Sonora define investimentos em saneamento, habitação e acesso ao balneário com apoio do governo estadual

Prefeita Clarice se reuniu com Riedel e bancada para garantir obras na segunda fase do MS Ativo; cidade poderá atingir 98% de cobertura em esgoto até 2026

Imagem de compartilhamento para o artigo Sonora define investimentos em saneamento, habitação e acesso ao balneário com apoio do governo estadual da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A prefeita de Sonora, Clarice Ewerling, se reuniu nesta segunda-feira (26), em Campo Grande, com o governador Eduardo Riedel, parlamentares e secretários estaduais para definir os principais investimentos do município na segunda fase do programa MS Ativo Municipalismo. A cidade receberá obras de pavimentação, drenagem, habitação, urbanização e infraestrutura de saneamento, com entregas previstas até 2026.

Entre as prioridades apresentadas pela comitiva de Sonora está a pavimentação e drenagem dos acessos ao Balneário Pôr do Sol, importante ponto turístico da região conhecido pelas águas cristalinas e paisagem natural.

Também estão em andamento projetos como a construção de um Centro de Convivência, a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde, a construção de 86 moradias no Loteamento Bela Vista, urbanização de 42 lotes e a implantação do sistema de esgotamento sanitário, incluindo estação de tratamento, elevatória, redes e ligações domiciliares.

Com a conclusão do novo sistema de saneamento, prevista para maio de 2026, Sonora deve alcançar 98% de cobertura em abastecimento de água e esgoto, conforme destacou o governador Eduardo Riedel. "A presença de todos vocês aqui é sinal de prioridade entre forças políticas distintas. A presença maciça de deputados estaduais e federais mostra a preocupação com Sonora, é um sinal de prestígio", afirmou.

Clarice agradeceu o apoio do Governo do Estado e das bancadas federal e estadual. "Somos eleitos por uma população que necessita da gente. Fizemos antes uma reunião para trazer nossos pedidos", declarou a prefeita.

Sonora tem cerca de 14 mil habitantes e completa 37 anos de fundação no próximo dia 3 de junho.

O programa MS Ativo foi lançado em abril de 2024 e é considerado o maior plano estadual de apoio direto aos municípios, reunindo recursos do Governo do Estado e emendas parlamentares das bancadas federal e estadual. A proposta é promover uma gestão pública eficiente, com base em dados e metas, voltada para as necessidades específicas de cada município.

Na primeira fase, foram mapeadas as demandas locais em todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul. A segunda fase, da qual Sonora agora participa ativamente, prevê investimentos da ordem de R$ 1,5 bilhão em obras urbanas e rodoviárias.

Participaram da reunião o vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha), os secretários estaduais Eduardo Rocha (Casa Civil) e Guilherme Alcântara (Seilog), além dos deputados federais Geraldo Resende e Dagoberto Nogueira, e os deputados estaduais Junior Mochi, Rinaldo Modesto, Roberto Hashioka, Mara Caseiro, Renato Câmara, Márcio Fernandes, Pedrossian Neto e o presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro.

Fonte: MS Todo Dia

Foto: Bruno Rezende

Você também pode gostar de ler