Crescimento Expressivo: Emprego formal em Mato Grosso do Sul aumenta em junho

Setores de Serviços e Agropecuária lideram na geração de empregos, aponta Carta de Conjuntura do Trabalho

Imagem de compartilhamento para o artigo Crescimento Expressivo: Emprego formal em Mato Grosso do Sul aumenta em junho da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O emprego formal em Mato Grosso do Sul registrou um crescimento significativo em junho, com a contratação de mais 3.030 trabalhadores com carteira assinada. Os dados foram revelados na Carta de Conjuntura do Trabalho, produzida pelo setor de Economia e Estatística da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), com base nas informações divulgadas pelo Caged-MTE (Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego).

Os setores de Serviços e Agropecuária foram os principais responsáveis por gerar oportunidades de trabalho no estado no mês de junho, com 1.224 e 859 novos empregos, respectivamente. Em seguida, destacam-se o Comércio, com 714 novas vagas, e a Indústria, com 445. No setor de Serviços, os subsetores de Transportes, armazenagem e correio (425), Alojamento e alimentação (275) e Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (346) foram os que mais se destacaram.

Em âmbito nacional, foram criados 157.198 empregos formais no último mês, com uma variação positiva de 0,36%. Mato Grosso do Sul apresentou um saldo acumulado de 24.872 novos empregos no ano, uma das maiores variações positivas do país, com 4,17%, ficando atrás apenas de Roraima (4,21%) e dos outros dois estados do Centro-Oeste (Goiás, com 4,25%, e Mato Grosso, com 4,81%). Em junho, a variação positiva do estado foi de 0,49%, superando a média nacional.

No que diz respeito à distribuição regional dos empregos, a cidade de Ribas do Rio Pardo se destacou com a segunda maior quantidade de vagas preenchidas, com 3.799 novas contratações em junho, ficando atrás apenas de Campo Grande, que liderou com 5.106 vagas. Em terceiro lugar, aparecem Três Lagoas (1.420), seguida por Dourados (1.186), Corumbá (956), Chapadão do Sul (768), Naviraí (734), Rio Brilhante (684), Água Clara (647) e Nova Alvorada do Sul (626).

O secretário executivo de Qualificação Profissional e Trabalho da Semadesc, Bruno Gouveia, destacou que o estoque de trabalhadores formais no estado atingiu seu maior número na série histórica, com mais de 765 mil pessoas empregadas. A Construção Civil teve um forte desempenho, impulsionada por grandes obras relacionadas a investimentos públicos e privados em todo o estado, sobretudo em Ribas do Rio Pardo, que registrou a maior variação positiva de estoques de trabalhadores no ano e nos últimos 12 meses. Esse cenário reflete o crescimento da economia local e reforça a importância de investir em qualificação profissional e na geração de novas oportunidades de trabalho para a população do estado.

Você também pode gostar de ler