MS é 4º no país em transplantes de fígado menos de um ano após iniciar os procedimentos

Estado realizou 45 cirurgias desde julho de 2024 e já supera médias nacionais no ranking por população

Imagem de compartilhamento para o artigo MS é 4º no país em transplantes de fígado menos de um ano após iniciar os procedimentos da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Mato Grosso do Sul já ocupa a 4ª posição no ranking nacional de transplantes de fígado por milhão de habitantes, menos de um ano após iniciar esse tipo de cirurgia. Os dados são do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT) e se referem ao primeiro trimestre de 2025.

O Estado aparece com uma taxa de 17,9 transplantes por milhão de habitantes, ficando atrás apenas do Distrito Federal (48,3), Paraná (21,0) e Ceará (18,6). O serviço foi implantado em julho de 2024, após autorização do Ministério da Saúde.

Desde então, 45 transplantes foram realizados no Hospital Adventista do Pênfigo, em Campo Grande. A unidade é referência para os procedimentos e conta com equipe especializada coordenada pelo cirurgião Gustavo Rapassi.

Com os procedimentos realizados dentro do próprio Estado, pacientes que antes precisavam se deslocar para centros maiores passaram a ter acesso ao tratamento em Mato Grosso do Sul, o que representa um ganho em segurança e agilidade nos atendimentos.

O resultado também aponta avanço na estrutura da rede pública estadual para procedimentos de alta complexidade, como o transplante hepático, ampliando a capacidade de resposta do SUS para casos graves de insuficiência do fígado.

Segundo especialistas, o desempenho reflete o planejamento da rede de saúde e a integração entre as equipes médicas, hospitais e a Central Estadual de Transplantes.

Fonte: MS Todo Dia
Foto: Divulgação

Você também pode gostar de ler