Mais novo polo de celulose de Mato Grosso do Sul, a cidade de Inocência conta atualmente com 3.800 trabalhadores atuando diretamente no Projeto Sucuriú, da Arauco. Com um investimento de US$ 4,6 bilhões, a megafábrica de celulose irá gerar 14 mil empregos na região durante a construção e, ao ser concluída, terá capacidade para produzir 3,5 milhões de toneladas de celulose por ano.
Apesar do crescimento econômico acelerado, o município enfrenta escassez de mão de obra em diversos setores, desde serviços básicos de limpeza, alimentação e moradia até transporte. Para atrair fornecedores e atender à demanda do empreendimento, Inocência sediou nesta quinta-feira (13) o Supplier Day, um evento promovido pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) em parceria com a Valmet, empresa responsável pela construção da fábrica.
A iniciativa contou com a participação de representantes da Arauco, da Fiems e do Sebrae/MS, ampliando o evento realizado no dia 11 em Campo Grande, que reuniu mais de 150 participantes. Em Inocência, o público foi ainda maior, com mais de 200 pessoas, incluindo 150 empresas previamente inscritas e 60 participantes espontâneos. Empresários de Mato Grosso do Sul e de estados vizinhos, como Goiás, São Paulo, Minas Gerais e até do Piauí, compareceram para conhecer as demandas do projeto.
O assessor de Logística da Semadesc, Lúcio Lagemann, representando o secretário Jaime Verruck, ministrou a palestra “Características da Celulose em MS”, destacando os dados da cadeia produtiva do setor e as oportunidades de negócios na região.
“A importância desse evento é incluir pequenas e médias empresas na cadeia produtiva, o que vai transformar a economia regional com os investimentos da Arauco. A Valmet demonstra sensibilidade ao integrar o comércio local e incentivar os pequenos e médios negócios. A Semadesc está aqui para apoiar essas empresas, pois são elas que geram a maior parte dos investimentos e dos empregos, fundamentais para o crescimento do estado”, afirmou.
O gerente de Comunicação da Arauco Brasil, Diego Marques, ressaltou que o Projeto Sucuriú reflete o compromisso da empresa com um crescimento sustentável e integrado. “Nosso posicionamento de marca ‘Grandeza que abraça o futuro’ traduz essa visão de unir progresso industrial à valorização das comunidades locais. Seguimos investindo no encadeamento produtivo para ampliar conexões estratégicas”, afirmou.
O gerente de suprimentos da Valmet, Rogério Meirelles, esclareceu o perfil de fornecedores buscados pela empresa. “Estamos em busca de fornecedores de pequeno e médio porte para serviços de construção e montagem, bem como fornecimento de serviços técnicos especializados, como tornearia, caldeiraria e acearia. Além disso, precisamos de prestadores para serviços gerais, como alimentação, combustível e mecânica”, explicou.
A Valmet deve iniciar as obras da planta industrial ainda neste semestre. “Precisamos estar alinhados com a Arauco para que possamos iniciar os trabalhos assim que a terraplenagem for concluída. Por isso, eventos como este são fundamentais para conectar fornecedores e estruturar a cadeia de suprimentos antecipadamente”, pontuou.
Durante o evento, foram apresentadas também as exigências administrativas, as diretrizes de ESG e os protocolos de segurança que devem ser seguidos pelos fornecedores e prestadores de serviço. Além disso, o encontro proporcionou um amplo networking entre os participantes.
O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, destacou a parceria entre Semadesc, Arauco, Valmet e a Prefeitura de Inocência. “O evento foi um sucesso e demonstra a força da colaboração entre empresas e governo para fortalecer os pequenos negócios”, ressaltou.
Entre os participantes, o empresário Lucas Tonet, do setor de alimentação em Jaraguari, celebrou a oportunidade de conhecer mais sobre o projeto. “Foi um evento muito produtivo, nos permitiu ampliar nossos conhecimentos, conhecer novas empresas e entender melhor o impacto do investimento da Arauco em Inocência”, afirmou.
Entusiasmado, ele revelou a possibilidade de expandir seus negócios para a cidade. “Tenho uma empresa de alimentação em Jaraguari, mas estou avaliando a possibilidade de investir aqui. Quem sabe, no futuro, possamos trazer algo da nossa área para Inocência”, concluiu.
Foto: Mairinco de Pauda/Semadesc
Você também pode gostar de ler
Grupo de ciclistas do MS percorrerá 290 km por belas paisagens e trilhas históricas
O percursso será no Vale Europeu, em Santa Catarina. O local oferece diversos trajetos e experiências únicas para quem busca contato com a natureza
Publicado em 21/03/2025 às 12:24 - Atualizado em 21/03/2025 às 12:29 - Por Ana Beatriz Schaedler
Acima da média nacional, MS apresenta 63% de índice de aleitamento materno exclusivo
A taxa de aleitamento materno exclusivo no Brasil é de 45,8% entre crianças menores de 6 meses
Publicado em 21/03/2025 às 12:01 - Atualizado em 21/03/2025 às 12:03 - Por Ana Beatriz Schaedler
Carteirinha do Autista substitui laudo médico para desconto no IPVA em Mato Grosso do Sul
Vale em todo o MS; Além de garantir acesso a serviços e benefícios, a carteirinha oferece mais visibilidade às necessidades das pessoas com o transtorno
Publicado em 21/03/2025 às 10:35 - Por Ana Beatriz Schaedler
TJMS condena Ana Hickmann, ex-marido e ex-assessora a indenizar jornalista de Sonora por falsas acusações
Justiça entendeu que repórter foi exposto de forma inadequada e acusado injustamente de ameaçar a apresentadora, o que causou danos à sua honra e imagem
Publicado em 20/03/2025 às 17:07 - Por Felipe Dias
Prefeito Delegado Murilo discute parceria com universidades para ofertar cursos semipresenciais em Pedro Gomes
Proposta, apresentada pelo prefeito e pela secretária de Educação inclui a disponibilização de cursos de capacitação, técnicos e de graduação
Publicado em 19/03/2025 às 18:27 - Atualizado em 19/03/2025 às 18:28 - Por Felipe Dias
Jornal MS Todo Dia reforça compromisso com a ética e explica critérios na cobertura de casos criminais
Identidade e imagem de suspeitos só são divulgadas após condenação definitiva, em respeito às leis e aos direitos individuais
Publicado em 19/03/2025 às 11:44 - Atualizado em 19/03/2025 às 12:00 - Por Ana Beatriz Schaedler