Fumaça preta marca fim da primeira votação do conclave e indica que sucessor de Francisco ainda não foi escolhido

Atraso de quase duas horas na chaminé da Capela Sistina frustrou parte dos fiéis na Praça de São Pedro

Imagem de compartilhamento para o artigo Fumaça preta marca fim da primeira votação do conclave e indica que sucessor de Francisco ainda não foi escolhido da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A primeira rodada de votação do conclave terminou com fumaça preta na noite desta quarta-feira (7), sinalizando que os cardeais ainda não chegaram a um consenso sobre quem será o novo Papa. O resultado, divulgado às 21h03 no horário de Roma, confirmou a expectativa de que o primeiro escrutínio dificilmente definiria o sucessor de Francisco.

Desde o início do processo, mais de 45 mil pessoas se concentravam na Praça de São Pedro, no Vaticano, aguardando o tradicional sinal da chaminé da Capela Sistina. A previsão da Santa Sé era de que a fumaça — branca ou preta — aparecesse entre 19h e 19h30 (horário local), mas o atraso de quase duas horas causou impaciência e frustração. Fiéis e turistas chegaram a aplaudir na tentativa de apressar o ritual e, diante da demora, muitos deixaram o local antes da divulgação do resultado.

O conclave teve início na manhã de quarta-feira com a “Missa Pro Eligendo Pontifice” (Missa pela Eleição do Pontífice), celebrada pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais, na Basílica de São Pedro. À tarde, às 16h (10h30 em MS), os cardeais se recolheram à Capela Sistina para dar início às votações, que ocorrem em absoluto sigilo.

A partir desta quinta-feira (8), o conclave segue com quatro votações diárias: duas pela manhã e duas à tarde. No entanto, a fumaça — preta, caso não haja definição, ou branca, em caso de eleição — só é visível duas vezes ao dia: por volta do meio-dia (6h em MS) e às 17h30 (11h30 em MS).

Ainda não há previsão de quanto tempo o conclave levará, mas a expectativa é de que o novo líder da Igreja Católica seja conhecido nos próximos dois dias.

Fonte: MS Todo Dia

Foto: Reprodução/Vatican News

Você também pode gostar de ler