O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Comunicação Semadesc, anunciou que publicará nos próximos dias uma portaria crucial para a preservação ambiental do estado: a suspensão da queima controlada em todo o território sul-mato-grossense. A decisão foi consolidada na terça-feira (22), durante a 20ª Reunião Ordinária do CICOE (Centro Integrado de Coordenação Estadual), realizada na sala de crise da Polícia Militar. A medida é uma resposta preventiva ao agravamento das condições climáticas, com projeções de um trimestre ainda mais seco e quente.
A queima controlada, técnica utilizada em atividades agropastoris ou florestais, consiste no uso planejado e autorizado do fogo para prevenir incêndios maiores e controlar o acúmulo de biomassa. Embora seja uma ferramenta de manejo, com acompanhamento técnico e dentro de limites predefinidos, sua proibição se faz necessária diante do cenário atual de estiagem severa. A suspensão terá validade de 1º de agosto a 30 de novembro.
Cenário de Seca e Projeções Climáticas
A medida foi motivada principalmente pelo avanço da estiagem, que afeta sobretudo os municípios da região norte do Estado, e por projeções climáticas preocupantes. De acordo com o secretário Jaime Verruck, titular da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e presidente do CICOE, o cenário atual exige ações rigorosas para conter o risco de incêndios florestais. "Estamos vivendo o período de início de seca, com chuvas abaixo da média e temperaturas elevadas previstas para os próximos meses. Diante desse cenário, o CICOE decidiu pela suspensão da queima controlada em todo o Estado", afirmou Verruck.
O Papel Estratégico do CICOE e Monitoramento do CEMTEC
Coordenado pela Semadesc, o CICOE é uma estrutura interinstitucional permanente que congrega diversas entidades estaduais e federais atuantes na prevenção e combate a incêndios florestais, como o Corpo de Bombeiros Militar, Imasul, PMA, Ibama, Defesa Civil, ICMBio, Cemtec e representantes da sociedade civil organizada, como a Famasul. O centro atua como um espaço de articulação e decisão estratégica, promovendo a integração das ações, o monitoramento contínuo dos riscos ambientais e a coordenação das respostas emergenciais.
As deliberações do CICOE são embasadas nas análises técnicas do CEMTEC (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS). Na reunião, a coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes, apresentou o panorama climático do Estado. Apesar de uma redução de 54,2% nos focos de incêndio florestais em relação ao mesmo período de 2024, os indicadores apontam para um alerta de agravamento da seca em diversos municípios, com destaque para as regiões norte, nordeste e leste. A projeção para o trimestre de agosto a outubro (ASO) indica acumulado de chuvas abaixo da média histórica. “Com esses dados, identificamos que a maioria dos municípios encontra-se em nível de alerta, e alguns já em nível de alerta alto, especialmente nas regiões norte e nordeste”, alertou a meteorologista.
Outras Deliberações e Resultados Positivos
Durante a reunião, o diretor-presidente do Imasul, André Borges, apresentou alterações no Decreto nº 11.766/2004, que trata da isenção de custos de licenciamento ambiental para atividades em Unidades de Conservação, assentamentos e áreas de soltura de animais silvestres. Além disso, foi apresentado o Projeto FNMA 2025 de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais nos Municípios, que visa fortalecer a capacidade de resposta das administrações municipais por meio da implantação de Planos Operativos de Prevenção e Combate (PPCIFs) simplificados e emergenciais.
Apesar do cenário desafiador, os dados revelaram avanços significativos na redução das queimadas. Em 2025, o Pantanal registrou uma queda de 97,9% na área queimada, enquanto no Cerrado a redução foi de 50,6%. As ocorrências de incêndios florestais atendidas pelo Corpo de Bombeiros recuaram 54,2% em todo o Estado. Segundo Jaime Verruck, esses resultados positivos são fruto da soma de esforços e da atuação integrada entre órgãos públicos e o setor produtivo, incluindo a parceria com produtores rurais, o apoio da Famasul e a ampliação do número de brigadistas, que hoje somam 700 especializados em incêndios. “A atuação da PMA, do Imasul e do Ibama também tem sido incansável. Isso mostra que estamos no caminho certo”, concluiu o secretário.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Quarta-feira começa com baixa temperatura e tempo seco em Costa Rica e Figueirão; Veja outras cidades
Para Figueirão e Alcinópolis, a previsão é de mínimas em torno de 10°C, com máximas variando entre 23°C
Publicado em 30/07/2025 às 07:29 - Atualizado em 30/07/2025 às 07:43 - Por Roberta Cáceres
Frio chegou: Costa Rica, Figueirão e Alcinópolis têm mínimas de 8° e 9°C
A massa de ar polar que atua sobre a região garante um dia com pouca nebulosidade e umidade do ar em níveis de atenção, especialmente no período da tarde.
Publicado em 29/07/2025 às 05:57 - Atualizado em 29/07/2025 às 06:05 - Por Roberta Cáceres
Semana começa com variação no tempo em Alcinópolis e Figueirão
A segunda-feira, 28 de julho de 2025, traz um cenário climático diversificado para as cidades do norte de Mato Grosso do Sul.
Publicado em 28/07/2025 às 07:20 - Atualizado em 28/07/2025 às 07:23 - Por Roberta Cáceres
Com máxima de 32°C, fim de semana será de sol e baixa umidade em Costa Rica e Figueirão; veja mais
Inmet emite alerta de perigo potencial devido à baixa umidade do ar; temperaturas variam de 18°C a 32°C neste sábado
Publicado em 26/07/2025 às 07:42 - Atualizado em 26/07/2025 às 07:48 - Por Felipe Dias
Nesta sexta-feira sol e calor predominam em Cassilândia e Figueirão; Veja mais
Temperaturas elevadas e tempo seco marcam 25 de julho em Costa Rica, Chapadão do Sul e demais municípios da região.
Publicado em 25/07/2025 às 07:15 - Atualizado em 25/07/2025 às 07:24 - Por Roberta Cáceres
Temperaturas em Pedro Gomes e Sonora variam entre 14°C e 28°C nesta quinta-feira
Em Cassilândia, as temperaturas variam entre 14°C e 27°C. O céu permanece parcialmente nublado, com sol entre nuvens.
Publicado em 24/07/2025 às 07:07 - Atualizado em 24/07/2025 às 07:32 - Por Roberta Cáceres
Temperaturas em Figueirão e Alcinópolis variam entre 14°C e 28°C; Veja outras cidades da região
Clima ameno e céu parcialmente nublado marcam o dia em cidades de Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira
Publicado em 23/07/2025 às 23:43 - Atualizado em 23/07/2025 às 00:02 - Por Roberta Cáceres
Alerta de tempo seco atinge Alcinópolis, Camapuã, Cassilândia e mais 10 cidades da região norte de MS
Inmet emite aviso de perigo potencial para baixa umidade do ar; índice pode chegar a 20% e aumenta risco de incêndios e problemas respiratórios
Publicado em 22/07/2025 às 16:45 - Atualizado em 22/07/2025 às 16:47 - Por Felipe Dias
Previsão do tempo em Costa Rica e Paraíso das Águas é de céu parcialmente nublado e máxima de 28°C
Confira as condições nas cidades de Figueirão, Alcinópolis, Chapadão do Sul, Cassilândia, Pedro Gomes, Sonora e Camapuã nesta terça-feira
Publicado em 22/07/2025 às 06:34 - Atualizado em 22/07/2025 às 06:37 - Por Maria Paula