O município de Cassilândia está se destacando como o novo polo da citricultura em Mato Grosso do Sul. A previsão é de 3,2 mil hectares de laranjais plantados, ainda este ano. Esse crescimento significativo impulsionar a citricultura no estado, que espera alcançar 30 mil hectares cultivados.
Atualmente, o cultivo de laranja no Estado já ocorre em Campo Grande, Dois Irmãos do Buriti, Sidrolândia, Ribas do Rio Pardo, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Três Lagoas, Água Clara, Bataguassu, Chapadão do Sul, Figueirão, Terenos, Jaraguari Inocência e Paraíso das Águas.
Em Cassilândia, o planejamento sobre o avanço da citricultura foi discutido entre autoridades do Estado, município e representantes da empresa Frucamp. A laranja tem ciclo de produção de 20 anos, sendo que após o plantio, a primeira safra acontece em três anos, se estabilizando após cinco. A colheita em Mato Grosso do Sul deve ocorrer entre maio e janeiro.
Pode-se observar a expansão da área plantada, visto que Cassilândia já possui 800 hectares de laranjais e deve ultrapassar 3 mil hectares, este ano. Enquanto essa meta não é atingida, o estado se prepara para receber a citricultura, com legislações e ações em prol da nova cultura. Além disso, o planejamento estadual almeja buscar a industrialização da cadeia quando o total de hectares plantados se aproximar de 25 mil, explica o titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck
Fatores que determinaram este incremento são: investimentos e alta produtividade, impulsionados por sistemas de irrigação e alta produtividade; reuniões entre autoridades estaduais, municipais e representantes do setor. Outro item que levou a esse incremento foi a migração da produção paulista.
A coordenadora de Citricultura da Semadesc, Karla Nadai, ressaltou a importância de medidas preventivas contra o greening, como o plantio de mudas certificadas e a proibição da murta, que é hospedeira do inseto transmissor da doença. A doença do greening, que afeta os laranjais, tem motivado a migração da produção de São Paulo para o Mato Grosso do Sul. A preocupação com o greening faz com que as autoridades e produtores fiquem atentos à prevenção, com medidas como o plantio de mudas certificadas e a proibição da murta.
Ao lado dos fiscais estaduais agropecuários da Iagro, Cristiane Navarrete e Carlos Aparecido Barbosa, respectivamente de Paranaíba e de Cassilândia, Karla se reuniu com o prefeito de Cassilândia, Rodrigo de Freitas, e dos secretários municipais Edson Bobadilha (Desenvolvimento) e Bruna Fernandes (Administração) para discutir o avanço da citricultura na região.
Dentre os benefícios dessa expansão, pode-se citar a atratividade para produtores e o que mais chama atenção é o fato da industrialização da cadeia. A citricultura tem gerado empregos no Mato Grosso do Sul, tanto para moradores locais quanto para pessoas de outras regiões.
O prefeito de Cassilândia, Rodrigo de Freitas, salientou a relevância da reunião com as autoridades e reforçou o compromisso da administração municipal em trabalhar para consolidar Cassilândia como um exemplo de desenvolvimento sustentável e competitivo.
O secretário estadual Jaime Verruck mencionou as tratativas com a área industrial para que o processamento do suco de laranja também ocorra no estado, ampliando a cadeia de produção e gerando mais empregos.
A citricultura em Cassilândia representa um novo impulso para a economia do município e desenvolvimento regional. "Vale a pena lembrar que o setor está gerando trabalho para pessoas daqui de Mato Grosso do Sul e de fora. A citricultura é altamente demandante de mão de obra", enfatiza Verruck.
Fonte: MS Todo Dia com informações da Comunicação Semadesc
Foto: Karla Nadai/Arquivo Pessoal
Você também pode gostar de ler
Prefeitura de Cassilândia participa do Rotary Day que disponibilizou serviços gratuitos à população
A iniciativa teve como principal objetivo aproximar os serviços públicos e comunitários dos cassilandenses, reforçando o compromisso com o bem-estar
Publicado em 01/12/2025 às 09:03 - Atualizado em 01/12/2025 às 09:27 - Por Roberta Cáceres
Salário de novembro já na conta e Prefeitura de Cassilândia define datas de pagamento de dezembro e 13º
Prefeito Rodrigo Freitas anuncia antecipação e destaca compromisso com a valorização do funcionalismo e o fomento ao comércio local no fim de ano
Publicado em 28/11/2025 às 08:36 - Atualizado em 28/11/2025 às 08:37 - Por Roberta Cáceres
Prefeitura de Cassilândia inicia Mutirão da Boa Visão com objetivo de zerar fila de espera por consultas oftalmológicas
Estão previstas 1.000 consultas oftalmológicas, com o atendimento de cerca de 100 pacientes por dia
Publicado em 27/11/2025 às 10:32 - Atualizado em 27/11/2025 às 10:37 - Por Roberta Cáceres
Rigor e transparência: Prefeito Rodrigo de Freitas promete punição severa após desvio de pneus em Cassilândia
Chefe do Executivo reforça que não acobertará peculato e anuncia afastamento de servidores envolvidos; Patrulha no patrimônio público será padrão na gestão
Publicado em 25/11/2025 às 12:34 - Atualizado em 25/11/2025 às 12:49 - Por Roberta Cáceres
Prefeitura de Cassilândia informa que as farmácias estão com estoque completo e horário estendido
Prefeito Rodrigo Freitas anuncia 233 itens disponíveis e guncionamento da Farmácia Central (AMI) até as 22h
Publicado em 24/11/2025 às 10:25 - Atualizado em 24/11/2025 às 10:36 - Por Roberta Cáceres
Prefeito Rodrigo Freitas e Câmara de Cassilândia se reúnem e alinham destinação de emendas
O Prefeito e gestão reconhecem a importância das emendas como um instrumento que permite aos parlamentares direcionar parte do orçamento municipal para atender às necessidades
Publicado em 22/11/2025 às 09:52 - Atualizado em 22/11/2025 às 16:22 - Por Roberta Cáceres
Prefeitura de Cassilândia inicia preparativos para o Natal Encantado
Além da limpeza pesada, as equipes estão realizando adequações estruturais e melhorias que servirão de base para a decoração especial
Publicado em 18/11/2025 às 10:36 - Atualizado em 18/11/2025 às 10:44 - Por Roberta Cáceres
Prefeitura de Cassilândia convida para o encerramento do Projeto de Leitura 2025
Gestão enfatiza que a presença do público é fundamental para valorizar o esforço e talento dos pequenos artistas e dos educadores, marcando um momento de celebração
Publicado em 17/11/2025 às 09:57 - Atualizado em 17/11/2025 às 10:03 - Por Roberta Cáceres
Prefeitura de Cassilândia intensifica ações de prevenção: Unidades de saúde focadas no Novembro Azul
Agenda municipal prioriza exames, orientações e hábitos saudáveis no combate ao câncer de próstata
Publicado em 14/11/2025 às 09:35 - Atualizado em 14/11/2025 às 09:40 - Por Roberta Cáceres
Prefeitura de Cassilândia avança na industrialização de borracha; Comitiva realiza visita técnica a usina São Manoel
A iniciativa visa aproveitar o potencial da heveicultura local, uma vez que Cassilândia já possui uma base produtiva sólida com cerca de 4,5 mil hectares de seringueiras plantadas
Publicado em 13/11/2025 às 10:38 - Atualizado em 13/11/2025 às 11:50 - Por Roberta Cáceres