A partir de maio, os brasileiros vão pagar mais caro na conta de energia. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (25) que ativará a bandeira tarifária amarela, com acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A decisão vale para todas as regiões do país, com exceção de Roraima, que possui sistema isolado.
Desde dezembro de 2024, o país estava sob bandeira verde, sem cobrança adicional, devido às boas condições de geração de energia, especialmente pelas hidrelétricas. No entanto, segundo a Aneel, a transição do período chuvoso para o seco reduziu a previsão de geração hídrica, o que aumenta a possibilidade de acionamento das usinas termelétricas, que têm custo de produção mais elevado.
“O período seco reduz o volume de chuvas e, consequentemente, piora a previsão de geração hidrelétrica, o que poderá demandar maior uso de usinas termelétricas nos próximos meses”, informou a Aneel por meio de nota.
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias tem o objetivo de sinalizar ao consumidor o custo real da produção de energia. Quando há condições favoráveis, aplica-se a bandeira verde. Em cenários mais críticos, entra em vigor a bandeira amarela ou vermelha, com acréscimos financeiros.
A avaliação das condições de geração é feita mensalmente pela Aneel, com base nas análises do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A mudança para a bandeira amarela já começa a valer para as contas de luz emitidas a partir do dia 1º de maio.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Riedel entrega obras e anuncia R$ 34 milhões em investimentos em Sonora
Governador participou das comemorações dos 38 anos do município, autorizou obras de habitação, pavimentação e destacou avanços no saneamento básico.
Publicado em 05/06/2026 às 10:16 - Atualizado em 05/06/2026 às 10:20 - Por Gabi Ferreira
Detran-MS libera parcelamento digital de débitos para facilitar licenciamento de veículos
Nova ferramenta permite regularizar multas e pendências diretamente pelo Portal Meu Detran; calendário de licenciamento 2026 já começou
Publicado em 03/06/2026 às 10:56 - Atualizado em 03/06/2026 às 10:57 - Por Gabi Ferreira
Riedel visita Sonora e Chapadão do Sul para entrega de obras, assinaturas e abertura da Exposul
Governador cumpre agenda nesta quarta-feira com anúncios de investimentos em infraestrutura, habitação, saneamento e desenvolvimento regional
Publicado em 03/06/2026 às 08:16 - Atualizado em 03/06/2026 às 08:19 - Por Gabi Ferreira
Riedel anuncia uso de inteligência artificial do Google nas escolas estaduais e cria CEP Rural em MS
Parceria beneficiará 190 mil estudantes da rede estadual e levará ferramenta Gemini para salas de aula; produtores rurais terão endereço digital oficial
Publicado em 02/06/2026 às 09:47 - Atualizado em 02/06/2026 às 10:09 - Por Gabi Ferreira
Quinta parcela do IPVA 2026 vence nesta sexta-feira em Mato Grosso do Sul
Prazo encerra calendário do parcelamento e atraso pode gerar juros, multa e impedir licenciamento do veículo
Publicado em 27/05/2026 às 10:03 - Atualizado em 27/05/2026 às 10:06 - Por Gabi Ferreira
Mais de 30% dos contribuintes ainda não entregaram declaração do Imposto de Renda 2026
Receita Federal já recebeu mais de 30,6 milhões de declarações; prazo termina no próximo dia 29 de maio
Publicado em 25/05/2026 às 09:35 - Atualizado em 25/05/2026 às 09:42 - Por Gabi Ferreira
Mato Grosso do Sul alcança 7º melhor índice de qualidade de vida do Brasil
Estado ficou acima da média nacional no IPS Brasil 2026 e se destacou em áreas como oportunidades, inclusão social e necessidades básicas
Publicado em 22/05/2026 às 08:12 - Atualizado em 22/05/2026 às 08:50 - Por Gabi Ferreira