Caminhão com 39 toneladas de fertilizantes afunda no Rio Paraná e é retirado após operação com mergulhadores

Motorista de Coxim escapou com vida; carga precisou ser retirada manualmente para possibilitar o resgate do veículo

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Um caminhão carregado com cerca de 39 toneladas de fertilizantes foi retirado do fundo do Rio Paraná na tarde desta terça-feira (13), após uma operação complexa realizada por equipes de mergulhadores especializados. O motorista do veículo, natural de Coxim, conseguiu escapar com vida após o acidente, ocorrido nesta segunda-feira (12), no distrito de Porto São José, em São Pedro do Paraná (PR), na divisa com Mato Grosso do Sul.

O acidente aconteceu durante uma descida, quando o caminhão perdeu os freios e avançou desgovernado até as margens do rio, onde acabou afundando. O motorista conseguiu sair pela janela da cabine e nadou até a superfície, escapando ileso. O local do afundamento tem profundidade estimada entre cinco e oito metros.

A primeira tentativa de retirada do caminhão não teve sucesso devido ao peso da carga. Os sacos de fertilizantes precisaram ser removidos manualmente, um a um, para aliviar o peso do veículo. Somente após o esvaziamento total da carga foi possível realizar o içamento com apoio de equipamentos especiais.

A operação de resgate enfrentou condições adversas, como forte correnteza e baixa visibilidade, exigindo alto grau de preparo técnico das equipes envolvidas. O trabalho contou com mergulhadores treinados em salvamentos de profundidade e manuseio de cabos e guinchos subaquáticos.

O ponto do rio onde o caminhão afundou é considerado estratégico para a logística entre os estados de Mato Grosso do Sul e Paraná. Atualmente, a ligação entre os dois estados se dá principalmente pelas pontes da BR-163 (entre Mundo Novo e Guaíra) e por um conjunto de cinco pontes entre Naviraí e Icaraíma.

A região do acidente é cogitada como possível local para uma terceira ligação rodoviária, o que pode facilitar o escoamento da produção agrícola sul-mato-grossense com destino ao porto de Paranaguá, no litoral paranaense. Hoje, parte desse transporte é desviada por São Paulo, passando por pontos com restrições de tráfego, como a barragem da Usina Sérgio Mota.

Embora o motorista tenha sobrevivido e não haja vítimas, autoridades ambientais acompanham o caso para avaliar possíveis impactos causados pela carga de fertilizantes que entrou em contato com a água. Órgãos de transporte e meio ambiente do Paraná e de Mato Grosso do Sul monitoram a situação.

Fonte: MS Todo Dia

Foto: Reprodução

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