O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), estará nesta quarta-feira (9) no município de Inocência, em Mato Grosso do Sul, para participar da cerimônia de lançamento da pedra fundamental da primeira fábrica de celulose branqueada da empresa Arauco no Brasil.
O evento contará também com a presença do governador Eduardo Riedel (PSDB) e do prefeito de Inocência, Antonio Ângelo Garcia dos Santos, o Toninho da Cofap (PP). A solenidade marca o início oficial das obras do Projeto Sucuriú, considerado o maior empreendimento do setor de celulose no mundo realizado em uma única etapa.
Com investimento de US$ 4,6 bilhões, a nova planta industrial terá capacidade para produzir 3,5 milhões de toneladas de fibra curta de celulose por ano e será instalada em uma área de 3.500 hectares, localizada a cerca de 50 quilômetros do centro urbano de Inocência, nas proximidades do Rio Sucuriú.
A obra já está em andamento desde 2024, com a fase de terraplanagem mobilizando atualmente 2.800 trabalhadores na área industrial e outros 2.000 na área florestal. No pico da construção, o número de empregos pode chegar a 14 mil pessoas.
A operação da fábrica, prevista para o final de 2027, deverá gerar cerca de 6 mil empregos diretos e indiretos, impactando positivamente os setores industrial, florestal e logístico da região.
O município de Inocência, com uma população estimada de 8.400 habitantes, deverá sofrer uma verdadeira transformação. A projeção é que o número de moradores chegue a 32 mil durante a fase de obras, estabilizando-se entre 18 mil e 22 mil após a conclusão da planta — um crescimento populacional sem precedentes na história da cidade.
Além da geração de empregos, a Arauco anunciou um investimento de R$ 85 milhões no Plano Estratégico Socioambiental (PES), com ações voltadas para melhorias em educação, saúde, segurança pública e infraestrutura urbana. O plano será executado com participação do setor privado, poder público e da sociedade civil, buscando garantir um crescimento ordenado e sustentável.
O Projeto Sucuriú também aposta em sustentabilidade. A fábrica contará com um sistema de produção fechado, com aproveitamento de 100% dos subprodutos do processo industrial. A unidade ainda será capaz de gerar 400 megawatts de energia, parte dos quais será injetada no sistema nacional.
Outro ponto de destaque é o monitoramento da biodiversidade local, com mapeamento de áreas prioritárias para conservação ambiental, reafirmando o compromisso da empresa com práticas industriais responsáveis.
Com esse megaempreendimento, Mato Grosso do Sul se consolida como um dos principais polos industriais do país, atraindo grandes investimentos e fortalecendo sua presença no cenário nacional e internacional do setor florestal.
Fonte: MS Todo Dia
Foto : Cadu Gomes/VPR
Você também pode gostar de ler
Detran-MS libera parcelamento online para primeira habilitação e renovação da CNH
Novo serviço no portal Meu Detran permite iniciar processo sem sair de casa
Publicado em 15/05/2026 às 18:24 - Atualizado em 15/05/2026 às 18:26 - Por Murilo Mendes
Cidadão já pode parcelar serviços de habilitação em MS diretamente no portal Meu Detran
A iniciativa faz parte do processo de transformação digital do Governo do Estado e do Detran-MS, que vem ampliando os serviços online para oferecer mais comodidade e agilidade
Publicado em 15/05/2026 às 08:31 - Por Gabi Ferreira
Febraban alerta para golpe do falso emprego e orienta candidatos sobre como evitar fraudes
Criminosos usam falsas vagas para obter documentos, dados bancários e até assinaturas digitais das vítimas
Publicado em 13/05/2026 às 10:23 - Atualizado em 13/05/2026 às 10:24 - Por Gabi Ferreira
Ponte é interditada em Coxim após risco de desabamento e estrutura provisória é planejada
Vistoria técnica identificou graves danos em ponte sobre o Córrego da Pedra, que é rota essencial para moradores e produtores rurais
Publicado em 08/05/2026 às 10:28 - Atualizado em 08/05/2026 às 11:03 - Por Gabi Ferreira
Maio Amarelo: Detran-MS promove o evento de qualificação de instrutores sobre as normas do CNH do Brasil
As inscrições são gratuitas e vão até o dia 17 de maio e podem ser feitas de forma online
Publicado em 08/05/2026 às 10:09 - Atualizado em 08/05/2026 às 10:28 - Por Gabi Ferreira
Detran-MS alerta para golpe com falsa “renovação automática” da CNH
Links fraudulentos circulam principalmente pelo WhatsApp e induzem vítimas a fornecer dados e pagar taxas indevidas via PIX
Publicado em 30/04/2026 às 10:31 - Atualizado em 30/04/2026 às 10:53 - Por Gabi Ferreira
IPVA 2026: quarta parcela vence nesta quinta-feira em Mato Grosso do Sul
Pagamento deve ser feito até 30 de abril para evitar multas e garantir regularidade do veículo
Publicado em 28/04/2026 às 09:04 - Atualizado em 28/04/2026 às 09:13 - Por Gabi Ferreira
MPMS acompanha cumprimento de acordo após incêndio que destruiu mais de 160 hectares em Coxim
Responsável foi multado e deverá recuperar área degradada; caso envolveu cinco propriedades rurais
Publicado em 24/04/2026 às 09:38 - Atualizado em 24/04/2026 às 09:59 - Por Gabi Ferreira