Um produtor de limões certificado por uma das principais selos internacionais de boas práticas agrícolas foi incluído na Lista Suja do trabalho escravo, atualizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nesta quarta-feira (9), após ser flagrado mantendo 20 pessoas em condições análogas à escravidão em uma fazenda no município de Aparecida do Taboado.
Entre os trabalhadores resgatados, estava um adolescente. Todos atuavam na colheita do limão sem qualquer registro em carteira e sem equipamentos de proteção.
Segundo o relatório da fiscalização, o grupo chegou a ficar por nove dias alojado em um curral, sem banheiros e com cobertura apenas no telhado. Posteriormente, foram levados a um galpão na área urbana da cidade, onde dormiam em camas amontoadas, sem janelas, com banheiros precários e sem chuveiros. A água saía de um cano, sem qualquer aquecimento.
Os trabalhadores afirmaram que recebiam apenas almoço e jantar, e que frequentemente tinham de colher limões em jejum. “Teve bastante menino que adoeceu”, relatou um dos resgatados.
Outro disse ter pedido dinheiro à esposa para comprar comida. Um trabalhador chegou a ferir o olho nos espinhos do pé de limão e ficou dois dias sem assistência médica. Só foi levado a um pronto atendimento após os colegas se recusarem a continuar trabalhando sem atendimento ao ferido, que, ao chegar no hospital, foi instruído a mentir, dizendo que não estava trabalhando.
No momento da fiscalização, o gerente que acompanhava o grupo tentou esconder o alojamento e orientou que todos fossem embora, mas os trabalhadores se recusaram. A operação resultou em 22 autuações, incluindo também irregularidades no armazenamento de agrotóxicos e nas instalações elétricas tanto da fazenda quanto dos alojamentos.
O produtor em questão possuía certificação ativa da GlobalG.A.P, organização internacional que promove boas práticas agrícolas em mais de 135 países. A certificação reconhece, entre outros critérios, a garantia de saúde e bem-estar dos trabalhadores.
Apesar do flagrante ocorrido em fevereiro de 2024, a certificação só deixou de constar no portal da organização após a publicação de reportagem sobre o caso. A empresa alegou que o selo aparecia como ativo por “problema técnico” e que o produtor "não está certificado no momento".
Em nota, a GlobalG.A.P afirmou que condena abusos contra trabalhadores, mas também destacou que “atos criminosos estão fora do escopo de todos os sistemas de certificação”, cabendo às autoridades legais apurar e punir violações.
O caso também é alvo de uma Ação Civil Pública ajuizada pelo MPT-MS (Ministério Público do Trabalho). O órgão pede o pagamento de R$ 4,7 milhões por danos morais coletivos e individuais. Segundo o MPT, houve dolo na conduta, com o empregador agindo de forma consciente para obter lucro com base na exploração dos trabalhadores.
Mesmo após a autuação, a empresa associada ao produtor continuou divulgando nas redes sociais propagandas de limões certificados e exportados para diversos países da Europa. Dados alfandegários confirmam que a empresa já forneceu frutas para grandes distribuidoras internacionais, como a britânica Four Seasons Harvest, ligada ao grupo Dole, e a holandesa Jaguar The Fresh Company.
Questionadas, ambas as distribuidoras negaram envolvimento direto com os lotes de limão provenientes da fazenda onde ocorreram os resgates. A Dole afirmou ter recebido garantias de que os produtos não vieram da propriedade em questão.
Já a Jaguar confirmou que um fornecedor recebeu produtos da empresa e que abriu investigação interna sobre o caso. Ambas destacaram que utilizam a certificação GlobalG.A.P como critério básico para avaliar as condições sociais de seus fornecedores.
Os trabalhadores resgatados disseram que foram recrutados em outra cidade com a promessa de boas condições e salários acima da média. “Quando surge uma oportunidade de ganhar um pouco mais, a gente se interessa. Mas não sabíamos que seria assim”, relatou um deles.
Fonte: Repórter Brasil/MS Todo Dia
Foto: Freepik
Você também pode gostar de ler
Último dia: Produtores têm até 1º de dezembro para declarar e atualizar rebanhos em MS
Iagro alerta que prazo não será prorrogado; falta de regularização bloqueia emissão de e-GTA
Publicado em 01/12/2025 às 15:12 - Atualizado em 01/12/2025 às 15:14 - Por Redação MS Todo Dia
Sanesul anuncia manutenção e alerta para possível falta de água no Centro de Coxim nesta segunda-feira (1º)
O serviço de manutenção está previsto para começar às 9h e o retorno estimado é para às 12h
Publicado em 29/11/2025 às 11:20 - Atualizado em 29/11/2025 às 14:08 - Por Redação MS Todo Dia
Expectativa de vida do brasileiro alcança 76,6 anos e atinge maior marca da história, aponta IBGE
Retomada após pandemia confirma trajetória de longevidade; mulheres seguem vivendo mais e mortalidade infantil volta a cair
Publicado em 29/11/2025 às 08:00 - Atualizado em 29/11/2025 às 08:41 - Por Redação MS Todo Dia
Sejusp apresenta mapa estratégico que orientará a segurança pública de MS até 2030
Documento define missão, metas e modelo de governança para reforçar ações no Estado.
Publicado em 28/11/2025 às 17:26 - Atualizado em 28/11/2025 às 17:56 - Por Redação MS Todo Dia
Por contaminação, Anvisa proíbe venda de lotes de sabão Ypê e Tixan
Contaminação por bactéria capaz de causar infecções graves foi detectada pela própria fabricante.
Publicado em 27/11/2025 às 19:22 - Atualizado em 27/11/2025 às 19:26 - Por Redação MS Todo Dia
Quase 163 mil trabalhadores de MS serão isentos com nova faixa do Imposto de Renda
Cerca de 229,6 mil declarantes de Imposto de Renda em Mato Grosso do Sul já não pagam o IR. Nova mudança aumenta esse número para 392 mil contribuintes.
Publicado em 27/11/2025 às 18:35 - Atualizado em 27/11/2025 às 19:18 - Por Redação MS Todo Dia
Prefeitura de Coxim anuncia novo cronograma da coleta de lixo no município; veja novos horários
A orientação é de que os moradores coloquem o lixo para fora apenas nos horários próximos ao da passagem do caminhão, evitando a dispersão de resíduos pelas vias públicas.
Publicado em 27/11/2025 às 18:01 - Atualizado em 27/11/2025 às 18:03 - Por Redação MS Todo Dia
Produtores de MS devem declarar rebanhos até dia 1º de dezembro; omissão leva a bloqueio e multas
Neste ano o prazo não será prorrogado. A declaração semestral de rebanhos deve ser realizada simultaneamente à Atualização Cadastral.
Publicado em 25/11/2025 às 16:37 - Atualizado em 25/11/2025 às 16:42 - Por Redação MS Todo Dia
Últimas horas de inscrição no processo seletivo para professor, em MS; salário chega a R$ 7,5 mil
A prova será aplicada no dia 7 de dezembro, no período vespertino, em Coxim e outras seis cidades.
Publicado em 25/11/2025 às 16:02 - Atualizado em 25/11/2025 às 16:34 - Por Redação MS Todo Dia