Um produtor de limões certificado por uma das principais selos internacionais de boas práticas agrícolas foi incluído na Lista Suja do trabalho escravo, atualizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nesta quarta-feira (9), após ser flagrado mantendo 20 pessoas em condições análogas à escravidão em uma fazenda no município de Aparecida do Taboado.
Entre os trabalhadores resgatados, estava um adolescente. Todos atuavam na colheita do limão sem qualquer registro em carteira e sem equipamentos de proteção.
Segundo o relatório da fiscalização, o grupo chegou a ficar por nove dias alojado em um curral, sem banheiros e com cobertura apenas no telhado. Posteriormente, foram levados a um galpão na área urbana da cidade, onde dormiam em camas amontoadas, sem janelas, com banheiros precários e sem chuveiros. A água saía de um cano, sem qualquer aquecimento.
Os trabalhadores afirmaram que recebiam apenas almoço e jantar, e que frequentemente tinham de colher limões em jejum. “Teve bastante menino que adoeceu”, relatou um dos resgatados.
Outro disse ter pedido dinheiro à esposa para comprar comida. Um trabalhador chegou a ferir o olho nos espinhos do pé de limão e ficou dois dias sem assistência médica. Só foi levado a um pronto atendimento após os colegas se recusarem a continuar trabalhando sem atendimento ao ferido, que, ao chegar no hospital, foi instruído a mentir, dizendo que não estava trabalhando.
No momento da fiscalização, o gerente que acompanhava o grupo tentou esconder o alojamento e orientou que todos fossem embora, mas os trabalhadores se recusaram. A operação resultou em 22 autuações, incluindo também irregularidades no armazenamento de agrotóxicos e nas instalações elétricas tanto da fazenda quanto dos alojamentos.
O produtor em questão possuía certificação ativa da GlobalG.A.P, organização internacional que promove boas práticas agrícolas em mais de 135 países. A certificação reconhece, entre outros critérios, a garantia de saúde e bem-estar dos trabalhadores.
Apesar do flagrante ocorrido em fevereiro de 2024, a certificação só deixou de constar no portal da organização após a publicação de reportagem sobre o caso. A empresa alegou que o selo aparecia como ativo por “problema técnico” e que o produtor "não está certificado no momento".
Em nota, a GlobalG.A.P afirmou que condena abusos contra trabalhadores, mas também destacou que “atos criminosos estão fora do escopo de todos os sistemas de certificação”, cabendo às autoridades legais apurar e punir violações.
O caso também é alvo de uma Ação Civil Pública ajuizada pelo MPT-MS (Ministério Público do Trabalho). O órgão pede o pagamento de R$ 4,7 milhões por danos morais coletivos e individuais. Segundo o MPT, houve dolo na conduta, com o empregador agindo de forma consciente para obter lucro com base na exploração dos trabalhadores.
Mesmo após a autuação, a empresa associada ao produtor continuou divulgando nas redes sociais propagandas de limões certificados e exportados para diversos países da Europa. Dados alfandegários confirmam que a empresa já forneceu frutas para grandes distribuidoras internacionais, como a britânica Four Seasons Harvest, ligada ao grupo Dole, e a holandesa Jaguar The Fresh Company.
Questionadas, ambas as distribuidoras negaram envolvimento direto com os lotes de limão provenientes da fazenda onde ocorreram os resgates. A Dole afirmou ter recebido garantias de que os produtos não vieram da propriedade em questão.
Já a Jaguar confirmou que um fornecedor recebeu produtos da empresa e que abriu investigação interna sobre o caso. Ambas destacaram que utilizam a certificação GlobalG.A.P como critério básico para avaliar as condições sociais de seus fornecedores.
Os trabalhadores resgatados disseram que foram recrutados em outra cidade com a promessa de boas condições e salários acima da média. “Quando surge uma oportunidade de ganhar um pouco mais, a gente se interessa. Mas não sabíamos que seria assim”, relatou um deles.
Fonte: Repórter Brasil/MS Todo Dia
Foto: Freepik
Você também pode gostar de ler
Riedel entrega obras e anuncia R$ 34 milhões em investimentos em Sonora
Governador participou das comemorações dos 38 anos do município, autorizou obras de habitação, pavimentação e destacou avanços no saneamento básico.
Publicado em 05/06/2026 às 10:16 - Atualizado em 05/06/2026 às 10:20 - Por Gabi Ferreira
Detran-MS libera parcelamento digital de débitos para facilitar licenciamento de veículos
Nova ferramenta permite regularizar multas e pendências diretamente pelo Portal Meu Detran; calendário de licenciamento 2026 já começou
Publicado em 03/06/2026 às 10:56 - Atualizado em 03/06/2026 às 10:57 - Por Gabi Ferreira
Riedel visita Sonora e Chapadão do Sul para entrega de obras, assinaturas e abertura da Exposul
Governador cumpre agenda nesta quarta-feira com anúncios de investimentos em infraestrutura, habitação, saneamento e desenvolvimento regional
Publicado em 03/06/2026 às 08:16 - Atualizado em 03/06/2026 às 08:19 - Por Gabi Ferreira
Riedel anuncia uso de inteligência artificial do Google nas escolas estaduais e cria CEP Rural em MS
Parceria beneficiará 190 mil estudantes da rede estadual e levará ferramenta Gemini para salas de aula; produtores rurais terão endereço digital oficial
Publicado em 02/06/2026 às 09:47 - Atualizado em 02/06/2026 às 10:09 - Por Gabi Ferreira
Quinta parcela do IPVA 2026 vence nesta sexta-feira em Mato Grosso do Sul
Prazo encerra calendário do parcelamento e atraso pode gerar juros, multa e impedir licenciamento do veículo
Publicado em 27/05/2026 às 10:03 - Atualizado em 27/05/2026 às 10:06 - Por Gabi Ferreira
Mais de 30% dos contribuintes ainda não entregaram declaração do Imposto de Renda 2026
Receita Federal já recebeu mais de 30,6 milhões de declarações; prazo termina no próximo dia 29 de maio
Publicado em 25/05/2026 às 09:35 - Atualizado em 25/05/2026 às 09:42 - Por Gabi Ferreira
Mato Grosso do Sul alcança 7º melhor índice de qualidade de vida do Brasil
Estado ficou acima da média nacional no IPS Brasil 2026 e se destacou em áreas como oportunidades, inclusão social e necessidades básicas
Publicado em 22/05/2026 às 08:12 - Atualizado em 22/05/2026 às 08:50 - Por Gabi Ferreira
Detran-MS libera parcelamento online para primeira habilitação e renovação da CNH
Novo serviço no portal Meu Detran permite iniciar processo sem sair de casa
Publicado em 15/05/2026 às 18:24 - Atualizado em 15/05/2026 às 18:26 - Por Murilo Mendes
Cidadão já pode parcelar serviços de habilitação em MS diretamente no portal Meu Detran
A iniciativa faz parte do processo de transformação digital do Governo do Estado e do Detran-MS, que vem ampliando os serviços online para oferecer mais comodidade e agilidade
Publicado em 15/05/2026 às 08:31 - Por Gabi Ferreira