O Ministério Público de Mato Grosso do Sul recomendou à Prefeitura de Cassilândia que suspenda imediatamente as contratações temporárias de servidores para o exercício de funções permanentes no serviço público municipal. A recomendação foi expedida pela 1ª Promotoria de Justiça da comarca, com base em uma decisão judicial vigente e em compromissos assumidos anteriormente pelo município.
Segundo o documento, a Prefeitura está descumprindo um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público em 2009, homologado pela Justiça, que previa a realização de concursos públicos para o preenchimento de cargos efetivos na administração municipal.
Embora um concurso público tenha sido realizado em 2019, o certame teve sua validade expirada em fevereiro deste ano. Ainda assim, vários cargos efetivos permanecem vagos e, em vez de abrir novo concurso, a Prefeitura tem optado por contratações por meio de processos seletivos simplificados — prática considerada ilegal quando se trata de funções de caráter permanente.
A recomendação também ressalta que, em casos de comprovada necessidade de contratações temporárias, o município deverá buscar autorização expressa do Poder Judiciário para que tais medidas sejam legalmente respaldadas.
O Ministério Público aguarda resposta oficial da Prefeitura de Cassilândia e não descarta a adoção de medidas judiciais em caso de descumprimento da recomendação. Com informações: Campo Grande News.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Divulgação
Você também pode gostar de ler
Cassilândia define atendimento da Saúde no Carnaval 2026
Secretaria informa horários especiais e mantém urgências na Santa Casa durante o feriado prolongado
Publicado em 11/02/2026 às 14:49 - Atualizado em 11/02/2026 às 14:51 - Por Redação
Prefeito Rodrigo Freitas articula parceria e garante equipamento inédito para Santa Casa de Cassilândia
Articulação do prefeito Rodrigo Freitas garante doação da Pluma e amplia atendimento odontológico com sedação na Santa Casa
Publicado em 11/02/2026 às 11:44 - Atualizado em 11/02/2026 às 12:14 - Por Day Silva
Educação reforça segurança nas escolas com capacitação em primeiros socorros em Cassilândia
Educação reforça segurança nas escolas com capacitação em primeiros socorros em Cassilândia
Publicado em 10/02/2026 às 16:20 - Atualizado em 10/02/2026 às 16:55 - Por Redação
Prefeitura de Cassilândia divulga resultado preliminar do Processo Seletivo da Educação
A lista completa dos resultados está disponível no Diário Oficial desta segunda-feira
Publicado em 09/02/2026 às 09:59 - Atualizado em 09/02/2026 às 10:55 - Por Day Silva
Suspeito afirma que teve crise psicológica e se antecipou antes de matar colega a facadas em Cassilândia
Homem diz que agiu durante surto após ameaças e nega intenção de matar padeiro em Cassilândia
Publicado em 06/02/2026 às 07:56 - Atualizado em 06/02/2026 às 08:04 - Por Day Silva
Homem se entrega à polícia após matar colega a facadas em churrascaria de Cassilândia
Crime ocorreu na madrugada no Centro da cidade; ataque foi registrado por câmeras de segurança
Publicado em 05/02/2026 às 08:13 - Atualizado em 05/02/2026 às 08:39 - Por Day Silva
Homem é assassinado a facadas em estacionamento de churrascaria em Cassilândia
Testemunhas relataram que a vítima pode ter sido atingida por mais de dez facadas
Publicado em 04/02/2026 às 08:46 - Atualizado em 04/02/2026 às 09:11 - Por Day Silva
Reunião alinha merenda escolar e fortalece agricultura familiar em Cassilândia
Encontro entre Secretaria do Agronegócio, responsáveis pela alimentação escolar e produtores busca adequar cardápio às diretrizes do PNAE e ampliar a oferta de alimentos locais
Publicado em 04/02/2026 às 08:06 - Atualizado em 04/02/2026 às 08:24 - Por Day Silva
Cassilândia abre processo seletivo para educação com salários de até R$ 2,3 mil
Cadastro de reserva prevê contratação temporária em 2026 para cargos de apoio escolar; seleção será por análise curricular
Publicado em 02/02/2026 às 15:04 - Atualizado em 02/02/2026 às 15:06 - Por Redação