Mais novo polo de celulose de Mato Grosso do Sul, a cidade de Inocência conta atualmente com 3.800 trabalhadores atuando diretamente no Projeto Sucuriú, da Arauco. Com um investimento de US$ 4,6 bilhões, a megafábrica de celulose irá gerar 14 mil empregos na região durante a construção e, ao ser concluída, terá capacidade para produzir 3,5 milhões de toneladas de celulose por ano.
Apesar do crescimento econômico acelerado, o município enfrenta escassez de mão de obra em diversos setores, desde serviços básicos de limpeza, alimentação e moradia até transporte. Para atrair fornecedores e atender à demanda do empreendimento, Inocência sediou nesta quinta-feira (13) o Supplier Day, um evento promovido pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) em parceria com a Valmet, empresa responsável pela construção da fábrica.
A iniciativa contou com a participação de representantes da Arauco, da Fiems e do Sebrae/MS, ampliando o evento realizado no dia 11 em Campo Grande, que reuniu mais de 150 participantes. Em Inocência, o público foi ainda maior, com mais de 200 pessoas, incluindo 150 empresas previamente inscritas e 60 participantes espontâneos. Empresários de Mato Grosso do Sul e de estados vizinhos, como Goiás, São Paulo, Minas Gerais e até do Piauí, compareceram para conhecer as demandas do projeto.
O assessor de Logística da Semadesc, Lúcio Lagemann, representando o secretário Jaime Verruck, ministrou a palestra “Características da Celulose em MS”, destacando os dados da cadeia produtiva do setor e as oportunidades de negócios na região.
“A importância desse evento é incluir pequenas e médias empresas na cadeia produtiva, o que vai transformar a economia regional com os investimentos da Arauco. A Valmet demonstra sensibilidade ao integrar o comércio local e incentivar os pequenos e médios negócios. A Semadesc está aqui para apoiar essas empresas, pois são elas que geram a maior parte dos investimentos e dos empregos, fundamentais para o crescimento do estado”, afirmou.
O gerente de Comunicação da Arauco Brasil, Diego Marques, ressaltou que o Projeto Sucuriú reflete o compromisso da empresa com um crescimento sustentável e integrado. “Nosso posicionamento de marca ‘Grandeza que abraça o futuro’ traduz essa visão de unir progresso industrial à valorização das comunidades locais. Seguimos investindo no encadeamento produtivo para ampliar conexões estratégicas”, afirmou.
O gerente de suprimentos da Valmet, Rogério Meirelles, esclareceu o perfil de fornecedores buscados pela empresa. “Estamos em busca de fornecedores de pequeno e médio porte para serviços de construção e montagem, bem como fornecimento de serviços técnicos especializados, como tornearia, caldeiraria e acearia. Além disso, precisamos de prestadores para serviços gerais, como alimentação, combustível e mecânica”, explicou.
A Valmet deve iniciar as obras da planta industrial ainda neste semestre. “Precisamos estar alinhados com a Arauco para que possamos iniciar os trabalhos assim que a terraplenagem for concluída. Por isso, eventos como este são fundamentais para conectar fornecedores e estruturar a cadeia de suprimentos antecipadamente”, pontuou.
Durante o evento, foram apresentadas também as exigências administrativas, as diretrizes de ESG e os protocolos de segurança que devem ser seguidos pelos fornecedores e prestadores de serviço. Além disso, o encontro proporcionou um amplo networking entre os participantes.
O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, destacou a parceria entre Semadesc, Arauco, Valmet e a Prefeitura de Inocência. “O evento foi um sucesso e demonstra a força da colaboração entre empresas e governo para fortalecer os pequenos negócios”, ressaltou.
Entre os participantes, o empresário Lucas Tonet, do setor de alimentação em Jaraguari, celebrou a oportunidade de conhecer mais sobre o projeto. “Foi um evento muito produtivo, nos permitiu ampliar nossos conhecimentos, conhecer novas empresas e entender melhor o impacto do investimento da Arauco em Inocência”, afirmou.
Entusiasmado, ele revelou a possibilidade de expandir seus negócios para a cidade. “Tenho uma empresa de alimentação em Jaraguari, mas estou avaliando a possibilidade de investir aqui. Quem sabe, no futuro, possamos trazer algo da nossa área para Inocência”, concluiu.
Foto: Mairinco de Pauda/Semadesc
Você também pode gostar de ler
Último dia: Produtores têm até 1º de dezembro para declarar e atualizar rebanhos em MS
Iagro alerta que prazo não será prorrogado; falta de regularização bloqueia emissão de e-GTA
Publicado em 01/12/2025 às 15:12 - Atualizado em 01/12/2025 às 15:14 - Por Redação MS Todo Dia
Sanesul anuncia manutenção e alerta para possível falta de água no Centro de Coxim nesta segunda-feira (1º)
O serviço de manutenção está previsto para começar às 9h e o retorno estimado é para às 12h
Publicado em 29/11/2025 às 11:20 - Atualizado em 29/11/2025 às 14:08 - Por Redação MS Todo Dia
Expectativa de vida do brasileiro alcança 76,6 anos e atinge maior marca da história, aponta IBGE
Retomada após pandemia confirma trajetória de longevidade; mulheres seguem vivendo mais e mortalidade infantil volta a cair
Publicado em 29/11/2025 às 08:00 - Atualizado em 29/11/2025 às 08:41 - Por Redação MS Todo Dia
Sejusp apresenta mapa estratégico que orientará a segurança pública de MS até 2030
Documento define missão, metas e modelo de governança para reforçar ações no Estado.
Publicado em 28/11/2025 às 17:26 - Atualizado em 28/11/2025 às 17:56 - Por Redação MS Todo Dia
Por contaminação, Anvisa proíbe venda de lotes de sabão Ypê e Tixan
Contaminação por bactéria capaz de causar infecções graves foi detectada pela própria fabricante.
Publicado em 27/11/2025 às 19:22 - Atualizado em 27/11/2025 às 19:26 - Por Redação MS Todo Dia
Quase 163 mil trabalhadores de MS serão isentos com nova faixa do Imposto de Renda
Cerca de 229,6 mil declarantes de Imposto de Renda em Mato Grosso do Sul já não pagam o IR. Nova mudança aumenta esse número para 392 mil contribuintes.
Publicado em 27/11/2025 às 18:35 - Atualizado em 27/11/2025 às 19:18 - Por Redação MS Todo Dia
Prefeitura de Coxim anuncia novo cronograma da coleta de lixo no município; veja novos horários
A orientação é de que os moradores coloquem o lixo para fora apenas nos horários próximos ao da passagem do caminhão, evitando a dispersão de resíduos pelas vias públicas.
Publicado em 27/11/2025 às 18:01 - Atualizado em 27/11/2025 às 18:03 - Por Redação MS Todo Dia
Produtores de MS devem declarar rebanhos até dia 1º de dezembro; omissão leva a bloqueio e multas
Neste ano o prazo não será prorrogado. A declaração semestral de rebanhos deve ser realizada simultaneamente à Atualização Cadastral.
Publicado em 25/11/2025 às 16:37 - Atualizado em 25/11/2025 às 16:42 - Por Redação MS Todo Dia
Últimas horas de inscrição no processo seletivo para professor, em MS; salário chega a R$ 7,5 mil
A prova será aplicada no dia 7 de dezembro, no período vespertino, em Coxim e outras seis cidades.
Publicado em 25/11/2025 às 16:02 - Atualizado em 25/11/2025 às 16:34 - Por Redação MS Todo Dia