Cardeal norte-americano Robert Prevost é eleito papa e adota o nome Leão XIV

Eleito no segundo dia do conclave, novo pontífice é visto como reformista e defensor do diálogo entre os povos

Imagem de compartilhamento para o artigo Cardeal norte-americano Robert Prevost é eleito papa e adota o nome Leão XIV da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito o novo líder da Igreja Católica nesta quinta-feira (8), durante o segundo dia do conclave, após quatro rodadas de votação na Capela Sistina, no Vaticano. Ao ser apresentado ao público na varanda da Basílica de São Pedro, o cardeal anunciou que adotará o nome de papa Leão XIV.

A fumaça branca que confirmou a escolha foi vista às 12h07 (horário de MS), marcando o encerramento do processo de votação que manteve a média histórica das eleições anteriores — como as de Bento XVI, em 2005, e Francisco, em 2013.

Em sua primeira fala como pontífice, Leão XIV evocou a memória de seu antecessor, o papa Francisco, a quem descreveu como "o papa que abençoava Roma e dava sua bênção a todo o mundo". O novo papa reforçou que pretende dar continuidade a essa missão pastoral.

“Permita-me dar prosseguimento àquela mesma crença. Deus ama todos vocês. O mal não irá prevalecer. Estamos todos nas mãos de Deus”, afirmou.

Leão 14 também fez um apelo pela união e pelo acolhimento. “Precisamos tentar juntos sermos igreja missionária, que constrói pontes, diálogo, sempre aberta a receber, como nesta praça, de braços abertos, todos aqueles que precisam da nossa caridade e amor.”

Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, Prevost já era considerado um nome forte antes mesmo do conclave. Ele ganhou notoriedade por sua atuação missionária no Peru, onde também se tornou arcebispo.

Em 2023, foi escolhido pelo papa Francisco para substituir o cardeal Marc Ouellet como prefeito do Dicastério para os Bispos, tornando-se responsável por coordenar a escolha dos novos bispos da Igreja ao redor do mundo.

Além de sua atuação nas Américas, Prevost também presidiu a Pontifícia Comissão para a América Latina, o que reforçou seu perfil internacional e sua familiaridade com os desafios da Igreja em diferentes contextos sociais e culturais.

A escolha do nome papal pode ser interpretada como uma homenagem ao papa Leão XIII, que liderou a Igreja entre 1878 e 1903, e ficou conhecido como o “papa dos trabalhadores”, defensor da justiça social e da intervenção do Estado em favor dos mais pobres.

Leão XIV é membro da ordem agostiniana, que segue os ensinamentos de Santo Agostinho. A espiritualidade da ordem é centrada em seis valores principais: interioridade, verdade, liberdade, amizade, comunidade e justiça solidária — princípios que devem orientar o pontificado do novo líder da Igreja Católica.

Fonte: MS Todo Dia

Foto: Reprodução/Vatican News

Você também pode gostar de ler