebeu uma denúncia alegando que a condenação tornava Peter inelegível e que ele teria omitido essa informação, configurando infrações político-administrativas.
Em sua decisão, a juíza Flávia Simone Cavalcante destacou que a Constituição Federal, em seu artigo 15, estabelece que a suspensão dos direitos políticos só ocorre enquanto durarem os efeitos de uma condenação criminal.
Dado que a pena de Peter já foi extinta, a magistrada considerou que não se poderiam impor a ele efeitos secundários, como a perda do mandato, segundo o site Cassilândia Notícias.
Além disso, a juíza refutou as alegações de que Peter teria cometido ato de improbidade administrativa ou falta de decoro parlamentar ao não informar a Câmara Municipal sobre sua condenação.
Segundo a decisão, não há nenhuma previsão legal ou regimental que obrigue o vereador a comunicar tal fato. A magistrada também ressaltou que não há provas de dolo na conduta de Peter, o que é necessário para configurar improbidade administrativa.
A decisão liminar reconhece, portanto, a probabilidade do direito de Peter Saimon Alves Borges de reassumir suas funções como vereador. A Câmara Municipal e o Ministério Público foram notificados para se manifestarem sobre o caso, que seguirá até a decisão definitiva.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Motorista morre em batida entre caminhonete e caminhão na MS-112, entre Cassilândia e Inocência
Rafael Giacomini, de 42 anos, estava na direção da Hilux e morreu ainda no local; mais uma pessoa teria morrido, mas morte ainda não foi confirmada
Publicado em 17/06/2025 às 14:00 - Atualizado em 17/06/2025 às 14:01 - Por Felipe Dias
Motorista morre e passageiro fica ferido após batida entre caminhões na MS-306, em Cassilândia
Veículo menor tentava retornar à pista durante operação “pare e siga” quando foi atingido na lateral; vítima morreu no local
Publicado em 10/06/2025 às 16:18 - Atualizado em 10/06/2025 às 16:38 - Por Felipe Dias
Homem perde R$ 25 mil ao cair em golpe de venda de carro em rede social em Cassilândia
Vítima fez transferência via Pix acreditando comprar um veículo, mas foi enganada por golpista que se passou por intermediário da venda
Publicado em 09/06/2025 às 16:56 - Atualizado em 09/06/2025 às 16:57 - Por Felipe Dias
Prefeitura de Cassilândia responde MP e diz que só fará contratação emergencial com aval da Justiça
Município afirma que Reforma Tributária inviabiliza novo concurso e promete análise técnica antes de qualquer medida
Publicado em 04/06/2025 às 08:44 - Atualizado em 04/06/2025 às 12:13 - Por Maria Paula