Prefeitura de Sonora e MPMS anulam concurso público após investigação de irregularidades

Certame estava sob investigação desde abril deste ano, com o objetivo de apurar favorecimentos e falhas no processo seletivo

Imagem de compartilhamento para o artigo Prefeitura de Sonora e MPMS anulam concurso público após investigação de irregularidades da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A Prefeitura de Sonora e o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) firmaram um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que determina a anulação de um concurso público do município, após a investigação de possíveis irregularidades envolvendo a empresa organizadora, o Instituto de Pesquisa, Pós-Graduação e Ensino de Cascavel (IPPEC).

O certame estava sob investigação desde abril deste ano, com o objetivo de apurar favorecimentos e falhas no processo seletivo. O TAC foi assinado após a prefeitura reconhecer que havia fatores que comprometiam a comprovação da "inquestionável reputação ético-profissional" da banca organizadora, conforme exigido por lei.

Segundo o MPMS, a contratação do IPPEC ocorreu por dispensa de licitação, mas a empresa não apresentou a documentação necessária para atestar sua idoneidade. A ausência de comprovações motivou a abertura de um inquérito civil, culminando na suspensão do concurso ainda em abril, por orientação do Ministério Público.

Na ocasião, o prefeito de Sonora, Enelto Ramos da Silva, justificou a suspensão como uma medida preventiva para garantir a integridade e a transparência do processo seletivo, diante das graves alegações levantadas.

Com a assinatura do TAC, a prefeitura assumiu a responsabilidade de adotar todas as providências para anular o concurso, além de informar oficialmente os candidatos e a população sobre a decisão. O caso reforça a necessidade de rigor na escolha de bancas organizadoras para garantir a lisura e a confiança nos processos seletivos públicos.

Foto: Coxim Agora

Fonte: MS Todo Dia

Você também pode gostar de ler