Referência nacional e internacional em energia renovável, Mato Grosso do Sul reuniu, nesta sexta-feira (29), representantes de empresas multinacionais, lideranças setoriais e autoridades estaduais para discutir os avanços e desafios globais no setor de energias renováveis.
O evento, realizado na Casa da Indústria, em Campo Grande, destacou a importância da ciência e tecnologia na ampliação da produção de energias sustentáveis, além de reforçar o papel do Estado na transição energética.
De acordo com o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jayme Verruck, o Estado já é um exemplo na produção de bioenergia, com 95% de sua energia proveniente de fontes renováveis.
Entre os principais destaques está a produção de etanol de milho, biogás e biometano, estudos para Combustível Sustentável de Aviação (SAF) e hidrogênio verde.
O secretário também destacou o objetivo ambicioso do Estado de zerar as emissões de carbono até 2030, meta apresentada na COP em 2017. "Na época, muitos duvidaram, mas mostramos que a transição é possível com planejamento e investimentos em tecnologia", ressaltou Verruck.
Daniel Vargas, doutor em Direito pela Universidade de Harvard, destacou que Mato Grosso do Sul exporta 52% da energia que produz para a rede nacional e que o objetivo é ampliar essa contribuição. Ele enfatizou a necessidade de atrair tecnologias emergentes para competir no cenário global:
“Temos a rota do biometano, mas enfrentamos concorrência. É essencial discutir ciência, tecnologia e inovação para garantir nossa competitividade.”
O Fórum de Bioenergia, organizado pelo Lide-MS e pela Biosul, contou com o apoio do Sistema Fiems e da Reflore. O evento destacou a relevância das parcerias entre governo, setor privado e instituições de pesquisa para consolidar o Estado como líder em energia renovável e descarbonização.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Licenciamento 2026 começa em MS e placas 1 e 2 devem pagar em abril
Valor dentro do prazo é de R$ 240,50; conduzir veículo não licenciado é infração gravíssima
Publicado em 06/04/2026 às 08:10 - Atualizado em 06/04/2026 às 08:36 - Por Gabi Ferreira
Costa Rica lidera casos de dengue em MS e acende alerta na região norte
Boletim epidemiológico aponta alta incidência e avanço da doença em municípios como Figueirão e Paraíso das Águas
Publicado em 02/04/2026 às 08:08 - Atualizado em 02/04/2026 às 08:51 - Por Gabi Ferreira
IPVA 2026: vence hoje prazo para pagamento da terceira parcela
Contribuintes devem ficar atentos para evitar juros, multas e impedimentos no licenciamento do veículo
Publicado em 31/03/2026 às 10:08 - Atualizado em 31/03/2026 às 10:11 - Por Gabi Ferreira
Incêndio atinge fábrica de brinquedos em Aparecida do Taboado
Equipes de Três Lagoas, Paranaíba e da usina Alcovalle combateram o fogo. Ninguém ficou ferido e os danos foram apenas materiais
Publicado em 30/03/2026 às 06:50 - Atualizado em 30/03/2026 às 06:58 - Por Gabi Ferreira
Bebê de 1 mês morre por chikungunya; é o 5º óbito registrado em MS este ano
Caso foi registrado na Reserva Indígena de Dourados; governo estadual já trata situação como epidemia
Publicado em 25/03/2026 às 14:52 - Atualizado em 25/03/2026 às 15:13 - Por Gabi Ferreira
Pirarucu é classificado como invasor e tem pesca liberada no Pantanal
Espécie invasora poderá ser capturada sem limite em Mato Grosso do Sul, segundo norma do Ibama
Publicado em 20/03/2026 às 08:11 - Atualizado em 20/03/2026 às 08:15 - Por Gabi Ferreira
Coxim, Alcinópolis e Figueirão recebem carreta-palco do Circula Cultura MS
Projeto leva teatro, dança e circo gratuitos a 40 municípios; Camapuã, Sonora e Paraíso das Águas também estão entre as cidades
Publicado em 18/03/2026 às 09:13 - Atualizado em 18/03/2026 às 09:16 - Por Gabi Ferreira
Artesã de Rio Verde é homenageada na abertura da Semana do Artesão em MS
Feira Mãos que Criam reúne artesãos de 45 municípios e oito etnias indígenas em Campo Grande
Publicado em 17/03/2026 às 10:40 - Atualizado em 17/03/2026 às 11:52 - Por Gabi Ferreira
Coxim e Cassilândia terão Judiciário sem expediente nesta quinta e sexta-feira
Comarcas param por feriado de São José e ponto facultativo; atendimento será mantido apenas em regime de plantão
Publicado em 17/03/2026 às 09:00 - Atualizado em 17/03/2026 às 09:13 - Por Gabi Ferreira