Trabalhadores encerram paralisação em obra de alojamento da Arauco em Inocência após acordo com empreiteira

Greve durou cerca de 24 horas e terminou após negociação entre operários e empresa Opus Construtech; trabalhadores exigiam cumprimento de direitos previstos em acordo coletivo

Imagem de compartilhamento para o artigo Trabalhadores encerram paralisação em obra de alojamento da Arauco em Inocência após acordo com empreiteira da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Funcionários da empresa Opus Construtech, responsável pela construção de um alojamento para operários que irão atuar nas obras da fábrica de celulose da Arauco, em Inocência, encerraram na manhã desta quinta-feira (5) uma paralisação que havia começado na quarta-feira (4). A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Arauco por volta das 11h.

O protesto ocorreu nas obras do Residencial Onça-Pintada, localizado às margens da rodovia MS-320. O local será usado para abrigar parte das 14 mil pessoas que vão trabalhar na construção da fábrica durante sua fase principal. Apesar de ligado ao projeto da Arauco, o empreendimento é considerado externo ao Projeto Sucuriú.

De acordo com os trabalhadores, a paralisação foi motivada pelo descumprimento do acordo coletivo de trabalho. Entre os principais pontos de insatisfação estavam o não pagamento de horas extras com adicional de 70%, o atraso no pagamento antecipado dos auxílios para a folga de campo — período em que o trabalhador volta para casa — e a ampliação do intervalo entre essas folgas de 60 para 90 dias, o que não estava previsto no acordo.

A negociação foi intermediada pelo SINTIESPAV-MS (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil Pesada do Bolsão Sul-mato-grossense), que atuou como representante dos operários nas tratativas com a empresa, conforme o site Perfil News.

Em nota, a Arauco informou que o movimento foi encerrado de forma pacífica após diálogo entre a Opus e os trabalhadores, com as atividades sendo retomadas normalmente nesta quinta-feira. Já a Opus Construtech afirmou que o episódio foi “pontual” e está sendo tratado com “responsabilidade e transparência”.

A empresa destacou que houve diálogo direto com os colaboradores e que a construção conjunta de soluções permitiu o restabelecimento das operações. A empreiteira reforçou ainda o compromisso com a segurança, a regularidade das atividades e o bem-estar das equipes.

A fábrica da Arauco em Inocência é considerada uma das maiores obras privadas em andamento no Brasil, com expectativa de movimentar milhares de empregos diretos e indiretos na região do Bolsão sul-mato-grossense.

Fonte: MS Todo Dia

Foto:R eprodução/PerfilNews

Você também pode gostar de ler