Após um ano e dois meses de espera, o Tribunal de Contas da União (TCU) incluiu na pauta de votação desta quarta-feira (5) a análise do acordo para a concessão da BR-163, rodovia essencial para o transporte no Mato Grosso do Sul, atualmente administrada pela CCR MSVia.
O processo, que envolve a manutenção e futuras melhorias da rodovia, deverá decidir se a concessionária continuará à frente da BR-163, agora comprometida com um novo pacote de investimentos de R$ 12 bilhões.
Esse montante será destinado a duplicações e ampliações na BR-163, incluindo construção de terceira faixa e outras intervenções estruturantes, previstas para se estender até o fim do contrato de concessão, em 2059.
A continuidade da concessão evitaria que o trecho voltasse ao controle do governo federal, situação semelhante ao que ocorreu recentemente com a BR-040, onde o TCU optou por não renovar a concessão, devolvendo-a para a União.
A concessão da BR-163 à CCR MSVia teve início em 2014, com a obrigação de duplicar os 847 km da rodovia no estado, a fim de melhorar a segurança e fluidez no tráfego, além de incentivar o desenvolvimento econômico regional.
No entanto, em dezembro de 2019, a concessionária solicitou a relicitação, justificando que as condições econômicas não acompanhavam as expectativas de fluxo de veículos.
Além disso, a concessionária apontou atrasos na liberação de financiamentos pelo Governo Federal, o que comprometeu a execução dos trechos de duplicação e outros compromissos contratuais.
Desde o início da concessão, a CCR MSVia duplicou apenas 150 km da rodovia, realizados no primeiro ano para atender ao requisito mínimo necessário para o início da cobrança de pedágio, que começou em setembro de 2015.
A concessionária afirmou ter enfrentado dificuldades no licenciamento ambiental, fator que teria contribuído para o atraso na duplicação de novos trechos. Esse cenário levou ao pedido de relicitação e interrompeu a execução de obras estruturantes na rodovia.
Para manter a BR-163 operante enquanto aguardava uma decisão final, o governo federal e a CCR MSVia assinaram termos aditivos ao contrato original.
Em junho de 2021, foi celebrado o primeiro aditivo, que tinha validade de 24 meses e previa apenas a manutenção básica da pista e a prestação de serviços essenciais. Em 2023, o terceiro aditivo foi assinado, estendendo sua vigência até março de 2025, enquanto se buscava uma solução definitiva para a concessão.
Nos últimos meses, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seilog) e o Ministério dos Transportes trabalharam na elaboração de uma proposta consensual, que prevê a continuidade da CCR MSVia à frente da BR-163.
Essa proposta exige da concessionária o compromisso de novos investimentos, totalizando R$ 12 bilhões. Esses recursos serão aplicados gradualmente, com R$ 2,3 bilhões investidos nos primeiros três anos após a assinatura do novo contrato, previsto para ser formalizado ainda neste ano.
O Termo de Autocomposição, documento que estabelece as regras e condições do acordo, está pronto desde junho e recebeu o aval positivo da CCR MSVia, do Governo Federal e da Procuradoria-Geral da República (PGR).
No entanto, a execução dos novos parâmetros de investimento depende da aprovação do TCU, sendo essencial que a maioria dos nove ministros que compõem o plenário vote a favor do acordo.
Em outubro, o ministro Aroldo Cedraz, relator do caso, comunicou os demais ministros sobre seu parecer, colocando o processo em pauta para a sessão desta quarta-feira.
O parecer visa solucionar a controvérsia de forma definitiva, de modo a permitir a aplicação dos novos investimentos e evitar que a concessão da BR-163 enfrente o mesmo desfecho da BR-040.
Necessidade de 
Desde 2017, a BR-163 não recebe novos investimentos de duplicação, o que afeta diretamente a segurança dos usuários e limita a capacidade de transporte da rodovia, segundo o site Correio do Estado. Nos últimos anos, a CCR MSVia sinalizou desinteresse em participar da relicitação.
No entanto, as negociações com o Governo Federal permitiram chegar a um consenso, mantendo a concessão e incluindo novas obrigações de investimento, adaptadas às condições econômicas e ambientais atuais.
