A primeira rodada de votação do conclave terminou com fumaça preta na noite desta quarta-feira (7), sinalizando que os cardeais ainda não chegaram a um consenso sobre quem será o novo Papa. O resultado, divulgado às 21h03 no horário de Roma, confirmou a expectativa de que o primeiro escrutínio dificilmente definiria o sucessor de Francisco.
Desde o início do processo, mais de 45 mil pessoas se concentravam na Praça de São Pedro, no Vaticano, aguardando o tradicional sinal da chaminé da Capela Sistina. A previsão da Santa Sé era de que a fumaça — branca ou preta — aparecesse entre 19h e 19h30 (horário local), mas o atraso de quase duas horas causou impaciência e frustração. Fiéis e turistas chegaram a aplaudir na tentativa de apressar o ritual e, diante da demora, muitos deixaram o local antes da divulgação do resultado.
O conclave teve início na manhã de quarta-feira com a “Missa Pro Eligendo Pontifice” (Missa pela Eleição do Pontífice), celebrada pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais, na Basílica de São Pedro. À tarde, às 16h (10h30 em MS), os cardeais se recolheram à Capela Sistina para dar início às votações, que ocorrem em absoluto sigilo.
A partir desta quinta-feira (8), o conclave segue com quatro votações diárias: duas pela manhã e duas à tarde. No entanto, a fumaça — preta, caso não haja definição, ou branca, em caso de eleição — só é visível duas vezes ao dia: por volta do meio-dia (6h em MS) e às 17h30 (11h30 em MS).
Ainda não há previsão de quanto tempo o conclave levará, mas a expectativa é de que o novo líder da Igreja Católica seja conhecido nos próximos dois dias.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Reprodução/Vatican News
Você também pode gostar de ler
Detran-MS libera parcelamento online para primeira habilitação e renovação da CNH
Novo serviço no portal Meu Detran permite iniciar processo sem sair de casa
Publicado em 15/05/2026 às 18:24 - Atualizado em 15/05/2026 às 18:26 - Por Murilo Mendes
Cidadão já pode parcelar serviços de habilitação em MS diretamente no portal Meu Detran
A iniciativa faz parte do processo de transformação digital do Governo do Estado e do Detran-MS, que vem ampliando os serviços online para oferecer mais comodidade e agilidade
Publicado em 15/05/2026 às 08:31 - Por Gabi Ferreira
Febraban alerta para golpe do falso emprego e orienta candidatos sobre como evitar fraudes
Criminosos usam falsas vagas para obter documentos, dados bancários e até assinaturas digitais das vítimas
Publicado em 13/05/2026 às 10:23 - Atualizado em 13/05/2026 às 10:24 - Por Gabi Ferreira
Ponte é interditada em Coxim após risco de desabamento e estrutura provisória é planejada
Vistoria técnica identificou graves danos em ponte sobre o Córrego da Pedra, que é rota essencial para moradores e produtores rurais
Publicado em 08/05/2026 às 10:28 - Atualizado em 08/05/2026 às 11:03 - Por Gabi Ferreira
Maio Amarelo: Detran-MS promove o evento de qualificação de instrutores sobre as normas do CNH do Brasil
As inscrições são gratuitas e vão até o dia 17 de maio e podem ser feitas de forma online
Publicado em 08/05/2026 às 10:09 - Atualizado em 08/05/2026 às 10:28 - Por Gabi Ferreira
Detran-MS alerta para golpe com falsa “renovação automática” da CNH
Links fraudulentos circulam principalmente pelo WhatsApp e induzem vítimas a fornecer dados e pagar taxas indevidas via PIX
Publicado em 30/04/2026 às 10:31 - Atualizado em 30/04/2026 às 10:53 - Por Gabi Ferreira
IPVA 2026: quarta parcela vence nesta quinta-feira em Mato Grosso do Sul
Pagamento deve ser feito até 30 de abril para evitar multas e garantir regularidade do veículo
Publicado em 28/04/2026 às 09:04 - Atualizado em 28/04/2026 às 09:13 - Por Gabi Ferreira
MPMS acompanha cumprimento de acordo após incêndio que destruiu mais de 160 hectares em Coxim
Responsável foi multado e deverá recuperar área degradada; caso envolveu cinco propriedades rurais
Publicado em 24/04/2026 às 09:38 - Atualizado em 24/04/2026 às 09:59 - Por Gabi Ferreira