Baixa umidade preocupa Costa Rica e Chapadão do Sul; temperatura também é motivo de atenção

Riscos de incêndios florestais e problemas de saúde aumentam significativamente

Imagem de compartilhamento para o artigo Baixa umidade preocupa Costa Rica e Chapadão do Sul; temperatura também é motivo de atenção da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

À medida que o sol brilha intensamente sobre a região, moradores de Costa Rica e Chapadão do Sul estão enfrentando uma combinação desafiadora de altas temperaturas e baixa umidade do ar. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso de baixa umidade, classificado como "Perigo", que está em vigor a partir das 11h00min do dia 10/08/2023 até as 19h00min do mesmo dia.

As temperaturas oscilam entre 19°C e 38°C em Costa Rica, e de 18°C a 36°C em Chapadão do Sul. A umidade máxima de 60% e a umidade mínima de apenas 10% têm sido motivo de preocupação para as autoridades locais e os residentes.

Riscos e Cuidados
Com a umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%, os riscos de incêndios florestais e problemas de saúde aumentam significativamente. Os especialistas alertam para o ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Diante dessa situação, a população é aconselhada a seguir as seguintes medidas de precaução:

  • Beber líquidos regularmente é fundamental para evitar a desidratação em condições de baixa umidade.
  • Evite esforços físicos intensos, especialmente durante as horas mais quentes do dia, para evitar sobrecarga e riscos à saúde.
  • Busque sombra e use protetor solar, chapéus e roupas adequadas para proteger-se da exposição excessiva ao sol.
  • Utilize hidratantes para a pele e umidificadores no ambiente para minimizar os efeitos da secura.

Contato de Emergência
Em casos de emergência ou para obter informações adicionais sobre as condições climáticas extremas, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Você também pode gostar de ler