Famílias de baixa renda de Mato Grosso do Sul passarão a ter isenção total na conta de luz a partir de 1º de julho. A medida foi aprovada nesta terça-feira (10) pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e vale para consumidores inscritos no CadÚnico com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, desde que o consumo mensal não ultrapasse 80 kWh.
Segundo a Energisa, 202 mil consumidores sul-mato-grossenses já são atendidos pela Tarifa Social de Energia Elétrica. Com a ampliação da regra, mais 130,3 mil famílias do estado poderão ser beneficiadas, tendo o valor da conta zerado para o consumo dentro do limite estipulado.
Além de famílias de baixa renda, a isenção vale também para idosos e pessoas com deficiência que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada), assim como para famílias indígenas, quilombolas e moradores de sistemas isolados da região Norte do país. Nesses casos, o pagamento da conta só ocorrerá se houver consumo acima de 80 kWh.
Famílias com renda entre meio e um salário mínimo per capita, que consomem até 120 kWh, também terão descontos na CDE (Conta de Desenvolvimento Energético), encargo que compõe a conta de luz. O Ministério de Minas e Energia estima que 115 milhões de brasileiros possam ser alcançados com a gratuidade ou redução da tarifa.
O custo do benefício será coberto por meio da própria CDE, o que pode gerar impacto nas tarifas dos demais consumidores. No entanto, o governo federal afirma que as mudanças previstas na reforma do setor elétrico devem compensar esse repasse ao longo do tempo.
A continuidade da medida depende da aprovação da Medida Provisória 1.300, que tramita no Congresso Nacional. O texto, no entanto, enfrenta resistência de parlamentares e recebeu mais de 600 emendas.
Além da isenção para famílias de baixa renda, a MP prevê que consumidores residenciais possam escolher livremente seus fornecedores de energia, o que deve começar a valer em até 45 dias. A proposta representa uma mudança significativa no mercado elétrico brasileiro, atualmente dominado por distribuidoras regionais.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Conselho Tutelar pede ajuda para localizar adolescente desaparecida em São Gabriel do Oeste
Maria Isabel Costa Alves, de 15 anos, está desaparecida desde a última sexta-feira (26); informações podem ser repassadas ao órgão
Publicado em 03/10/2025 às 18:03 - Atualizado em 03/10/2025 às 18:15 - Por Felipe Dias
Moradores ironizam sinalização de Pare pintada longe das esquinas em Coxim
Prefeitura diz que empresa foi notificada e promete corrigir falhas em obras de pavimentação que somam R$ 9,5 milhões
Publicado em 02/10/2025 às 17:52 - Atualizado em 02/10/2025 às 17:59 - Por Felipe Dias
Direto da Fábrica para Corumbá: Carreta Itinerante Gazin traz showroom exclusivo de camas e colchões
De 06 a 11 de outubro, população poderá conferir camas Super King, King, Box, colchões, cabeceiras e travesseiros direto da fábrica no Complexo Poliesportivo de Corumbá.
Publicado em 02/10/2025 às 17:26 - Atualizado em 02/10/2025 às 17:27 - Por Felipe Dias
MP investiga risco de bebidas adulteradas com metanol em Mato Grosso do Sul
Procedimento preparatório foi instaurado após registros nacionais de intoxicação; medida é preventiva e busca proteger consumidores
Publicado em 02/10/2025 às 16:08 - Atualizado em 02/10/2025 às 16:27 - Por Felipe Dias
Caravina pede reajuste e ampliação do pagamento de plantão para todos policiais civis
Proposta prevê inclusão do pagamento de horas extras extraordinárias para todos os policiais civis que cumprem plantão e revisão e reajuste do valor de R$ 200
Publicado em 02/10/2025 às 15:19 - Atualizado em 02/10/2025 às 15:20 - Por Felipe Dias
Jovem de Inocência que desapareceu em Campo Grande é localizado na rodoviária de São Paulo
Universitário de 23 anos passou por Goiás e Rio de Janeiro antes de ser encontrado; família confirmou reencontro e acompanhamento médico
Publicado em 01/10/2025 às 16:03 - Atualizado em 01/10/2025 às 16:37 - Por Felipe Dias
Sob honras e salva de tiros, amigos e familiares se despedem do Sargento Andrade, que dedicou 37 anos à PM em Coxim
Sargento Andrade também passou por unidades de São Gabriel do Oeste e Alcinópolis, mas foi em Coxim que construiu sua história profissional
Publicado em 01/10/2025 às 15:13 - Atualizado em 01/10/2025 às 15:16 - Por Felipe Dias
Coxim registra 41,3°C e é a cidade mais quente do Brasil nesta terça-feira
Inmet alerta para baixa umidade do ar em Mato Grosso do Sul e orienta cuidados com calor extremo
Publicado em 30/09/2025 às 18:13 - Atualizado em 30/09/2025 às 18:14 - Por Felipe Dias
Arquiteto chinês Kongjian Yu é identificado por digitais uma semana após queda de avião no Pantanal
Confirmação contou com apoio do FBI e da Interpol; acidente matou quatro pessoas em Aquidauana
Publicado em 30/09/2025 às 17:07 - Atualizado em 30/09/2025 às 17:23 - Por Felipe Dias