A BR-163 em Mato Grosso do Sul contará com novas tecnologias e infraestrutura para melhorar a segurança e o atendimento aos usuários. Entre as inovações previstas na próxima concessão da rodovia estão um botão SOS em aplicativo, 477 câmeras de monitoramento e 51 medidores de velocidade. O leilão da rodovia está marcado para maio, e a atual administradora, CCR MSVia, pode participar da disputa.
O Programa de Exploração de Rodovia (PER) da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) prevê investimentos de R$ 17,32 bilhões em obras e serviços até 2045. Um dos principais avanços será no Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), que incluirá um sistema eletrônico de troca de informações via intranet sem fio, garantindo cobertura em toda a extensão concedida.
O aplicativo da concessionária terá geolocalização, informações em tempo real sobre a rodovia e um botão de alerta para emergências. Ao ser acionado, o sistema enviará automaticamente a localização do usuário para a Central de Controle e Operações, que encaminhará a equipe mais próxima para o atendimento.
As 477 câmeras de monitoramento serão instaladas ao longo dos 845,9 km da rodovia, abrangendo praças de pedágio, edificações operacionais, postos de pesagem, pontos de parada de descanso e postos da PRF. Em caso de falha técnica, a concessionária terá até 48 horas para reparos em locais críticos e 72 horas nos demais pontos.
No controle de velocidade, 51 dispositivos serão instalados, podendo ser radares fixos ou lombadas eletrônicas. Equipamentos já existentes deverão ser mantidos e, caso estejam inoperantes, deverão ser reparados ou substituídos em até 60 dias.
O plano de obras da nova concessão inclui a duplicação de 203 km da rodovia, implantação de 147,77 km de faixas adicionais, 28,82 km de contornos, 22,99 km de vias marginais e seis correções de traçado em intersecções estratégicas. Também estão previstas 22 novas passarelas para pedestres, todas com iluminação, câmeras de segurança e telas de proteção.
Além disso, haverá 56 passagens de fauna e ciclovias, cuja localização será definida com base em estudos de atropelamento de animais e corredores ecológicos. O projeto também prevê a demolição da praça de pedágio em Mundo Novo, da delegacia da PRF e das unidades operacionais da CCR MSVia em Rio Brilhante e São Gabriel do Oeste.
Fonte: MS Todo Dia
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