Cidade Empreendedora atende municípios da região Norte com ações para fortalecer pequenos negócios e gestão pública

Costa Rica, Chapadão do Sul, Camapuã, Cassilândia, São Gabriel do Oeste, Sonora, Inocência, Rio Verde e Pedro Gomes estão entre as cidades contempladas no novo ciclo do programa

Imagem de compartilhamento para o artigo Cidade Empreendedora atende municípios da região Norte com ações para fortalecer pequenos negócios e gestão pública da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Com a proposta de impulsionar o desenvolvimento econômico regional, nove municípios da região Norte de Mato Grosso do Sul foram contemplados no novo ciclo do programa Cidade Empreendedora. A iniciativa do Sebrae/MS, em parceria com o Governo do Estado e prefeituras municipais, foi lançada oficialmente na última sexta-feira (11), durante o “Encontro de Líderes dos Territórios Empreendedores”, em Campo Grande, e irá beneficiar diretamente as cidades de Costa Rica, Chapadão do Sul, Camapuã, Cassilândia, São Gabriel do Oeste, Sonora, Inocência, Rio Verde de MT e Pedro Gomes.

Com um pacote de soluções que vai desde a modernização da gestão pública até o estímulo direto aos pequenos negócios, o programa se renova para 2025 com três diferentes modelos de atuação – Transforma, Avança e Excelência – adequados às necessidades e ao nível de desenvolvimento de cada cidade. Os municípios da região Norte aderiram à modalidade Excelência, que contempla os oito eixos do programa e tem duração prevista de 36 meses, com execução até 2028.

O evento de lançamento reuniu mais de mil lideranças sul-mato-grossenses e contou com a participação dos prefeitos Delegado Cleverson (Costa Rica), Rodrigo Freitas (Cassilândia), Delegado Murilo (Pedro Gomes), entre outros gestores públicos. O governador Eduardo Riedel destacou que, pela primeira vez, o Governo do Estado entra como parceiro direto da execução do programa, assumindo 85% do custo total para garantir o acesso igualitário dos municípios à iniciativa.

“Estamos promovendo uma transformação em Mato Grosso do Sul baseada na força das lideranças locais e no empreendedorismo. O Cidade Empreendedora é uma das ferramentas essenciais nesse processo, pois fortalece os municípios e promove inclusão produtiva. Das cidades atendidas, oito possuem o menor IDH do Estado. Essa parceria entre Estado, prefeituras e Sebrae, ancorada em políticas públicas estruturantes, é o caminho para melhorar indicadores sociais e criar oportunidades para quem empreende ou deseja empreender”, afirmou o governador.

Para o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o novo ciclo do programa se apresenta com um olhar ainda mais estratégico. “Oferecemos um conjunto de soluções que ajudam as gestões municipais a utilizarem melhor os recursos públicos, atraírem investimentos, planejarem ações e incluírem os pequenos negócios no desenvolvimento local. O objetivo é tornar os municípios mais competitivos, sustentáveis e bons para se viver”, explicou.

Os oito eixos do programa – “Lideranças locais e governança”, “Gestão municipal”, “Simplificação”, “Sala do Empreendedor”, “Compras públicas e acesso ao crédito”, “Empreendedorismo nas escolas”, “Inclusão socioprodutiva” e “Identidades, vocações e mercado” – serão implantados com acompanhamento técnico do Sebrae/MS. A expectativa é que as ações gerem impacto direto tanto na melhoria da administração pública quanto no fortalecimento da economia local.

Fonte: MS Todo Dia

Foto: Divulgação/Sebrae-MS

Você também pode gostar de ler