O Tribunal de Contas da União (TCU) adiou a decisão sobre a repactuação do contrato de concessão da BR-163, que estava na pauta desta quarta-feira (6).
O adiamento ocorreu após o ministro Augusto Nardes solicitar vistas do processo, postergando a decisão por uma semana, com nova análise prevista para a sessão da próxima quarta-feira (13).
A concessão da BR-163 foi firmada em 2014 com a CCR MSVia, que assumiu o compromisso de investir em melhorias ao longo dos 843 quilômetros da rodovia, mas, até o momento, completou obras em apenas 150 quilômetros.
Com o objetivo de garantir a continuidade das obras sem a necessidade de um novo processo licitatório, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) propôs um acordo para repactuar o contrato.
Durante a sessão, o relator do caso, ministro Aroldo Cedraz, posicionou-se contra a extensão do contrato com a CCR MSVia. Cedraz argumentou que as alterações previstas na repactuação equivaleriam a um novo contrato, o que, segundo ele, violaria a Lei de Licitações.
"Os investimentos propostos são de extrema relevância, mas não está garantida a realização dos investimentos", destacou o ministro, que defendeu uma nova licitação como a alternativa mais adequada.
A manifestação de Cedraz recebeu apoio do Ministério Público junto ao TCU e da própria concessionária, que se posicionaram contra a prorrogação do contrato.
Já o presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, salientou que a legalidade do processo já foi debatida e decidida pelo tribunal, e que o foco agora deve estar na avaliação da vantagem ou não da proposta apresentada.
Em contraste, o ministro Benjamin Zima posicionou-se a favor da repactuação, destacando que o processo de relicitação levaria, no mínimo, três anos. Ele argumentou que o projeto inclui obras de duplicação e defendeu a possibilidade de um desconto que evidencie a vantagem do acordo.
"Meu prognóstico é de que vamos conseguir um desconto que vai tornar a vantajosidade evidente", afirmou Zima, propondo ainda uma audiência pública para aprofundar a discussão.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Riedel entrega obras e anuncia R$ 34 milhões em investimentos em Sonora
Governador participou das comemorações dos 38 anos do município, autorizou obras de habitação, pavimentação e destacou avanços no saneamento básico.
Publicado em 05/06/2026 às 10:16 - Atualizado em 05/06/2026 às 10:20 - Por Gabi Ferreira
Detran-MS libera parcelamento digital de débitos para facilitar licenciamento de veículos
Nova ferramenta permite regularizar multas e pendências diretamente pelo Portal Meu Detran; calendário de licenciamento 2026 já começou
Publicado em 03/06/2026 às 10:56 - Atualizado em 03/06/2026 às 10:57 - Por Gabi Ferreira
Riedel visita Sonora e Chapadão do Sul para entrega de obras, assinaturas e abertura da Exposul
Governador cumpre agenda nesta quarta-feira com anúncios de investimentos em infraestrutura, habitação, saneamento e desenvolvimento regional
Publicado em 03/06/2026 às 08:16 - Atualizado em 03/06/2026 às 08:19 - Por Gabi Ferreira
Riedel anuncia uso de inteligência artificial do Google nas escolas estaduais e cria CEP Rural em MS
Parceria beneficiará 190 mil estudantes da rede estadual e levará ferramenta Gemini para salas de aula; produtores rurais terão endereço digital oficial
Publicado em 02/06/2026 às 09:47 - Atualizado em 02/06/2026 às 10:09 - Por Gabi Ferreira
Quinta parcela do IPVA 2026 vence nesta sexta-feira em Mato Grosso do Sul
Prazo encerra calendário do parcelamento e atraso pode gerar juros, multa e impedir licenciamento do veículo
Publicado em 27/05/2026 às 10:03 - Atualizado em 27/05/2026 às 10:06 - Por Gabi Ferreira
Mais de 30% dos contribuintes ainda não entregaram declaração do Imposto de Renda 2026
Receita Federal já recebeu mais de 30,6 milhões de declarações; prazo termina no próximo dia 29 de maio
Publicado em 25/05/2026 às 09:35 - Atualizado em 25/05/2026 às 09:42 - Por Gabi Ferreira
Mato Grosso do Sul alcança 7º melhor índice de qualidade de vida do Brasil
Estado ficou acima da média nacional no IPS Brasil 2026 e se destacou em áreas como oportunidades, inclusão social e necessidades básicas
Publicado em 22/05/2026 às 08:12 - Atualizado em 22/05/2026 às 08:50 - Por Gabi Ferreira