Um avião da Air India com 241 pessoas a bordo caiu na manhã desta quarta-feira (7), pouco após decolar do aeroporto de Ahmedabad, no oeste da Índia. A aeronave, um Boeing 787-8 Dreamliner que fazia o voo AI171 com destino a Londres (Reino Unido), caiu em uma área densamente habitada da região de Meghani, próxima ao terminal aéreo.
Segundo autoridades locais, havia 232 passageiros e 12 tripulantes no voo. Estavam a bordo 169 indianos, 53 britânicos, 7 portugueses e 1 canadense. A queda da aeronave provocou um incêndio de grandes proporções, com colunas de fumaça preta sendo vistas a quilômetros de distância.
De acordo com relatos iniciais, o avião entrou em situação de emergência logo após a decolagem da pista 23, às 13h39 no horário local. A tripulação ainda chegou a emitir um pedido de socorro ao controle de tráfego aéreo, mas não respondeu às chamadas seguintes.
O impacto ocorreu fora do perímetro do aeroporto, atingindo residências. Moradores da região correram para o local antes mesmo da chegada dos bombeiros, ajudando nos primeiros esforços de resgate. Ao menos sete viaturas de combate ao fogo e várias equipes de emergência foram mobilizadas.
Até o momento, uma pessoa foi encontrada com vida entre os destroços. Segundo a polícia local, o sobrevivente, identificado como ocupante do assento 11A, está internado em um hospital da região e recebe cuidados médicos.
A Air India divulgou um comunicado nas redes sociais, assinado pelo presidente da empresa, Natarajan Chandrasekaran. “Com profundo pesar, confirmo que o voo 171 da Air India se envolveu em um trágico acidente hoje. Nossos pensamentos estão com os afetados e suas famílias. Estamos mobilizando todos os recursos possíveis para apoiar os envolvidos e colaborar com as equipes de resgate”, declarou.
Um centro de emergência foi ativado para atender os familiares das vítimas e fornecer informações.
A Direção Geral de Aviação Civil da Índia informou que o comandante do voo, tenente-coronel Sumeet Sabharwal, acumulava 8,2 mil horas de experiência. O copiloto tinha 1,1 mil horas de voo. A investigação sobre as causas do acidente já está em andamento.
As buscas por mais sobreviventes e a retirada dos destroços continuam no local. Ainda não há informações oficiais sobre o número de mortos.
Fonte: MS Todo Dia/Metrópoles
Você também pode gostar de ler
Celulares passam a ter acesso direto à internet via satélite da Starlink a partir desta quinta-feira
Serviço gratuito de Elon Musk começa com envio de mensagens e localização em aparelhos compatíveis
Publicado em 31/07/2025 às 18:34 - Atualizado em 31/07/2025 às 18:36 - Por Felipe Dias
Sem chuva, rios de Mato Grosso do Sul começam a entrar em nível de estiagem
Rio Pardo, Rio Dourados e Rio Aquidauana já estão em nível de estiagem
Publicado em 31/07/2025 às 17:33 - Atualizado em 31/07/2025 às 17:37 - Por Felipe Dias
Governo de MS amplia isenção de ICMS para diversificar produção agrícola no Estado
Decreto nº 16.649 beneficia novas culturas como carinata, chia e grão-de-bico, incentivando o cultivo em 2 milhões de hectares ociosos e fortalecendo a sustentabilidade no campo.
Publicado em 28/07/2025 às 11:26 - Atualizado em 28/07/2025 às 12:36 - Por Roberta Cáceres
Pedro Gomes: Durante 1ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa foram eleitos representantes para etapa estadual
Um dos pontos altos da conferência foi a palestra enriquecedora proferida pela advogada Bruna Cardoso
Publicado em 28/07/2025 às 10:37 - Atualizado em 28/07/2025 às 10:40 - Por Roberta Cáceres
Júri anula sentença e jovem é condenado novamente por matar ex em São Gabriel do Oeste
Rafael Rocha de Moraes, de 23 anos, teve a pena mantida em oito anos, mas deverá cumprir o início da condenação em regime fechado
Publicado em 26/07/2025 às 08:19 - Atualizado em 26/07/2025 às 12:02 - Por Felipe Dias
Conta de luz terá aumento em agosto com bandeira vermelha patamar 2
Aneel anuncia acréscimo de R$ 7,87 a cada 100 kwh consumidos devido à redução da geração hidrelétrica
Publicado em 26/07/2025 às 08:42 - Atualizado em 26/07/2025 às 08:44 - Por Felipe Dias
PMA encontra munições durante fiscalização de trabalho análogo à escravidão em Coxim
Material foi apreendido em alojamento de carvoaria na zona rural
Publicado em 24/07/2025 às 18:12 - Atualizado em 24/07/2025 às 18:13 - Por Felipe Dias
Moraes mantém Bolsonaro em liberdade, mas alerta que eventual violação resultará em prisão mediata
Ministro do STF considerou descumprimento de cautelar como "irregularidade isolada", mas endurece tom para futuras infrações.
Publicado em 24/07/2025 às 12:21 - Atualizado em 24/07/2025 às 12:27 - Por Roberta Cáceres
Prefeito Walter Schlatter e vice Ernany reforçam apoio ao comércio local em evento da ACE em Chapadão do Sul
Eles foram convidados para o evento "Deles", destacando a parceria com a Associação Comercial e Empresarial e celebrando iniciativas que impulsionam o desenvolvimento econômico
Publicado em 24/07/2025 às 09:28 - Atualizado em 24/07/2025 às 11:34 - Por Roberta Cáceres
Estado aprova planos de contingência para enfrentar desastres provocados por chuvas e incêndios florestais
Resoluções da SES estabelecem protocolos para chuvas intensas, seca e incêndios florestais, garantindo resposta rápida e integrada à saúde humana, animal e ambiental no estado.
Publicado em 24/07/2025 às 10:29 - Atualizado em 24/07/2025 às 10:32 - Por Roberta Cáceres