Caso o TCU aprove o novo acordo, a concessionária terá o compromisso de duplicar apenas mais 190 km da rodovia, além de construir 170 km de terceira faixa, ajustes que refletem as demandas de tráfego observadas.
O projeto original, que exigia a duplicação total dos 847 km, mostrou-se inviável frente aos desafios enfrentados, incluindo as variações no fluxo de veículos e os custos ambientais.
A BR-163 é uma rota estratégica para o escoamento de produtos agrícolas e industriais, desempenhando um papel vital na economia do Mato Grosso do Sul. A decisão do TCU será fundamental para definir o futuro das obras e assegurar investimentos essenciais na rodovia, beneficiando tanto os setores econômicos quanto a segurança dos motoristas.
O investimento previsto de R$ 12 bilhões trará uma melhora significativa na infraestrutura e permitirá que a BR-163 continue como uma das principais vias de transporte e desenvolvimento regional.
Foto: Gerson Oliveira
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Polícia Federal prende homem em Três Lagoas por armazenar imagens de abuso sexual infantojuvenil
Ação aconteceu nesta quinta-feira (30) durante a Operação Escudo de São Miguel I, que visa combater o crime praticado pela internet
Publicado em 30/10/2025 às 18:10 - Atualizado em 30/10/2025 às 18:27 - Por Felipe Dias
Defeso da Piracema em Mato Grosso do Sul começa neste sábado (1º) no Rio Paraná
Pesca fica totalmente proibida para garantir a reprodução dos peixes; restrição nos demais rios do estado começa em 5 de novembro e segue até fevereiro de 2026
Publicado em 30/10/2025 às 15:56 - Atualizado em 30/10/2025 às 15:57 - Por Felipe Dias
Senadora Soraya Thronicke defende projetos que ampliam punições por misoginia e violência patrimonial contra mulheres
Propostas analisadas pela CCJ do Senado equiparam misoginia à Lei do Racismo e tornam pública a ação penal em casos de dano no contexto de violência doméstica
Publicado em 29/10/2025 às 16:15 - Atualizado em 29/10/2025 às 16:30 - Por Felipe Dias
Governo de MS quer leiloar aeroportos de Coxim e Chapadão do Sul junto com outros sete para atrair R$ 150 milhões
Plano do Estado prevê concessão de nove terminais regionais a empresas interessadas em investir em infraestrutura e ampliar a aviação no interior sul-mato-grossense
Publicado em 29/10/2025 às 15:07 - Atualizado em 29/10/2025 às 15:08 - Por Felipe Dias
Atvos lança Programa Trainee Geração Agro 2026 com oportunidades em polos MS, MT, GO, SP
A jovens formados Agronomia, Engenharia, Administração, Economia e TI e correlatas, entre os anos de 2020 e 2022 que tenham disponibilidade para atuar presencialmente nas unidades
Publicado em 29/10/2025 às 11:50 - Atualizado em 29/10/2025 às 12:46 - Por Roberta Cáceres
Produtores rurais de MS devem declarar rebanho e atualizar cadastro entre 1º de novembro e 1º de dezembro
O processo é obrigatório para todos os produtores que possuem saldo de animais, independentemente do tamanho da propriedade
Publicado em 27/10/2025 às 16:45 - Atualizado em 27/10/2025 às 17:29 - Por Roberta Cáceres
MP deflagra operação Fake Cloud e cumpre mandados em três cidades de MS contra fraudes em contratos de TI em Itaporã
Investigação apura esquema de corrupção e direcionamento de licitações voltadas a sistemas de backup em nuvem
Publicado em 23/10/2025 às 18:29 - Atualizado em 23/10/2025 às 18:58 - Por Felipe Dias
Mato Grosso do Sul amplia liderança em bioenergia e busca consolidar etanol e açúcar carbono neutros até 2030
Estado é o 2º maior produtor de etanol de milho do país e atrai R$ 1 bilhão em investimentos em biometano, fortalecendo a matriz energética limpa
Publicado em 23/10/2025 às 16:54 - Atualizado em 23/10/2025 às 17:27 - Por Felipe Dias
 
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
    