Eduardo Riedel e ministro dos Transportes discutirão Rota da Celulose após falta de investidores

De acordo com Riedel, o projeto, que foi adiado para até março de 2025, será minuciosamente revisado em parceria com o governo federal

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O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, afirmou que, já na próxima terça-feira (10), se reunirá com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para discutir os motivos do desinteresse de investidores no leilão da Rota da Celulose, programa de concessão de rodovias que seria ofertado na B3 (Bolsa de Valores do Brasil) na próxima sexta-feira (13). A declaração foi dada durante a inauguração da nova fábrica de celulose da Suzano, em Ribas do Rio Pardo, nesta quinta-feira (5).

De acordo com Riedel, o projeto, que foi adiado para até março de 2025, será minuciosamente revisado em parceria com o governo federal. A decisão de prorrogar o leilão foi influenciada pela alta do dólar e pela saturação do mercado, segundo informou anteriormente o Estado.

“Como a causa de não ter aparecido investidor nesse programa tem natureza de diversas origens, o governo de Mato Grosso do Sul e federal vão sentar na próxima terça para discutir ponto a ponto o projeto”, declarou o governador, mencionando a secretária especial do EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas), Eliane Detoni, que já está em diálogo com o mercado.

Eliane Detoni apontou que a alta do dólar, os juros elevados e a intensa concorrência com outros projetos foram fatores determinantes para o adiamento do leilão. “Foi um movimento natural do próprio mercado, em um cenário que não contribuiu devido às taxas de juros bastante elevadas e à grande oferta de projetos. Foram quase 5 mil km de rodovias concessionadas, com investimentos na ordem de R$ 130 bilhões”, explicou.

Detalhes da Rota da Celulose

A Rota da Celulose prevê a concessão de 870,3 km de rodovias, incluindo trechos das MS-040, MS-338, MS-395, BR-262 e BR-267, por 30 anos. O projeto, que integra importantes vias próximas às fábricas de celulose da Suzano (Ribas do Rio Pardo) e Eldorado Brasil (Três Lagoas), contempla duplicações, acostamentos, terceiras faixas, passarelas, contornos, travessias sobre linhas férreas e passagens de fauna.

A infraestrutura prometida inclui 19 guinchos, 13 ambulâncias, sete veículos de inspeção de tráfego, cinco caminhões-pipa, cinco caminhões adaptados para apreensão de animais e desobstrução de pistas, além de 13 postos de atendimento com estacionamento, sanitários e áreas de descanso para usuários.

Com as discussões agendadas, o governo busca alinhar o projeto às expectativas do mercado e garantir que ele seja atraente aos investidores, reavaliando tanto o formato quanto os detalhes da concessão.

Fonte: MS Todo Dia

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