Um caminhão carregado com cerca de 39 toneladas de fertilizantes foi retirado do fundo do Rio Paraná na tarde desta terça-feira (13), após uma operação complexa realizada por equipes de mergulhadores especializados. O motorista do veículo, natural de Coxim, conseguiu escapar com vida após o acidente, ocorrido nesta segunda-feira (12), no distrito de Porto São José, em São Pedro do Paraná (PR), na divisa com Mato Grosso do Sul.
O acidente aconteceu durante uma descida, quando o caminhão perdeu os freios e avançou desgovernado até as margens do rio, onde acabou afundando. O motorista conseguiu sair pela janela da cabine e nadou até a superfície, escapando ileso. O local do afundamento tem profundidade estimada entre cinco e oito metros.
A primeira tentativa de retirada do caminhão não teve sucesso devido ao peso da carga. Os sacos de fertilizantes precisaram ser removidos manualmente, um a um, para aliviar o peso do veículo. Somente após o esvaziamento total da carga foi possível realizar o içamento com apoio de equipamentos especiais.
A operação de resgate enfrentou condições adversas, como forte correnteza e baixa visibilidade, exigindo alto grau de preparo técnico das equipes envolvidas. O trabalho contou com mergulhadores treinados em salvamentos de profundidade e manuseio de cabos e guinchos subaquáticos.
O ponto do rio onde o caminhão afundou é considerado estratégico para a logística entre os estados de Mato Grosso do Sul e Paraná. Atualmente, a ligação entre os dois estados se dá principalmente pelas pontes da BR-163 (entre Mundo Novo e Guaíra) e por um conjunto de cinco pontes entre Naviraí e Icaraíma.
A região do acidente é cogitada como possível local para uma terceira ligação rodoviária, o que pode facilitar o escoamento da produção agrícola sul-mato-grossense com destino ao porto de Paranaguá, no litoral paranaense. Hoje, parte desse transporte é desviada por São Paulo, passando por pontos com restrições de tráfego, como a barragem da Usina Sérgio Mota.
Embora o motorista tenha sobrevivido e não haja vítimas, autoridades ambientais acompanham o caso para avaliar possíveis impactos causados pela carga de fertilizantes que entrou em contato com a água. Órgãos de transporte e meio ambiente do Paraná e de Mato Grosso do Sul monitoram a situação.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Reprodução
Você também pode gostar de ler
Riedel entrega obras e anuncia R$ 34 milhões em investimentos em Sonora
Governador participou das comemorações dos 38 anos do município, autorizou obras de habitação, pavimentação e destacou avanços no saneamento básico.
Publicado em 05/06/2026 às 10:16 - Atualizado em 05/06/2026 às 10:20 - Por Gabi Ferreira
Detran-MS libera parcelamento digital de débitos para facilitar licenciamento de veículos
Nova ferramenta permite regularizar multas e pendências diretamente pelo Portal Meu Detran; calendário de licenciamento 2026 já começou
Publicado em 03/06/2026 às 10:56 - Atualizado em 03/06/2026 às 10:57 - Por Gabi Ferreira
Riedel visita Sonora e Chapadão do Sul para entrega de obras, assinaturas e abertura da Exposul
Governador cumpre agenda nesta quarta-feira com anúncios de investimentos em infraestrutura, habitação, saneamento e desenvolvimento regional
Publicado em 03/06/2026 às 08:16 - Atualizado em 03/06/2026 às 08:19 - Por Gabi Ferreira
Riedel anuncia uso de inteligência artificial do Google nas escolas estaduais e cria CEP Rural em MS
Parceria beneficiará 190 mil estudantes da rede estadual e levará ferramenta Gemini para salas de aula; produtores rurais terão endereço digital oficial
Publicado em 02/06/2026 às 09:47 - Atualizado em 02/06/2026 às 10:09 - Por Gabi Ferreira
Quinta parcela do IPVA 2026 vence nesta sexta-feira em Mato Grosso do Sul
Prazo encerra calendário do parcelamento e atraso pode gerar juros, multa e impedir licenciamento do veículo
Publicado em 27/05/2026 às 10:03 - Atualizado em 27/05/2026 às 10:06 - Por Gabi Ferreira
Mais de 30% dos contribuintes ainda não entregaram declaração do Imposto de Renda 2026
Receita Federal já recebeu mais de 30,6 milhões de declarações; prazo termina no próximo dia 29 de maio
Publicado em 25/05/2026 às 09:35 - Atualizado em 25/05/2026 às 09:42 - Por Gabi Ferreira
Mato Grosso do Sul alcança 7º melhor índice de qualidade de vida do Brasil
Estado ficou acima da média nacional no IPS Brasil 2026 e se destacou em áreas como oportunidades, inclusão social e necessidades básicas
Publicado em 22/05/2026 às 08:12 - Atualizado em 22/05/2026 às 08:50 - Por Gabi Ferreira