O Governo de Mato Grosso do Sul reforça sua capacidade de resposta a desastres naturais com a publicação, no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (22), de duas resoluções cruciais. Elaboradas pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da Coordenadoria de Saúde Única e em parceria com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental e Toxicológica, as resoluções aprovam planos de contingência para enfrentar emergências provocadas por chuvas intensas e por seca, estiagem e incêndios florestais.
As novas resoluções estabelecem protocolos detalhados de resposta rápida a situações de emergência em saúde pública, adotando o conceito de Saúde Única. Essa abordagem integrada considera os impactos simultâneos na saúde humana, animal e ambiental, reconhecendo a interconexão entre esses três pilares.
Danila Frias, coordenadora de Saúde Única da SES, destaca a importância dessa metodologia. “A elaboração dos planos de contingência para desastres com a abordagem de Saúde Única é fundamental para proteger de forma integrada a saúde das pessoas, dos animais e do ambiente. Essa estratégia fortalece a atuação intersetorial, antecipa riscos e amplia a capacidade de resposta diante de emergências como enchentes, incêndios e surtos de doenças. Com planejamento, conseguimos agir de forma mais rápida, coordenada e eficaz, preservando vidas e reduzindo impactos”, avalia Danila Frias, conforme informações da Comunicação SES.
Paula Cannazzaro, gerente do Programa Vigidesastres, vinculado à Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental e Toxicológica, complementa que o setor oferece suporte técnico e normativo para fortalecer a capacidade de respostas e a proteção da saúde diante dos desastres. “O programa Vigidesastres, do Ministério da Saúde, atua na vigilância e redução do impacto dos desastres na saúde da população. Nosso foco é antecipar e mitigar os riscos à saúde, seja em períodos de intensas chuvas, com doenças como leptospirose, ou em épocas de estiagem e incêndios florestais, que podem agravar doenças respiratórias e de pele. Nosso objetivo é fortalecer os planos de contingência integrando as ações das diversas áreas da vigilância em saúde. Trabalhamos em conjunto com as secretarias municipais para identificar e proteger as populações e municípios mais vulneráveis, garantindo que o Estado esteja preparado para responder rapidamente a qualquer desastre”, enfatiza Cannazzaro.
Plano de Contingência para Chuvas Intensas
Este plano detalha as ações a serem adotadas em situações de emergência e crise decorrentes de chuvas intensas, como enchentes e inundações que afetam diretamente a população e a infraestrutura de saúde.
Em situação de emergência:
Implantação do COE (Comitê de Operação de Emergência) específico para chuvas.
Notificação do desastre aos sistemas nacionais de vigilância.
Articulação com os municípios para organizar ações de saúde em abrigos.
Reforço na vigilância sanitária, epidemiológica e ambiental.
Verificação da qualidade da água para consumo humano.
Solicitação de kits de medicamentos ao Ministério da Saúde, quando necessário.
Em situação de crise:
Apoio aos municípios na reabilitação de unidades de saúde danificadas.
Emissão de boletins informativos diários.
Monitoramento contínuo de doenças como leptospirose e DTHA (Doenças Transmitidas por Água).
Apoio psicológico às vítimas e profissionais de saúde.
Avaliação pós-desastre para ajustes nos procedimentos adotados.
Plano de Contingência para Seca, Estiagem e Incêndios Florestais
Este plano estabelece diretrizes para eventos como incêndios e longos períodos de estiagem, com foco na garantia do acesso à água potável, controle de doenças respiratórias e apoio à saúde das populações atingidas.
Em situação de emergência:
Ativação do COE específico para seca e incêndios.
Notificação dos desastres e alimentação de sistemas de vigilância.
Apoio aos municípios na gestão de abrigos e recursos de saúde.
Monitoramento da qualidade da água e riscos à saúde humana.
Solicitação de kits de medicamentos ao Ministério da Saúde.
Em situação de crise:
Emissão de boletins de situação em saúde pública.
Articulação com instituições parceiras.
Reforço na vigilância epidemiológica e na resposta aos agravos.
Avaliação da necessidade de envio de equipes e insumos adicionais.
Os planos de contingência completos podem ser consultados nos links disponibilizados pelo Governo de MS: Para as ações de chuva clique aqui e Para as ações em caso de seca e incêndios clique aqui. Com essas novas resoluções, Mato Grosso do Sul fortalece sua preparação para proteger a população e o meio ambiente diante dos desafios climáticos.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Riedel entrega obras e anuncia R$ 34 milhões em investimentos em Sonora
Governador participou das comemorações dos 38 anos do município, autorizou obras de habitação, pavimentação e destacou avanços no saneamento básico.
Publicado em 05/06/2026 às 10:16 - Atualizado em 05/06/2026 às 10:20 - Por Gabi Ferreira
Detran-MS libera parcelamento digital de débitos para facilitar licenciamento de veículos
Nova ferramenta permite regularizar multas e pendências diretamente pelo Portal Meu Detran; calendário de licenciamento 2026 já começou
Publicado em 03/06/2026 às 10:56 - Atualizado em 03/06/2026 às 10:57 - Por Gabi Ferreira
Riedel visita Sonora e Chapadão do Sul para entrega de obras, assinaturas e abertura da Exposul
Governador cumpre agenda nesta quarta-feira com anúncios de investimentos em infraestrutura, habitação, saneamento e desenvolvimento regional
Publicado em 03/06/2026 às 08:16 - Atualizado em 03/06/2026 às 08:19 - Por Gabi Ferreira
Riedel anuncia uso de inteligência artificial do Google nas escolas estaduais e cria CEP Rural em MS
Parceria beneficiará 190 mil estudantes da rede estadual e levará ferramenta Gemini para salas de aula; produtores rurais terão endereço digital oficial
Publicado em 02/06/2026 às 09:47 - Atualizado em 02/06/2026 às 10:09 - Por Gabi Ferreira
Quinta parcela do IPVA 2026 vence nesta sexta-feira em Mato Grosso do Sul
Prazo encerra calendário do parcelamento e atraso pode gerar juros, multa e impedir licenciamento do veículo
Publicado em 27/05/2026 às 10:03 - Atualizado em 27/05/2026 às 10:06 - Por Gabi Ferreira
Mais de 30% dos contribuintes ainda não entregaram declaração do Imposto de Renda 2026
Receita Federal já recebeu mais de 30,6 milhões de declarações; prazo termina no próximo dia 29 de maio
Publicado em 25/05/2026 às 09:35 - Atualizado em 25/05/2026 às 09:42 - Por Gabi Ferreira
Mato Grosso do Sul alcança 7º melhor índice de qualidade de vida do Brasil
Estado ficou acima da média nacional no IPS Brasil 2026 e se destacou em áreas como oportunidades, inclusão social e necessidades básicas
Publicado em 22/05/2026 às 08:12 - Atualizado em 22/05/2026 às 08:50 - Por Gabi Ferreira