Inverno em MS será seco, com chuvas irregulares e temperaturas acima da média

A estação começa no dia 30 de junho e vai até 22 de setembro, segundo o Inmet

Imagem de compartilhamento para o artigo Inverno em MS será seco, com chuvas irregulares e temperaturas acima da média da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O inverno em Mato Grosso do Sul será marcado por tempo seco e chuvas irregulares, conforme previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima no Estado). A estação começa no dia 30 de junho e vai até 22 de setembro, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Na maior parte do Estado, o acumulado de chuvas entre os meses de junho e agosto deve variar de 50 a 200 milímetros, com exceção das regiões extremo norte, onde o volume tende a ficar entre 25 e 50 mm, e extremo sul, onde pode chover mais, entre 200 e 300 mm no período. No entanto, a região noroeste e o Pantanal devem receber menos chuva que o normal, o que eleva o alerta para incêndios florestais.

As temperaturas também devem ultrapassar as médias históricas no trimestre. Em Mato Grosso do Sul, os termômetros costumam marcar entre 18°C e 22°C nesse período. No noroeste, as médias ficam um pouco mais elevadas, entre 22°C e 24°C, enquanto no extremo sul são mais baixas, entre 16°C e 18°C.

No Pantanal, o clima seco e quente preocupa especialistas. A previsão climática é parecida com a que, nos últimos meses, favoreceu a propagação de queimadas no bioma. Segundo o Lasa (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais) da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), 2,6 milhões de hectares já foram atingidos pelo fogo em 2024, o equivalente a 17% da área total do Pantanal.

As condições previstas para o inverno aumentam o risco de novos focos de incêndio, exigindo atenção redobrada de órgãos ambientais e produtores rurais para a adoção de medidas preventivas.

Fonte: MS Todo Dia

Você também pode gostar de ler