A Justiça manteve a prisão de quatro investigados pela Operação Grilagem de Papel, deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), no fim de maio, em Coxim. A decisão, proferida pelo desembargador Waldir Marques, reforça a gravidade dos crimes atribuídos ao grupo, apontado como uma “organização criminosa complexa e bem articulada”.
Seguem presos o empresário e ex-gerente de Tributação da Prefeitura de Coxim, Rodrigo Ferreira Lima — apontado como chefe do esquema —, o arquiteto e ex-gerente de Habitação, Thiago Cruz Cassiano da Silva, o escrivão da Polícia Civil cedido à Tributação, Márcio Rodrigues da Silva, e Ivaldir Adão Albrecht Junior, amigo de Rodrigo que intermediava negociações, segundo o site Midiamax.
De acordo com a decisão judicial, os elementos já reunidos no inquérito apontam para a existência de um esquema estruturado para praticar crimes como falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, além de inserção de dados falsos em sistemas públicos.
A segunda fase da operação foi deflagrada na manhã de 27 de maio, com o cumprimento de quatro mandados de prisão, quatro medidas cautelares e nove mandados de busca e apreensão em Coxim. Foram apreendidos aparelhos celulares e documentos relacionados à regularização fundiária urbana (Reurb) e à transmissão de imóveis.
Os mandados foram cumpridos em diversos locais, incluindo a Prefeitura de Coxim, o Cartório de Registro de Imóveis, residências de funcionários públicos e escritórios de advocacia. Três servidores públicos também foram afastados dos cargos por suspeita de envolvimento no esquema.
O Gaeco investiga um esquema de falsificação de documentos para viabilizar a transferência irregular de imóveis, utilizando indevidamente procedimentos da Reurb. O nome da operação, “Grilagem de Papel”, faz alusão ao uso de documentação aparentemente legal para dar aparência de legitimidade a terrenos obtidos de forma fraudulenta.
A investigação segue em curso, e os suspeitos seguem à disposição da Justiça.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Divulgação/PMC
Você também pode gostar de ler
Ministério Público aciona Justiça para garantir transporte adaptado a universitários em Coxim
Estudante percorre 50 minutos em cadeira motorizada após suspensão de ônibus escolar adaptado
Publicado em 13/02/2026 às 10:50 - Atualizado em 13/02/2026 às 11:21 - Por Day Silva
Estado abre 14 vagas com salário de R$ 5,5 mil para área social
Estado abre 14 vagas com salário de R$ 5,5 mil para área social
Publicado em 11/02/2026 às 17:43 - Atualizado em 11/02/2026 às 17:45 - Por Redação
Imasul alerta para elevação do nível dos rios Taquari e Aquidauana
Autorides monitoram risco de alagamento e danos a ribeirinhos
Publicado em 04/02/2026 às 17:54 - Por Redação
Chuva de 40 mm em 30 minutos deixa rastro de destruição em bairros de COxim
Defesa Civil alerta moradores de áreas de risco
Publicado em 03/02/2026 às 13:45 - Atualizado em 03/02/2026 às 13:51 - Por Redação
Coxim entra na mira do TCE e terá sistema de transporte escolar vistoriado
Auditoria do Tribunal de Contas acontece entre os dias 23 e 27 de fevereiro e pode trazer implicações à gestão municipal
Publicado em 30/01/2026 às 15:56 - Atualizado em 30/01/2026 às 15:59 - Por Redação
Coordenador ganha justa causa após manter relacionamentos com subordinadas em MS
Reincidência do comportamento feriram os princípios da ética profissiona
Publicado em 28/01/2026 às 16:49 - Atualizado em 28/01/2026 às 16:50 - Por Redação
MP cobra correções após auditoria apontar falhas graves em obras da MS-276 e MS-145
Problemas de drenagem, riscos de acidentes e passivos ambientais foram identificados
Publicado em 28/01/2026 às 16:46 - Atualizado em 28/01/2026 às 16:47 - Por Redação