Com a chegada do inverno, o número de casos graves de doenças respiratórias tem crescido em todo o país. Dados recentes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontam que o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e a Influenza A superaram a covid-19 como principais causas de morte por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre idosos.
Até o início de maio, o Brasil registrou mais de 24 mil hospitalizações por SRAG. Do total, 50% foram atribuídas ao VSR nas quatro semanas anteriores à publicação do boletim InfoGripe. O vírus também respondeu por 11% dos óbitos nesse período.
Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Alberto Chebabo, o envelhecimento reduz a capacidade de defesa do organismo, tornando os idosos mais suscetíveis a complicações respiratórias. “Com o avanço da idade, o sistema imunológico se torna menos eficaz no combate a infecções”, explica o médico.
Além da imunossenescência, muitos idosos convivem com doenças como insuficiência cardíaca, asma, diabetes, DPOC ou problemas renais. Essas comorbidades elevam o risco de hospitalização e morte em casos de infecção viral. Um estudo da Fiocruz mostra que o risco de internação por VSR é 33 vezes maior em idosos com insuficiência cardíaca do que naqueles sem a condição.
Ainda segundo a Fiocruz, a taxa de letalidade por VSR em pessoas com mais de 60 anos foi de 26% entre 2013 e 2023 — um índice 20 vezes maior que o registrado em crianças. Mesmo após a alta hospitalar, cerca de um terço dos idosos relatam dificuldades para realizar atividades básicas do dia a dia.
A vacinação continua sendo a principal medida de prevenção. Além disso, especialistas reforçam cuidados como lavar as mãos, manter ambientes arejados, usar máscara em caso de sintomas e evitar contato com pessoas doentes.
*Com informações da Agência Brasil
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Agência Brasil
Você também pode gostar de ler
Riedel entrega obras e anuncia R$ 34 milhões em investimentos em Sonora
Governador participou das comemorações dos 38 anos do município, autorizou obras de habitação, pavimentação e destacou avanços no saneamento básico.
Publicado em 05/06/2026 às 10:16 - Atualizado em 05/06/2026 às 10:20 - Por Gabi Ferreira
Detran-MS libera parcelamento digital de débitos para facilitar licenciamento de veículos
Nova ferramenta permite regularizar multas e pendências diretamente pelo Portal Meu Detran; calendário de licenciamento 2026 já começou
Publicado em 03/06/2026 às 10:56 - Atualizado em 03/06/2026 às 10:57 - Por Gabi Ferreira
Riedel visita Sonora e Chapadão do Sul para entrega de obras, assinaturas e abertura da Exposul
Governador cumpre agenda nesta quarta-feira com anúncios de investimentos em infraestrutura, habitação, saneamento e desenvolvimento regional
Publicado em 03/06/2026 às 08:16 - Atualizado em 03/06/2026 às 08:19 - Por Gabi Ferreira
Riedel anuncia uso de inteligência artificial do Google nas escolas estaduais e cria CEP Rural em MS
Parceria beneficiará 190 mil estudantes da rede estadual e levará ferramenta Gemini para salas de aula; produtores rurais terão endereço digital oficial
Publicado em 02/06/2026 às 09:47 - Atualizado em 02/06/2026 às 10:09 - Por Gabi Ferreira
Quinta parcela do IPVA 2026 vence nesta sexta-feira em Mato Grosso do Sul
Prazo encerra calendário do parcelamento e atraso pode gerar juros, multa e impedir licenciamento do veículo
Publicado em 27/05/2026 às 10:03 - Atualizado em 27/05/2026 às 10:06 - Por Gabi Ferreira
Mais de 30% dos contribuintes ainda não entregaram declaração do Imposto de Renda 2026
Receita Federal já recebeu mais de 30,6 milhões de declarações; prazo termina no próximo dia 29 de maio
Publicado em 25/05/2026 às 09:35 - Atualizado em 25/05/2026 às 09:42 - Por Gabi Ferreira
Mato Grosso do Sul alcança 7º melhor índice de qualidade de vida do Brasil
Estado ficou acima da média nacional no IPS Brasil 2026 e se destacou em áreas como oportunidades, inclusão social e necessidades básicas
Publicado em 22/05/2026 às 08:12 - Atualizado em 22/05/2026 às 08:50 - Por Gabi Ferreira