Três rios de Mato Grosso do Sul estão em nível de estiagem, segundo o Boletim Diário da Sala de Situação dos Rios, divulgado nesta quinta-feira (31) pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). Estão abaixo da cota mínima o Rio Pardo, na estação Fazenda Buriti; o Rio Dourados, na estação homônima; e o Rio Aquidauana, também na estação de mesmo nome.
No Rio Pardo, a medição foi de 291 centímetros, abaixo da cota de estiagem de 303 cm. O Rio Dourados apresentou nível de 90 cm, enquanto o mínimo para sair da faixa de estiagem é de 112 cm. Já o Rio Aquidauana registrou 183 cm, sendo que a cota de estiagem é de 200 cm.
Outros rios monitorados, como o Rio Paraguai em Porto Esperança, o Rio Taquari em Coxim e o Rio Piquiri/Cuiabá em Pousada Taiamã, seguem com níveis dentro da faixa considerada normal.
A Sala de Situação MS acompanha os dados de chuva e nível dos rios por meio de quatorze estações telemétricas instaladas nos rios Piquiri, Cuiabá, Paraguai, Miranda, Aquidauana, Taquari, Pardo, Aporé e Dourados. As informações são fornecidas pelo Sistema HIDRO-Telemetria da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), com medições realizadas diariamente às 7h.
O boletim desta quinta também aponta que não houve registro de chuvas nas últimas 24 horas em nenhuma das estações monitoradas. A previsão do tempo entre os dias 29 e 31 de julho indica tempo firme, com predomínio de sol e variação de nebulosidade.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Divulgação/Imasul
Você também pode gostar de ler
Detran-MS libera parcelamento online para primeira habilitação e renovação da CNH
Novo serviço no portal Meu Detran permite iniciar processo sem sair de casa
Publicado em 15/05/2026 às 18:24 - Atualizado em 15/05/2026 às 18:26 - Por Murilo Mendes
Cidadão já pode parcelar serviços de habilitação em MS diretamente no portal Meu Detran
A iniciativa faz parte do processo de transformação digital do Governo do Estado e do Detran-MS, que vem ampliando os serviços online para oferecer mais comodidade e agilidade
Publicado em 15/05/2026 às 08:31 - Por Gabi Ferreira
Febraban alerta para golpe do falso emprego e orienta candidatos sobre como evitar fraudes
Criminosos usam falsas vagas para obter documentos, dados bancários e até assinaturas digitais das vítimas
Publicado em 13/05/2026 às 10:23 - Atualizado em 13/05/2026 às 10:24 - Por Gabi Ferreira
Ponte é interditada em Coxim após risco de desabamento e estrutura provisória é planejada
Vistoria técnica identificou graves danos em ponte sobre o Córrego da Pedra, que é rota essencial para moradores e produtores rurais
Publicado em 08/05/2026 às 10:28 - Atualizado em 08/05/2026 às 11:03 - Por Gabi Ferreira
Maio Amarelo: Detran-MS promove o evento de qualificação de instrutores sobre as normas do CNH do Brasil
As inscrições são gratuitas e vão até o dia 17 de maio e podem ser feitas de forma online
Publicado em 08/05/2026 às 10:09 - Atualizado em 08/05/2026 às 10:28 - Por Gabi Ferreira
Detran-MS alerta para golpe com falsa “renovação automática” da CNH
Links fraudulentos circulam principalmente pelo WhatsApp e induzem vítimas a fornecer dados e pagar taxas indevidas via PIX
Publicado em 30/04/2026 às 10:31 - Atualizado em 30/04/2026 às 10:53 - Por Gabi Ferreira
IPVA 2026: quarta parcela vence nesta quinta-feira em Mato Grosso do Sul
Pagamento deve ser feito até 30 de abril para evitar multas e garantir regularidade do veículo
Publicado em 28/04/2026 às 09:04 - Atualizado em 28/04/2026 às 09:13 - Por Gabi Ferreira
MPMS acompanha cumprimento de acordo após incêndio que destruiu mais de 160 hectares em Coxim
Responsável foi multado e deverá recuperar área degradada; caso envolveu cinco propriedades rurais
Publicado em 24/04/2026 às 09:38 - Atualizado em 24/04/2026 às 09:59 - Por Gabi Ferreira