Com a chegada do inverno, o número de casos graves de doenças respiratórias tem crescido em todo o país. Dados recentes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontam que o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e a Influenza A superaram a covid-19 como principais causas de morte por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre idosos.
Até o início de maio, o Brasil registrou mais de 24 mil hospitalizações por SRAG. Do total, 50% foram atribuídas ao VSR nas quatro semanas anteriores à publicação do boletim InfoGripe. O vírus também respondeu por 11% dos óbitos nesse período.
Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Alberto Chebabo, o envelhecimento reduz a capacidade de defesa do organismo, tornando os idosos mais suscetíveis a complicações respiratórias. “Com o avanço da idade, o sistema imunológico se torna menos eficaz no combate a infecções”, explica o médico.
Além da imunossenescência, muitos idosos convivem com doenças como insuficiência cardíaca, asma, diabetes, DPOC ou problemas renais. Essas comorbidades elevam o risco de hospitalização e morte em casos de infecção viral. Um estudo da Fiocruz mostra que o risco de internação por VSR é 33 vezes maior em idosos com insuficiência cardíaca do que naqueles sem a condição.
Ainda segundo a Fiocruz, a taxa de letalidade por VSR em pessoas com mais de 60 anos foi de 26% entre 2013 e 2023 — um índice 20 vezes maior que o registrado em crianças. Mesmo após a alta hospitalar, cerca de um terço dos idosos relatam dificuldades para realizar atividades básicas do dia a dia.
A vacinação continua sendo a principal medida de prevenção. Além disso, especialistas reforçam cuidados como lavar as mãos, manter ambientes arejados, usar máscara em caso de sintomas e evitar contato com pessoas doentes.
*Com informações da Agência Brasil
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Agência Brasil
Você também pode gostar de ler
Trabalhadores encerram paralisação em obra de alojamento da Arauco em Inocência após acordo com empreiteira
Greve durou cerca de 24 horas e terminou após negociação entre operários e empresa Opus Construtech; trabalhadores exigiam cumprimento de direitos previstos em acordo coletivo
Publicado em 05/06/2025 às 15:00 - Por Felipe Dias
Programa “Regulariza Costa Rica” oferece até 100% de desconto em juros e multas para quitar dívidas municipais
Contribuintes têm até 31 de dezembro de 2025 para aderir ao programa e regularizar débitos com condições especiais de parcelamento em até 60 vezes
Publicado em 05/06/2025 às 11:46 - Atualizado em 05/06/2025 às 12:13 - Por Maria Paula
Homem condenado por estupro de vulnerável é preso em Chapadão do Sul
Mandado de prisão foi cumprido nesta quarta (4); pena prevista é de 12 anos
Publicado em 05/06/2025 às 09:38 - Atualizado em 05/06/2025 às 09:42 - Por Maria Paula
Paraíso das Águas inicia plantio de mil mudas nativas durante a Semana do Meio Ambiente
Ação acontece em área de 3 hectares e faz parte das atividades de preservação ambiental promovidas pela prefeitura
Publicado em 05/06/2025 às 09:10 - Atualizado em 05/06/2025 às 09:25 - Por Maria Paula
Ainda dá tempo: Casa do Trabalhador de Chapadão do Sul tem 199 vagas abertas nesta semana
Atendimento vai até às 11h e inclui setores variados; candidatos recebem orientação no local
Publicado em 05/06/2025 às 08:27 - Atualizado em 05/06/2025 às 08:56 - Por Maria Paula
Deputados conhecem detalhes da regionalização da saúde e da PPP do Hospital Regional de MS
Projeto prevê expansão de leitos e exames em cinco macrorregiões do estado, com hospital novo em Corumbá
Publicado em 05/06/2025 às 07:49 - Atualizado em 05/06/2025 às 08:15 - Por Maria Paula
Chapadão do Sul e Figueirão terão dia nublado nesta quinta; veja como fica o tempo na região
Previsão aponta variação de nuvens e umidade elevada em cidades da região norte de MS
Publicado em 05/06/2025 às 06:59 - Atualizado em 05/06/2025 às 07:23 - Por Maria Paula
Carreta carregada de pedra pega fogo e assusta caminhoneiro na MS-214, em Coxim
Fogo destruiu parte do veículo e mobilizou o Corpo de Bombeiros; motorista conseguiu evitar que chamas atingissem o caminhão
Publicado em 04/06/2025 às 18:32 - Atualizado em 04/06/2025 às 18:36 - Por Felipe Dias
Criança de 6 anos é atropelada por caminhonete em São Gabriel do Oeste
Menina trafegava de bicicleta quando foi atingida e teve de ser encaminhada para Campo Grande após atendimento de urgência
Publicado em 04/06/2025 às 17:36 - Atualizado em 04/06/2025 às 18:02 - Por Felipe Dias
Fogo atinge cômodo de casa em Coxim e é controlado pelos bombeiros antes de se espalhar
Incêndio atingiu residência no bairro Vila Bela na tarde desta terça-feira (4); ninguém ficou ferido
Publicado em 04/06/2025 às 16:14 - Atualizado em 04/06/2025 às 16:15 - Por Felipe Dias