O Parque Zoobotânico Municipal de Coxim e a área de preservação permanente do Rio Taquari estão no centro de um inquérito civil instaurado pela 2ª Promotoria de Justiça do município. A medida do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) tem como objetivo investigar denúncias de crimes e danos ambientais, restaurar a qualidade ambiental da região e garantir segurança à população.
As denúncias partiram da ONG Socioambientalista Bocas Abertas do Caronal, que relatou a prática de grilagem de terras, desmatamento ilegal, poluição e destruição da fauna silvestre na área. A gravidade das acusações foi confirmada por vistoria realizada por servidor do MPMS e por relatórios da Polícia Militar Ambiental (PMA), que identificaram diversos problemas.
Entre os principais pontos apontados pela fiscalização estão o despejo de esgoto dos banheiros do parque diretamente na via de acesso que leva ao rio, o acúmulo de entulho e lixo urbano na área de preservação, além da presença de animais domésticos, como cães, oferecendo risco à fauna silvestre. Também foram observados indícios de abandono, como vandalismo, falta de manutenção em cercas e equipamentos, ausência de iluminação e segurança, e a presença de usuários de drogas.
O Relatório de Fiscalização da PMA recomenda uma série de ações urgentes ao poder público municipal: remoção imediata dos resíduos, limpeza constante do parque e margens do rio, correção do problema com o esgoto, aumento da segurança e iluminação, controle de animais domésticos e programas de educação ambiental voltados à população.
Fotografias aéreas e inspeções em campo reforçam a suspeita de tentativas de parcelamento e ocupação irregular do solo, com a presença de estacas de demarcação e vegetação em estágio de regeneração, o que caracteriza possíveis infrações à legislação ambiental por intervenções não autorizadas em áreas protegidas.
O promotor de Justiça Marcos André Sant'ana Cardoso afirmou que o inquérito também pretende apurar se houve omissão por parte da Prefeitura de Coxim, principalmente quanto à fiscalização e à aplicação de medidas preventivas para conter a degradação ambiental.
O MPMS determinou a realização de diligências, coleta de depoimentos e perícias técnicas. Um edital também foi publicado no Diário do Ministério Público para dar publicidade ao inquérito e permitir que a população contribua com informações relevantes à investigação. As condutas apuradas podem configurar infrações civis, administrativas e penais.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Divulgação/MPMS
Você também pode gostar de ler
Mais de 4,4 mil títulos foram cancelados na região norte de MS; São Gabriel do Oeste e Coxim lideram números
Eleitores precisam regularizar situação para não perder benefícios e direito ao voto; Alcinópolis e Figueirão se destacam por menor cancelamento
Publicado em 28/08/2025 às 18:29 - Por Felipe Dias
Chapadão do Sul e Costa Rica lideram crescimento populacional na região norte de MS, aponta IBGE
São Gabriel do Oeste aparece na sequência; municípios como Coxim, Rio Verde e Camapuã registraram aumentos mais tímidos
Publicado em 28/08/2025 às 14:47 - Atualizado em 28/08/2025 às 15:08 - Por Felipe Dias
Deputado Caravina participa do Programa Protege e ressalta compromisso com políticas de proteção às mulheres de MS
A solenidade reuniu autoridades, representantes de instituições e da sociedade civil organizada para lançar novas políticas públicas no estado
Publicado em 28/08/2025 às 10:28 - Atualizado em 28/08/2025 às 11:06 - Por Renan Carrijo
Peão de Sonora é pisoteado por touro durante Festa do Peão de Barretos
Leonardo Santos, de 19 anos, é socorrido após ser atingido por touro durante etapa da Liga Nacional de Rodeio
Publicado em 28/08/2025 às 08:46 - Atualizado em 28/08/2025 às 09:06 - Por Renan Carrijo
Idoso morre afogado enquanto pescava em rio de Aparecida do Taboado
Homem caiu na água ao tentar amarrar barco; corpo foi encontrado após quase oito horas de buscas
Publicado em 27/08/2025 às 15:32 - Atualizado em 27/08/2025 às 15:33 - Por Felipe Dias
Prefeituras atravessadas pela Way 112 pedem fim de disputa judicial e liberação de R$ 10,5 milhões do ISS do pedágio
Justiça autorizou repasse direto a Cassilândia, Inocência, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Selvíria e Três Lagoas após quase um ano de impasse com a concessionária
Publicado em 26/08/2025 às 17:28 - Atualizado em 26/08/2025 às 17:29 - Por Felipe Dias
Região Norte de MS é apontada como nova fronteira de desenvolvimento pelo governo estadual
Secretário Jaime Verruck destaca potencial agrícola, pecuário e turístico da região
Publicado em 26/08/2025 às 14:50 - Atualizado em 26/08/2025 às 14:51 - Por Felipe Dias
Baiano é encontrado morto após desaparecer no Rio Verde, em Água Clara
Gabriel de Jesus Santos, 25 anos, estava desaparecido desde domingo (25); Bombeiros localizaram o corpo a um quilômetro do ponto de afogamento
Publicado em 26/08/2025 às 14:33 - Atualizado em 26/08/2025 às 14:35 - Por Felipe Dias
Peão de Inocência conquista Tríplice Coroa em montaria e entra para a história da PBR
Com apenas 19 anos, Gustavo Luiz da Silva venceu em Barretos e se tornou o terceiro brasileiro a alcançar o feito
Publicado em 26/08/2025 às 14:06 - Atualizado em 26/08/2025 às 14:10 - Por Felipe Dias
De Inocência para o mundo: jovem de 19 anos é campeão brasileiro de montaria em touros e garante vaga em disputa nos EUA
Gustavo Luiz da Silva garantiu título antecipado da PBR, prêmio de R$ 100 mil e uma picape; feito histórico veio de forma antecipada, antes mesmo da Final Nacional
Publicado em 23/08/2025 às 09:56 - Atualizado em 23/08/2025 às 09:57 - Por Felipe Dias