Quatro grupos disputarão leilão da concessão rodoviária da Rota da Celulose

Projeto prevê R$ 10 bilhões em investimentos e integra 870 km de rodovias federais e estaduais em Mato Grosso do Sul

Imagem de compartilhamento para o artigo Quatro grupos disputarão leilão da concessão rodoviária da Rota da Celulose da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Quatro grupos empresariais disputarão, nesta quinta-feira (8), o leilão da concessão rodoviária da Rota da Celulose, que será realizado às 13h (horário de MS), na sede da B3, em São Paulo. A entrega das propostas, realizada na última segunda-feira (5), confirmou a participação dos consórcios Way/Kinea, XP, BTG e K-Infra, segundo apuração do jornal Valor Econômico.

O projeto, desenvolvido em parceria entre os governos federal e estadual, prevê a concessão de 870,3 quilômetros de rodovias por 30 anos. Estão incluídos trechos das estaduais MS-040, MS-338 e MS-395, além das federais BR-262 e BR-267.

O contrato abrange a recuperação, operação, manutenção, conservação e ampliação das vias, com investimentos estimados em R$ 6,9 bilhões em obras — incluindo a duplicação de 146 km — e outros R$ 3,2 bilhões em custos operacionais, totalizando cerca de R$ 10 bilhões.

Essa é a segunda tentativa de leiloar a concessão, após a ausência de interessados na rodada realizada em dezembro de 2024. À época, especialistas apontaram problemas como o subdimensionamento do custo das obras, incertezas no modelo de pedágio eletrônico (free flow) e alta concorrência no setor de concessões. Para esta nova fase, o projeto foi reestruturado, com aumento na taxa de retorno e ajustes nas exigências, o que elevou sua atratividade junto ao mercado. 

Entre os grupos que apresentarão propostas, o consórcio Way/Kinea já opera a Way-306 em Mato Grosso do Sul e recentemente venceu a concessão da Rota do Zebu, em Minas Gerais. XP e BTG também são ativos no setor e já participaram de disputas por concessões como a Rota Verde (GO) e Rota dos Cristais (MG-GO). Já a K-Infra, apesar de enfrentar dificuldades na Rodovia do Aço (RJ), segue atuando no mercado e participou de disputas recentes em Mato Grosso.

O governador Eduardo Riedel (PSDB) ressaltou a importância estratégica da concessão e afirmou que a unificação dos trechos estaduais e federais em um único lote contribuiu para tornar o projeto mais atrativo. “Trata-se de um grande projeto, onde conseguimos a delegação ao Estado de trechos da BR-262 e BR-267, para juntarmos às rodovias estaduais e assim formar um único lote. Desta forma ficou atrativo e chamou a atenção do mercado. Será um dos maiores projetos rodoviários do Brasil, com um modelo dinâmico e flexível”, disse.

A secretária estadual de Parcerias Estratégicas, Eliane Detoni, também demonstrou otimismo com o certame. “Estamos otimistas com o resultado do leilão. As revisões trouxeram um equilíbrio entre a qualidade dos serviços oferecidos ao usuário e a atratividade para o investidor. A elevada competitividade aumenta nossa confiança no sucesso da concessão e nos avanços na infraestrutura rodoviária de Mato Grosso do Sul”, afirmou.

O leilão será transmitido ao vivo pela TV B3, diretamente da sede da bolsa de valores, na Rua Quinze de Novembro, 275, em São Paulo.

Fonte: MS Todo Dia

Foto: Foto Saul Schramm

Você também pode gostar de ler